Site: https://uff.academia.edu/BenjamimPicado
Rede social: https://www.researchgate.net/profile/Benjamim_Picado
Link para Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9591194886381671

CV resumido (PT):
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), coordena o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e de Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI), o Laboratório de Estudos sobre Intrigas Mediáticas (Media_Müthos) e a Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia (Rede_GRAFO). Autor de O Olho Suspenso do Novecento: plasticidade e discursividade visual no fotojornalismo moderno (Rio: Azougue, 2014), conduz projetos de análise dos materiais expressivos da cultura mediática, a partir de modelos semióticos, estéticos, poéticos e narratológicos da análise da cultura visual e audiovisual, pelo viés heurístico do « estilo da intriga » que atravessa os produtos desse universo (fotojornalismo, quadrinhos e narrativas gráficas e ficção seriada televisiva).

Interesses de orientação (PT): Análise e Teorias da Fotografia; Estudos sobre Narrativas Gráficas; Teorias da Narrativa Visual; Abordagens Estéticas da Comunicação; Poéticas da Serialidade na Cultura Mediática

Short CV (EN)

PhD in Communication and Semiotics (PUC-SP), Benjamim Picado coordinates the Research Group in Analysis of Photography, Visual, and Graphic Narratives (GRAFO/NAVI), the Laboratory of Studies on Media Intrigues (Media_Müthos) and the Integrated Research Network on Theories and Analysis of Photography (Rede_GRAFO). Author of O Olho Suspenso do Novecento: plasticity and visual discursiveness in modern photojournalism (Rio: Azougue, 2014), he conducts projects on the expressive materials of media culture, based on semiotic, aesthetic, poetic and narratological models of the analysis of visual and audiovisual culture, due to the heuristic bias of the «intrigue style» crossing the products of such cultural universes (photojournalism, comics and graphic narratives and television serial fiction).

Advising interests (EN): Analysis and Theories of Photography; Studies of Graphic Narratives; Theories of Visual Narrative; Aesthetic Approaches of Communication Studies ; Serial Poetics in Contemporary Visual Culture

Projeto de pesquisa (PT)

Mutações do Riso: dimensões narrativas e plásticas da incongruência no humor visual (o caso Laerte Coutinho)

Descrição: No triênio a seguir deste projeto de pesquisa (2019/2022), pretendemos continuar o exame do fenômeno das novas inflexões que ocorrem em determinados aspectos da organização plástica e textual da produção do humor, no contexto específico deste dispositivo das tirinhas diárias de jornais: no triênio anterior, mapeamos um espectro mais abrangente de casos eleitos como universo empírico preferencial (com Laerte Coutinho, Angeli e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, na sessão das tirinhas e nos cartoons editoriais da Folha de São Paulo, e o projeto de Chris Ware de uma novela gráfica semanal, « The Last Saturday », publicada no caderno de fim de semana do The Guardian), no interior ds quais notamos algumas das variáveis desta « mutação do riso », no contexto das tirinhas ou de formatos a ela assemelhados. Os aspectos através dos quais esta outra inflexão dos gêneros cômicos encontra sua expressão no humor gráfico são evidentemente variados e cobrem uma extensão dos elementos constituintes da arte dos quadrinhos que merece cuidado de nossa parte: sobretudo, não se deve supor que esta transformação altere por completo o caráter mais « sintético » com o qual a estrutura episódica deste gênero consolidou sua relação com o público leitor, em termos de uma valorização do sentido mais abreviado dos eventos narrados e da valorização das economias actanciais próprias da comicidade, com seu desenho de caráter baseado nas clássicas idéias de « inferioridade » de seus personagens, assim como de um « mundo das ações » calcado em situações ordinárias e mecânicas da vida comum. Para o momento, desejamos avaliar as estratégias plásticas e narratológicas do humor gráfico contemporâneo, no aspecto em que conferem uma nova inflexão na poética do humor visual e de seus princípios de incogruência, a partir de um exame detalhado da evolucão temporal do estilo da artista Laerte Coutinho.

Research Project (EN)

Mutations of Laughter: narrative and plastic dimensions of incongruity in visual humor (the Laerte Coutinho case)

In the following three-year period of this research project (2019/2022), we intend to continue examining the phenomenon of new inflections that occur in certain aspects of the plastic and textual organization of the production of humor, in the specific context of this device of the daily newspaper strips: no previous three-year period, we mapped a broader spectrum of cases chosen as the preferred empirical universe (with Laerte Coutinho, Angeli and the brothers Fábio Moon and Gabriel Bá, in the comic strip session and in the editorial cartoons of Folha de São Paulo, and the Chris Ware project of a weekly graphic novel, “The Last Saturday”, published in the weekend notebook of The Guardian), inside which we notice some of the variables of this “mutation of laughter”, in the context of the strips or formats similar to it. The aspects through which this other inflection of the comic genres finds expression in graphic humor are evidently varied and cover an extension of the constituent elements of comic art that deserves care on our part: above all, it should not be assumed that this transformation completely changes the more “synthetic” character with which the episodic structure of this genre consolidated its relationship with the reading public, in terms of an appreciation of the more abbreviated meaning of the events narrated and an appreciation of the actuarial economies typical of comedy, with its character design based in the classic ideas of “inferiority” of his characters, as well as of a “world of actions” based on ordinary and mechanical situations of ordinary life. For the moment, we wish to evaluate the plastic and narratological strategies of contemporary graphic humor, in the aspect in which they give a new inflection in the poetics of visual humor and its principles of incogency, from a detailed examination of the temporal evolution of Brazilian visual artist Laerte Coutinho’s style.

Publicacões

« (Des) Aventuras do Índice nas Teorias da Fotografia ». Interin (UTP), v. 25, p. 9-26, 2020. (http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2020.Vol25.N2.pp9-26). 

« Encenação e Aspecto : inflexões estilísticas na mise en scène da obra seriada televisiva de Aaron Sorkin ». ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 6, p. 81-105, 2019. (http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v6n1.453)

(com João Senna Teixeira e Raphaël Baroni). « O Fazedor de Relógios: sistemas da temporalidade narrativa em Watchmen ». Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 21, p. 140-166, 2019. 

« Disjonction, itération, sérialisation, curiosité : l’unité épisodique du gag visuel dans l’humour graphique ». Cahiers de Narratologie, p. 1-17, 2018. (http://dx.doi.org/10.4000/narratologie.8970)

(com Maria Carmem Jacob Souza). « Dimensões da autoria e do estilo na ficção seriada televisiva ». MATRIZES (ONLINE), v. 12, p. 53-77, 2018. (http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p53-77)

(com Consuelo Lins). « Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães. Significação-Revista de Cultura Audiovisual » v. 44, p. 278-297, 2017. (http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125787)

« Fotografia: teoria, interrompida? ». GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 59-71, 2017. (http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554233808)

« Beyond the fixity of drawing: aspectuality and narrative virtualities of depiction in caricature ». Journal of Graphic Novels and Comics, v. 7, p. 334-347, 2016. (http://dx.doi.org/10.1080/21504857.2016.1152988).

« Disjunção, Iteração, Serialização: a gag como unidade episódica no humor gráfico ». ESFERAS, v. 9, p. 91-100, 2016.

Orientações em andamento

Pedro Pereira Drumond. Doutorado : « A ruína do sensível e a comunicação sobrevivente: estéticas e retóricas do mau funcionamento das mídias no contemporâneo » (2019).

Douglas Feitosa Romão. Doutorado: “Por uma Poética da Transparência na Fotografia Documental do Entre-Guerras na Europa ». (2018)

Priscila Mana Vaz : Doutorado. « Por Uma Poética da Serialização de Contos de Fadas na Cultura Audiovisual Contemporânea » (2018).

Wanderley Anchieta. Doutorado: “Personagens em Processo : a narração em Better Call Saul ». (2017)

Pedro Barata Gomes. Mestrado : « Padrões formais da encenação e a atmosfera do canal Hallmark – uma análise dos seriados “When Calls the Heart” e “Chesapeake Shores” (2019)

Luá Octaviano de Oliveira. Mestrado : « Realidades possíveis: construção de mundos nos jogos de realidade alternativa do seriado Mr. Robot » (2020).

Victoria de Lima Regis. Mestrado : « Então essa é a fábrica de sonhos: O fazer novelístico infantil e construção da identidade do Sistema Brasileiro de Televisão ». (2020).