Tipo Mestrado
Ano 2011
Orientador PROF.º DR.º AFONSO DE ALBUQUERQUE
Título O PODER SIMBÓLICO DAS RADIOLAS DE REGGAE NA CULTURAMARANHENSE
Autor: EUCLIDES BARBOSA MOREIRA NETO
Resumo Há aproximadamente quatro décadas, o gênero reggae aportou em terras maranhenses, vindo da Jamaica e conquistando significativa parcela da população periférica de São Luís e dos principais centros urbanos da região norte maranhense. Sem apoio oficial, esse novo gênero musical ganhou a simpatia da juventude negra e pobre das margens das cidades, assalariada, e com grande incidência de analfabetos ressignificado e reinterpretado à luz de elementos da cultura local, adquirindo características próprias. Entre os pontos mais marcantes implantados no Estado do Maranhão com a cultura do reggae, registra-se a configuração técnica das “radiolas de reggae” com seus paredões suntuosos que impressionam apreciadores, estudiosos e pessoas comuns que entram nesse universo do entretenimento em busca de lazer e/ou diversão. Portanto, esta pesquisa pretende compreender como se deu a transposição do gênero reggae da Jamaica (país caribenho) para o Maranhão e as diversas formas como esse estilo musical foi absorvido pelo povo local ao longo do tempo, desde que passou a ser aceito não só pela população das margens, mas também pelas classes média/alta dos centros urbanos, pela mídia hegemônica e pela própria política oficial, estabelecendo novas fronteiras de atuação, determinando modelos específicos na forma de disputas no Circuito Regueiro, verificando-se interesses diversos e conflituosos, que estabeleceram limites identitários, convergências, gostos e distinção de classes, principalmente no modo de produção, consumo e publicização, dando-se destaque às radiolas de reggae que ganharam características bastante peculiares no Maranhão, além das diversas formas de relacionamento do estilo musical pelo povo que habita a região.

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