barros.carla@uol.com.br

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/2826493667924064

Mídia, Cultura e Produção de Sentido;

NEMACS – Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9327111871030687

 

CV resumido (português)

Fez graduação em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ), extensão universitária em Antropologia Social na University College London (UCL) e doutorado em Administração no Instituto COPPEAD (UFRJ).

INTERESSES DE ORIENTAÇÃO: Estudos de comunicação e antropologia do consumo sobre processos de subjetivação e sociabilidade; Análises de consumo, mobilidade e diferença social na “nova classe média” brasileira e em segmentos sociais emergentes nos BRICS; Estudos de cultura material, incluindo ambientes digitais; Análises etnográficas de produção, circulação e recepção de conteúdos midiáticos; Estudos de práticas comunicacionais e de consumo em grupos de baixa renda.

CV resumido (inglês)

She graduated in Social Sciences with concentration in Anthropology at Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), she has a specialization degree in Social Anthropology at National Museum (UFRJ), a university extension in Anthropology at University College London (UCL) and a PhD in Administration at COPPEAD Institute (UFRJ).

Interesses de orientação (português)

1 – Estudos de comunicação e antropologia do consumo sobre processos de subjetivação e sociabilidade.
2 – Análises de consumo, mobilidade e diferença social na “nova classe média” brasileira e em segmentos sociais emergentes nos BRICS.
3 – Estudos de cultura material, incluindo ambientes digitais.
4 – Análises etnográficas de produção, circulação e recepção de conteúdos midiáticos.
5 – Estudos de práticas comunicacionais e de consumo em grupos de baixa renda.
Interesses de orientacão (inglês)

1 – Communication studies and anthropology of consumption on subjectivity and sociability processes.
2 – Analysis of consumption, mobility and social difference in Brazil´s “new middle class” and in emergent classes in the BRICS.
3 – Material culture studies, including digital environments.
4 – Ethnographic analysis of production, circulation and reception of media content.
5 – Communication and consumer practices studies in low-income groups.

Projeto de pesquisa (português)

A vivência dos meios de comunicação a partir da ótica do consumo e da cultura: 

reflexões em torno de usos, apropriações e “materialidade” da mídia

O projeto se propõe a analisar os contextos culturais em que o consumo de mídia se insere, investigando de que modo ocorrem determinadas apropriações de sentido por distintos segmentos sociais. Trata-se de compreender de que maneira a experiência dos atores sociais com a mídia se encontra inserida dentro de um conjunto de práticas de consumo que envolve questões como processos de subjetivação, sociabilidades, materialidade e percepção da alteridade entre grupos diversos.

Projeto de pesquisa (inglês)

The experience of the media from the perspective of consumption and culture:  

reflections on the uses, appropriations and “materiality” of the media

This project aims to analyze certain cultural contexts in wich the consumption of media is inserted, investigating how certain meanings and appropriations occur between different social groups. It is about understanding how the experience of social actors with the media is inserted into a set of consumption practices involving issues such as processes of subjectivity, sociability, materiality and sense of alterity between different groups.

Publicacões

Da produção ao consumo: diversidade cultural nos usos coletivos de tecnologia entre grupos populares. 

Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v.12, n. 35, set-dez 2015, p. 129-148.
“Materialismo digital”, consumo e contemplação na rede social Pinterest.  
Revista Eco Pós (online)- v.18.n.1, 2015, p. 120-132.
Cultura e experiência midiática.
Everardo Rocha, Claudia Pereira e Carla Barros (orgs), Rio de Janeiro: PUC-Rio e Mauad, 2014.
Representations of poverty and digital inclusion: Clashes over alterity in the field of technology and the virtual universe. 
Journal of Latin American Communication Research (JLACR), Vol 2, No 1, 2012, p. 92-114.
Juvenile sociability, cultural classifications and tastes : A study on the universe of games and social networks in lower class lan houses. 
International Review of Social Research (IRSR), v. 2, issue1, February 2012, p. 91-103.  
Entre mundos distintos: notas sobre comunicación y consumo en un grupo social.
In: BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicación y culturas del consumo. Salamanca: Comunicación Social, 2012, p. 214-230. Com Everardo Rocha.
Tecnologias digitais, sociabilidade e “território”: um estudo entre jovens pertencentes às camadas populares no Brasil.
AVATARES de la Comunicación y la Cultura, nº4, diciembre de 2012, p.1-17.
Representações do serviço doméstico na ficção televisiva: notas sobre consumo e diferença social. 
Revista Animus, v.11, n.22, 2012, p. 65-83.
“Cariocas não gostam de dias nublados”: Comunicação, consumo e lifestyle no discurso da Farm. 
Revista Famecos, v. 19, n. 3, setembro/dezembro 2012, p. 839-854. Com Claudia Pereira.
Televisão e significados na recepção: notas sobre uma etnografia com empregadas domésticas.
In: JACKS, Nilda; SOUZA, Maria Carmem Jacob (Orgs.). Mídia e recepção: televisão, cinema e publicidade. Salvador: EDUFBA, 2006, p. 176-191.
Orientações em andamento

Fernanda Cristina Cardoso Guedes. Mestrado: “Um museu em 140 caracteres. Consumo, fotografias, redes sociais, simbolismos e representatividades em uma visita ao Museu Nacional da UFRJ”. (2016)

Pedro Henrique Conceição dos Santos. Mestrado: “A cultura oriental e suas influências no Brasil ? o consumo dos otakus e o Anime Friends. (2016)

Tadeu Carvão Ribeiro. Doutorado: “Estudos de recepção na comunidade de fãs de ‘Orange is the New Black’”. (2017)

Patrícia Matos dos Santos. Doutorado: “Mobilidade, trabalho e consumo: os ?nômades digitais? e a construção do sujeito global”. (2016)

Rachele Pia Lotti. Doutorado: “Mídia e diferença cultural: recepção de novela brasileira junto a um grupo de estrangeiros”. (2015)

Selene Ferreira Nogueira. Doutorado: “Consumidores fiéis: recepção e consumo no mercado da Música Popular Católica”. (2015)