emmanoferreira@midia.uff.br
Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/4451133433147641
Estéticas e Tecnologias da Comunicação;
medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/370031

CV resumido
Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ (2004); Mestre (2007) e Doutor (2013) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA (2018). Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq).

Interesses de orientação: mídias digitais, comunicação e experiência estética, arqueologia das mídias, game studies.

 

Orientações em andamento

Dara Coema Nascimento Cruz Pereira. Mestrado. “Gamer, voyeur, interator e fã: A experiência da espectatorialidade nos jogos e o público gamer brasileiro”. (2021)
Jefferson Soares Barcelos. Mestrado. “Puzzle(d): jogando produtos e farmando dados”. (2022)
Karina Moritzen Barbosa. Mestrado. “Abrindo Moshpits Virtuais: Cenas Musicais e Shows ao vivo em Fortnite e Minecraft”. (2021)
Gisele Caroline Salvato Delatorre. Mestrado. “Glitch de superfície: quando a estética do erro emerge à superfície da imagem”. (2020)
Lucas Corrêa De Oliveira. Mestrado. “Press start to relax: A experiência estética com videogames zen e slow gaming”. (2020)
Thiago Antônio Araújo Masetto Lima. Mestrado. “Jornalismo de Games e Estéticas do Lúdico: A Experiência do Jogador”. (2021)

Skip to content