CV resumido (PT)

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science (LSE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ nível 2, Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj e coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ.

Short CV (EN)

Bruno holds a PhD. in Communication and Culture from UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), and an MA in Transnational Communications and the Global Media from Goldsmiths College, University of London. He published the book Os Olhos do Grande Irmão: Uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil, and several academic articles on media recognition, fan culture, media ethnography, celebrity, and television.

Interesses de orientação (PT)

Produção de subjetividade em plataformas digitais; processos de reconhecimento midiático; práticas de criação de visibilidade nas mídias; estudos de televisão e reality show.

Projeto de pesquisa (PT)
A pesquisa tem como objetivo investigar o papel da mídia, em especial das plataformas de mídias digitais, nos processos de produção de um tipo particular de reconhecimento intersubjetivo, chamado aqui de reconhecimento midiático. Mais especificamente, a pesquisa propõe investigar como os processos de formação identitária e validação social são cada vez mais dependentes de lógicas neoliberais que atravessam as plataformas digitais.
 

Research project (EN)

The research aims to investigate the role of the media, especially digital media platforms, in the production of a particular type of intersubjective recognition, called here media recognition. More specifically, the research proposes to investigate how processes of identity formation and social validation are increasingly connected to neoliberal logics informing digital media platforms.

Publicacões
CAMPANELLA, Bruno. Celebrity activism and the making of solidarity capital. In: Nathan Farrell. (Org.). The Political Economy of Celebrity Activism. 1ed.Londres: Routledge, 2020, v. 1, p. 25-40.
 
CAMPANELLA, Bruno. Em busca do reconhecimento midiático: a autorrealização do sujeito na sociedade midiatizada. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 22, p. 1-19, 2019.
 
CAMPANELLA, Bruno. Nick Couldry: do mito do centro mediado ao esvaziamento do mundo social. As mídias e o processo de datificação da sociedade (entrevista). MATRIZES (ONLINE), v. 13, p. 77-87, 2019.
 
CAMPANELLA, Bruno. Struggle for Media Recognition: The self in a media saturated world. Media@LSE Working Paper Series, v. 56, p. 1-15, 2018.
 
CAMPANELLA, Bruno; NANTES, Joana d’Arc de ; FERNANDES, Paula . Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 158, 2018.
 
CAMPANELLA, Bruno; RIBEIRO, M. . ‘Ao vivo’ na televisão e sua (re)valorização na era multiplataforma. In: Lucia Santaella; João Massarolo; Sergio Nesteriuk. (Org.). Desafios da transmídia: processos e poéticas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018, v. 1, p. 10-29.
 
CAMPANELLA, Bruno; BARROS, C. F. P. (Org.) . Etnografia & consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. 1. ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2016. v. 1. 206p
 

CAMPANELLA, Bruno; BARROS, C. F. P. . Introdução do livro Etnografia e consumo midiático. In: Campanella, Bruno; Barros, Carla. (Org.). Etnografia e consumo midiático: Novas tendências e desafios metodológicos. 1ed.Rio de Janeiro: e-Papers, 2016, v. 1, p. 5-10.

CAMPANELLA, Bruno. The next Ronald Reagan? Celebrity, social entrepreneurism, and the case of Brazilian TV host Luciano Huck. In: Toby Miller. (Org.). The Routledge Companion to Global Popular Culture. 1ed.Abingdon: Routledge, 2015, v. 1, p. 397-406.

CAMPANELLA, Bruno ; Novas práticas, antigos rituais: A organização do cotidiano e as configurações de poder na mídia. REVISTA GEMInIS, v. 1, p. 8-12, 2014.

CAMPANELLA, Bruno. Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário. Revista FAMECOS (Online), v. 21, p. 721-741, 2014.

CAMPANELLA, Bruno. Os estudos culturais no campo da comunicação no brasil: décadas de 1990 e 2000. In: Marialva Carlos Barbosa; Maria Berenice da Costa Machado; Igor Sacramento. (Org.). Panorama das comunicações e telecomunicações no Brasil: Memória. 1ed.Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013, v. 4, p. 85-99.

CAMPANELLA, Bruno. Tirando as máscaras: o reality show e a busca pela autenticidade no mundo contemporâneo. E-Compós (Brasília), v. 16, p. 1-17, 2013.

CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: Uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. v. 1. 295p

CAMPANELLA, Bruno. O fã na cultura da divergência: Hierarquia e disputa em uma comunidade on-line. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 474-489, 2012.

CAMPANELLA, Bruno. Visões do Cotidiano: Indivíduo e Sociedade no Big Brother Brasil. In: João Freire Filho. (Org.). A TV em transição: Tendências de programação no Brasil e no mundo. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v. , p. 173-196.

CAMPANELLA, Bruno. O Big Brother como evento multiplataforma: uma análise dos impasses dos estudos de audiência. In: João Freire Filho; Micael Herschmann. (Org.). Novos Rumos da Cultura da Mídia. 1ed.Rio de Janeiro: MAUAD Editora Ltda., 2007, v. 1, p. 83-100.