Tipo Doutorado
Ano 2013
Orientador PROF.º DR.º ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
Título FLUXOS INTERNACIONAIS DA COMUNICAÇÃO: A circulação de formatos televisivos franqueados na América Latina
Resumo A partir dos anos 1990, mudanças nos fluxos comunicacionais intensificaram as adaptações de formatos televisivos que ocorrem através da venda de franquias. Para compreender este novo panorama na América Latina, a pesquisa buscou conhecer as lógicas do comércio internacional de programas televisivos, observando o processo de internacionalização das principais empresas e a importância das trocas entre os países da região. Através de um estudo de caso múltiplo, revisão bibliográfica, análise das grades de programação e entrevista em profundidade com os profissionais do setor, verificou-se o papel dos formatos televisivos franqueados nas principais emissoras, comparado ao de programas importados e de programas nacionais. O estudo apontou a participação de novos atores no mercado internacional, a complexidade dos processos de negociação, a diversidade de gêneros comercializados, a tendência de criação de franquias de ficção pelos países latino-americanos.