E-mail: beatrizpolivanov@id.uff.br

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/9767195672186044

Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: MiDICom – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Identidade e Comunicação

Link no site do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9084929879181465

 

CV resumido (português)

Docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo PPGCOM, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (bolsas CAPES). Professora visitante / pós-doc no Departamento de Art History and Communication Studies da McGill University (2019). Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do grupo de pesquisa MiDICom (Mídias Digitais, Identidade e Comunicação) UFF / CNPq. Seus interesses de pesquisa envolvem principalmente dinâmicas de construção de identidade online, rupturas de performance e cenas de música eletrônica.

INTERESSES DE ORIENTAÇÃO: identidade; sites de redes sociais; performance; música eletrônica; consumo.

CV resumido (inglês)

Professor at the Media and Cultural Studies Department and at the Post-Gradutaion Program in Communication at Fluminense Federal University (UFF). Concluded her PhD and Master at the same institution, where she developed her post-doctoral research with a scholarship from CAPES. BA in Portuguese and English languages by Rio de Janeiro Federal University (UFRJ). Former professor and researcher at ESPM-SP.

Interesses de orientação (português)

Identidade; sites de redes sociais; performance; música eletrônica; consumo.

Interesses de orientacão (inglês)

Digital culture; social networks; identity; consumption; popular music.

Projeto de pesquisa (português)

Os sites de redes sociais (SRSs) têm obtido lugar de destaque nas práticas de comunicação e construção identitária contemporâneas. Conteúdos musicais – tais como videoclipes, letras de músicas e imagens de shows – são frequentemente apropriados por atores sociais nessas plataformas como forma de expressão pessoal, performance de si através do gosto e engendramento de sociabilidade. Neste estudo objetiva-se investigar, a partir de abordagem qualitativa, como a “música”, categoria discursiva tida como abstrata e intangível, vai comparecer materialmente – através de textos, imagens e sons – em tais ambientes e quais os significados de suas apropriações para a performance de si.

Projeto de pesquisa (inglês)

Social network sites (SNSs) have occupied a relevant place in communication and identity construction practices in contemporary times. Musical contents – such as videoclips, lyrics and pictures of concerts – are often appropriated by social actors in those platforms as ways of self expression, performance through taste and sociability engendering. Following a qualitative approach this study aims at investigating how “music”, a discoursive category taken as abstract and intangible, will materialize itself – through texts, images and sounds – in such environments, and the meanings of its appropriations for self performance.

Publicacões

  1. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. ID20971-ID20971, 2016.
  2. Melina Santos ; POLIVANOV, B. B. . ?Mar de camisas pretas?: camisas de bandas como mediadoras de sentidos e experiências na cena do heavy metal. Logos (UERJ. Impresso), v. 22, p. 71-83, 2016.
  3. SÁ, Simone. (Org.) ; POLIVANOV, B. B. (Org.) ; EVANGELISTA, Simone (Org.) . Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2016. v. 1. 228p .
  4. POLIVANOV, B. B.; SANTOS, Deborah . Términos de relacionamento e Facebook: desafios da pesquisa etnográfica em sites de redes sociais. In: Bruno Campanella; Carla Carros. (Org.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 179-198.
  5. José Claudio Castanheira ; POLIVANOV, B. B. ; MAIA, Alessandra . Topografias eletrônicas: por uma noção de materialidades em mídias digitais. In: Simone Pereira de Sá; Beatriz Polivanov; Simone Evangelista. (Org.). Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 131-145.
  6. POLIVANOV, B. B.; SANTOS, Deborah . Identidade e subjetividade na cultura digital: apontamentos sobre performatização de si em sites de redes sociais. In: Fátima Regis; Alessandra Maia; Marianna Ferreira Jorge. (Org.). Performance, corpo e subjetividade nas práticas de comunicação contemporâneas.. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. 1, p. 163-186.
  7. José Claudio Castanheira ; POLIVANOV, B. B. ; MAIA, Alessandra . Does code dream of stuff? Dinâmicas materiais em mídias digitais. In: XXV Compós, 2016, Goiânia. Anais do XXV Encontro Anul da Compós. Goiânia: Compós, 2016. v. 25. p. 1-21.
  8. EVANGELISTA, Simone ; POLIVANOV, B. B. . Construções Identitárias Periféricas na Rede: as It Girls das Favelas Cariocas no Instagram. In: XXXIX Congresso da Intercom, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016. v. 39. p. 1-15.
  9. EVANGELISTA, Simone ; POLIVANOV, B. B. . FUNK E MCDONALD?S: CONSUMIDORES E DISPUTAS SIMBÓLICAS DE VALOR A PARTIR DA CAMPANHA “NOVINHOS CHEDDAR”. In: VI COMUNICON, 2016, São Paulo. Anais do VI COMUNICON. São Paulo: ESPM, 2016. v. 6. p. 1-15.
  10. POLIVANOV, B. B. ; Lucas Waltenberg . SYNTHETICA: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo. Galáxia(São Paulo. Online), v. 29, p. 262-275, 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/19291.
  11. POLIVANOV, B. B. ; Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line. Revista Organicom, v. 12, p. 225-235, 2015. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/877.
  12. POLIVANOV, B. B. ; Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. v. 1. 238p .
  13. PEREIRA, V. A. ; POLIVANOV, B. B. Conversações em rede em um mercado inteligente. Líbero(FACASPER), v. 17, p. 127-138, 2014. Disponível em: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/12/12-Vinicius-e-Beatriz.pdf.
  14. POLIVANOV, B. B. ; Apropriações de Sites de Redes Sociais em Cenas de Música Eletrônica: Distinção, Sociabilidade e Marcas Identitárias. Interin(UTP), v. 17, p. 96-116, 2014. Disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/viewFile/354/pdf.
  15. POLIVANOV, B. B. ; Reapropriações do conceito de comunidade na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, p. 110-120, 2014.
  16. POLIVANOV, B. B. ; Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. ESFERAS– Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 2, p. 61-71, 2013. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/viewFile/4621/3243.
  17. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais. Comunicação, Mídia e Consumo(São Paulo. Impresso), v. 9, p. 13-36, 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/341.
  18. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Contemporânea(UFBA. Online), v. 10, p. 574-596, 2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6433.

Orientações em andamento

Ana Luiza de Figueiredo Souza. Mestrado: “Relatos de si e performance do amor materno: problematizando a subjetividade feminina”. (2017)

Beatriz Azevedo Medeiros. Mestrado: “Performance discursiva e música independente: Estratégias comunicativas de Amanda Palmer na cultura digital”. (2016)

Paulo Alan Deslandes Fragoso. Mestrado: “O ENTRE-LUGAR DO FEMININO NA AUTORREPRESENTAÇÃO EM APLICATIVOS VOLTADOS PARA RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS”. (2016)

Jonas Boschetti Pilz. Doutorado: “FASTER BEATS ARE POUNDING: AS RESENHAS DE SHOWS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS CENAS MUSICAIS EM REDES DIGITAIS”. (2017)

Deborah Rodriguez Santos. Doutorado: “O discurso da diáspora. Análise dos fluxos narrativos de cubanos residentes no Brasil em sites de redes sociais”. (2017)