Research lines

Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Estudo das dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas da cultura dos meios de comunicação, focalizando as implicações semióticas, sensoriais, afetivas, subjetivantes e/ou de sociabilidade dos dispositivos midiáticos. Os temas de pesquisa mais frequentes abordam: mediações tecnológicas e influências artísticas na modernização da percepção, do corpo e dos sentidos; história e genealogia das tecnologias da comunicação; aspectos sócio-culturais, identitários, subjetivantes, políticos e econômicos da cibercultura; regimes de sentido no campo das imagens e das sonoridades midiáticas.

 

Docentes: Beatriz Polivanov, Benjamim Picado, Emmanoel Ferreira, Felipe Trotta, Fernanda Carrera, Paula Sibilia, Simone Pereira de Sá, Viktor Chagas.

Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Análise das relações entre comunicação, cultura e construções narrativas tomando-as como partes das práticas sociais e culturais em seus aspectos narrativos e discursivos e considerando questões relativas à mídia, poder, alteridade e identidade. A partir desse recorte, os temas de pesquisa mais frequentes são: a comunicação em suas apropriações, mediações e atuações; a análise das mensagens midiáticas e dos processos culturais a elas associados considerados sob o ângulo do circuito social da comunicação; as tensões e os processos de produção de sentido e o estudo de questões que tomem como problema as relações inscritas na dinâmica da cultura.

 

Docentes: Afonso de Albuquerque, Ariane Holzbach, Bruno Campanella, Carla Barros, Fernando Resende, Kleber Mendonça, Marco Antonio Roxo, Mayka Castellano, Thaiane Oliveira