E-mail: beatrizpolivanov@id.uff.br

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/9767195672186044

Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: MiDICom – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Identidade e Comunicação

Link no site do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9084929879181465

 

CV resumido

Docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo PPGCOM, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (bolsas CAPES). Professora visitante / pós-doc no Departamento de Art History and Communication Studies da McGill University (2019). Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do grupo de pesquisa MiDICom (Mídias Digitais, Identidade e Comunicação) UFF / CNPq. Seus interesses de pesquisa envolvem principalmente dinâmicas de construção de identidade online, rupturas de performance e cenas de música eletrônica.

Interesses de orientação

Identidade; sites de redes sociais; performance; música eletrônica; consumo.

Projeto de pesquisa

Os sites de redes sociais (SRSs) têm obtido lugar de destaque nas práticas de comunicação e construção identitária contemporâneas. Conteúdos musicais – tais como videoclipes, letras de músicas e imagens de shows – são frequentemente apropriados por atores sociais nessas plataformas como forma de expressão pessoal, performance de si através do gosto e engendramento de sociabilidade. Neste estudo objetiva-se investigar, a partir de abordagem qualitativa, como a “música”, categoria discursiva tida como abstrata e intangível, vai comparecer materialmente – através de textos, imagens e sons – em tais ambientes e quais os significados de suas apropriações para a performance de si.

Publicacões

  1. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica. Revista FAMECOS (Online), v. 23, p. ID20971-ID20971, 2016.
  2. Melina Santos ; POLIVANOV, B. B. . ?Mar de camisas pretas?: camisas de bandas como mediadoras de sentidos e experiências na cena do heavy metal. Logos (UERJ. Impresso), v. 22, p. 71-83, 2016.
  3. SÁ, Simone. (Org.) ; POLIVANOV, B. B. (Org.) ; EVANGELISTA, Simone (Org.) . Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2016. v. 1. 228p .
  4. POLIVANOV, B. B.; SANTOS, Deborah . Términos de relacionamento e Facebook: desafios da pesquisa etnográfica em sites de redes sociais. In: Bruno Campanella; Carla Carros. (Org.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 179-198.
  5. José Claudio Castanheira ; POLIVANOV, B. B. ; MAIA, Alessandra . Topografias eletrônicas: por uma noção de materialidades em mídias digitais. In: Simone Pereira de Sá; Beatriz Polivanov; Simone Evangelista. (Org.). Música, som e cultura digital: perspectivas comunicacionais brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2016, v. 1, p. 131-145.
  6. POLIVANOV, B. B.; SANTOS, Deborah . Identidade e subjetividade na cultura digital: apontamentos sobre performatização de si em sites de redes sociais. In: Fátima Regis; Alessandra Maia; Marianna Ferreira Jorge. (Org.). Performance, corpo e subjetividade nas práticas de comunicação contemporâneas.. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2016, v. 1, p. 163-186.
  7. José Claudio Castanheira ; POLIVANOV, B. B. ; MAIA, Alessandra . Does code dream of stuff? Dinâmicas materiais em mídias digitais. In: XXV Compós, 2016, Goiânia. Anais do XXV Encontro Anul da Compós. Goiânia: Compós, 2016. v. 25. p. 1-21.
  8. EVANGELISTA, Simone ; POLIVANOV, B. B. . Construções Identitárias Periféricas na Rede: as It Girls das Favelas Cariocas no Instagram. In: XXXIX Congresso da Intercom, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016. v. 39. p. 1-15.
  9. EVANGELISTA, Simone ; POLIVANOV, B. B. . FUNK E MCDONALD?S: CONSUMIDORES E DISPUTAS SIMBÓLICAS DE VALOR A PARTIR DA CAMPANHA “NOVINHOS CHEDDAR”. In: VI COMUNICON, 2016, São Paulo. Anais do VI COMUNICON. São Paulo: ESPM, 2016. v. 6. p. 1-15.
  10. POLIVANOV, B. B. ; Lucas Waltenberg . SYNTHETICA: reflexões acerca da (i)materialidade da música em álbuns-aplicativo. Galáxia(São Paulo. Online), v. 29, p. 262-275, 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/19291.
  11. POLIVANOV, B. B. ; Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line. Revista Organicom, v. 12, p. 225-235, 2015. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/877.
  12. POLIVANOV, B. B. ; Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. v. 1. 238p .
  13. PEREIRA, V. A. ; POLIVANOV, B. B. Conversações em rede em um mercado inteligente. Líbero(FACASPER), v. 17, p. 127-138, 2014. Disponível em: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/12/12-Vinicius-e-Beatriz.pdf.
  14. POLIVANOV, B. B. ; Apropriações de Sites de Redes Sociais em Cenas de Música Eletrônica: Distinção, Sociabilidade e Marcas Identitárias. Interin(UTP), v. 17, p. 96-116, 2014. Disponível em: http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/viewFile/354/pdf.
  15. POLIVANOV, B. B. ; Reapropriações do conceito de comunidade na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 11, p. 110-120, 2014.
  16. POLIVANOV, B. B. ; Etnografia virtual, netnografia ou apenas etnografia? Implicações dos conceitos. ESFERAS– Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 2, p. 61-71, 2013. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/viewFile/4621/3243.
  17. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . Presentificação, vínculo e delegação nos sites de redes sociais. Comunicação, Mídia e Consumo(São Paulo. Impresso), v. 9, p. 13-36, 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/341.
  18. SÁ, Simone. ; POLIVANOV, B. B. . Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Contemporânea(UFBA. Online), v. 10, p. 574-596, 2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6433.

Orientações em andamento

Alékis de Carvalho Moreira. Mestrado.  ALGORITMIZANDO O GOSTO: A produção e performance de gosto a partir da análise algorítmica do Spotify e sua playlist “Descobertas da Semana”. (2020)

Ana Luiza de Figueiredo Souza. Doutorado. “É aqui que a gente pode falar tudo que as mães não querem que a gente diga”: não maternidade em grupos brasileiros nas mídias sociais”. (2020)

Arthur Eduardo Oliveira de OliveiraDoutorado. “O GERENCIAMENTO DOS PAPÉIS SOCIAIS DOS PASTORES EVANGÉLICOS NO INSTAGRAM”. (2021)

Beatriz Azevedo Medeiros. Doutorado. “Esse tudo de menina interessada em bateria”: um olhar para a criação de redes colaborativas a partir das oficinas Hi-Hat. (2019)

Jaynan Borges Aranda. Mestrado. “QUEM DEFINE O SER MULHER? A figura feminina como estratégia de imagem pública de homens políticos envolvidos em escândalos sexuais”. (2021)

Paulo Alan Deslandes Fragoso. Doutorado. “COM ROSTO NO TINDER, SEM ROSTO NO GRINDR: A ROSTIFICAÇÃO HOMOSSEXUAL EM APLICATIVOS VOLTADOS PARA RELACIONAMENTOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS.” (2016)

 

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