Tipo Mestrado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.º ANTONIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
Título A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA DE ALICE GUY­BLACHÉ
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a representação da figura feminina nos filmes dirigidos por Alice Guy­Blaché, realizadora do período mudo, através de análises fílmicas de suas obras e de outros diretores populares para identificar possíveis diferenças nos olhares femininos e masculinos na construção da imagem da mulher no cinema, em um período anterior à consolidação do filme narrativo clássico. Bem como de constatar como as discussões em torno do papel social feminino e do comportamento das “new women” afetaram essa imagem e possibilitaram diversas interpretações para essa transformação sócio­política­cultural. Conhecer as origens de estereótipos femininos físicos e psicológicos presentes nos filmes, criados a partir de um momento de agitação política em torno dos movimentos que buscavam o direito ao voto e como essa situação refletiu a imagem da suf ragette nos filmes. Por fim, entender o processo e formação de um público feminino de cinema e que tipos de imagens foram geradas a partir de uma demanda do mercado, como a masculinização da heroína. Dessa forma, foi possível constatar a percepção de Alice Guy­Blaché em relação à figura feminina, não só construída a partir de sua imagem, bem elaborada, mas também com base em uma personalidade complexa e livre de alguns padrões tradicionais sociais, como a submissão feminina em relação ao homem, principalmente.

Visualizar anexo

Skip to content