
brunocampanella@yahoo.com
Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/5749037979153144
Mídia, Cultura e Produção de Sentido
NEMACS – Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo
CV resumido
Interesses de orientação
Projeto de pesquisa
Publicacões
CAMPANELLA, Bruno; BARROS, C. F. P. . Introdução do livro Etnografia e consumo midiático. In: Campanella, Bruno; Barros, Carla. (Org.). Etnografia e consumo midiático: Novas tendências e desafios metodológicos. 1ed.Rio de Janeiro: e-Papers, 2016, v. 1, p. 5-10.
CAMPANELLA, Bruno. The next Ronald Reagan? Celebrity, social entrepreneurism, and the case of Brazilian TV host Luciano Huck. In: Toby Miller. (Org.). The Routledge Companion to Global Popular Culture. 1ed.Abingdon: Routledge, 2015, v. 1, p. 397-406.
CAMPANELLA, Bruno ; Novas práticas, antigos rituais: A organização do cotidiano e as configurações de poder na mídia. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 8-12, 2014.
CAMPANELLA, Bruno. Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 721-741, 2014.
CAMPANELLA, Bruno. Os estudos culturais no campo da comunicação no brasil: décadas de 1990 e 2000. In: Marialva Carlos Barbosa; Maria Berenice da Costa Machado; Igor Sacramento. (Org.). Panorama das comunicações e telecomunicações no Brasil: Memória. 1ed.Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013, v. 4, p. 85-99.
CAMPANELLA, Bruno. Tirando as máscaras: o reality show e a busca pela autenticidade no mundo contemporâneo. E-Compós (Brasília), v. 16, p. 1-17, 2013.
CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: Uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. v. 1. 295p
CAMPANELLA, Bruno. O fã na cultura da divergência: Hierarquia e disputa em uma comunidade on-line. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 474-489, 2012.
CAMPANELLA, Bruno. Visões do Cotidiano: Indivíduo e Sociedade no Big Brother Brasil. In: João Freire Filho. (Org.). A TV em transição: Tendências de programação no Brasil e no mundo. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v. , p. 173-196.
Orientações em andamento
Ayla Pinheiro Gomes. Mestrado. “Ser lovatic é criar um laço sincero, afetivo com a demi”. (2022)
Erly Guedes Barbosa. Mestrado. “Quem sabe de mim sou eu?: construção do feminino negro em redes sociais on-line”. (2018)
Joana D’Arc de Nantes Silva. Doutorado. “As ficções seriadas na grade de programação de uma emissora popular: etnografia da produção televisiva no SBT”. (2018)
Kárin Klem Lima. Doutorado. “Narrativas sobre intimidade: uma análise sobre as práticas autobiográficas em vídeo para a construção de identidade de gênero no YouTube”. (2020)
Marina da Silva Santos. Mestrado. “Tempero do Edu ou da Rita? As representações sobre alimentação e classe social nas televisões abertas e fechadas no Brasil” (2018)
Paula Fernandes Giuseppe Carvalho. Doutorado. “A biografia do sucesso: O caminho da profissionalização de um estilo de vida” (2020)
Renato Resende Vasconcellos. Doutorado. “Vitrines de sucesso: Um estudo das representações imagéticas da felicidade em redes
sociais”. (2021)