E-mail: fernanda.carrera@eco.ufrj.br

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/9858189664859918

Linha de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ)

CV resumido (PT)
Professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Pesquisa raça, gênero e cultura digital.

Short CV(EN)
Professor at the School of Communication at UFRJ. PhD in Communication from Universidade Federal Fluminense (UFF). Master in Communication and Contemporary Culture from the Federal University of Bahia (UFBA) and graduated in Advertising from the Catholic University of Salvador (UCSAL). Research on race, gender and digital culture.

Interesses de orientação (português)
– Raça, gênero e representação no ambiente digital;
– Algoritmos e vieses interseccionais
– Tecnologias digitais e impactos sociais
– Cultura digital, identidades e interação
– Comunicação de marca, consumo e sociabilidades em sites de redes sociais.

 

Advising interests (EN)
– Race, gender and representation in the digital environment;
– Algorithms and intersectional biases
– Digital technologies and social impacts
– Digital culture, identities and interaction
– Brand, consumption and sociabilities on social networking sites.

 

Projeto de pesquisa (PT)
Com o intuito de perceber as relações entre tecnologia, estruturas sociais e representações de subjetividades, o projeto visa mapear os modos de hiper-ritualização de gênero e raça manifestados em bancos de imagens digitais contemporâneos e suas relações com os princípios de colonialidade algorítmica que fundamentam as ferramentas tecnológicas em inteligência artificial, machine learning e chatbots.

 

Research project (EN)
In order to perceive the relationships between technology, social structures and representations of subjectivities, the project aims to map the modes of hyper-ritualization of gender and race manifested in contemporary digital image banks and their relationships with the principles of algorithmic coloniality that base the technological tools on artificial intelligence, machine learning and chatbots.

 

Publicações 

ARTIGOS

CARRERA, F. A. S.; CARVALHO, D. . Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 99-114, 2020.

CARRERA, F. A. S.. Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. Eptic On-Line (UFS), v. 22, p. 6-28, 2020.

CARRERA, F. A. S.; TORQUATO, C. . Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 17, p. 84-107, 2020.

KRUGER, P. ; CARRERA, F. A. S. . Publicidade Inteligente: convergências entre os chatbots e as marcas.. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, p. 27-41, 2020.

CARAVINA, H. ; CARRERA, F. A. S. . O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de ?A Hora de Lembrar?. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 5, p. 274-290, 2020.

CARRERA, F. A. S.; POLIVANOV, B. . Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. InTexto, p. 74-98, 2019.

CARRERA, F.. Ciberpublicidade, gênero e Goffman: hiper-ritualizações no contexto digital. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-18, 2019.

VIANA, G. ; CARRERA, F. A. S. . A (in)visibilidade da mulher negra youtuber. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 707-724, 2019.

CARRERA, F. A. S.. Expansão do self, Congruência, Verificação: outros caminhos teórico- metodológicos para a compreensão do papel da marca e da publicidade na produção identitária do consumidor. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 55-70, 2017.

CARRERA, Fernanda; BERNARDAZZI, Rafaela ; XAVIER, A. ; BEATRIZ, H. ; OLIVEIRA, L. . Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. Revista Teknokultura, v. 14, p. 339-350, 2017.

CARRERA, F. A. S.. Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras. Tabuleiro de Letras, v. 9, p. 50-67, 2016.

CARRERA, F. A. S.. A Ciberpublicidade: Reflexão Contextual para o Mapeamento das Reconfigurações Publicitárias na Contemporaneidade. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE), v. 38, p. 177-207, 2016.

CARRERA, F. A. S.. O discurso da ciberpublicidade: perspectivas conceituais para o estudo das estratégias discursivas da publicidade contemporânea. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 4, p. 37-45, 2016.

CARRERA, F. A. S.. Identidade da marca e ambiente digital: Personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade. RIZOMA, v. 4, p. 221, 2016.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. Trama (Universidade Estácio de Sá), v. 01, p. 01-17, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A habilidade social da marca: uma reflexão sobre interação marcaindivíduo no ambiente digital. Tríade, v. 3, p. 91-107, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 22, p. 54-70, 2015.

CARRERA, F. A. S.. O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Eptic On-Line (UFS), v. 1, p. 33-44, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Mais do que um simples apertar de botão: uma reflexão sobre regimes de espectatorialidade e imersão na publicidade pervasiva. CUADERNOS.INFO, v. 34, p. 47-59, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In Texto (UFRGS. Online), v. 30, p. 184-201, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . -Cabelo de Bombril-? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. NOVOS OLHARES, v. 2, p. 67, 2013.

CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 239-262, 2012.

CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e contrução de subjetividade em sites de redes sociais. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 11, p. 1-18, 2012.

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

CARRERA, F. A. S.. Racismo e sexismo em bancos de imagens digitais: análise de resultados de busca e atribuição de relevância na dimensão financeira/profissional. In: Tarcízio Silva. (Org.). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos. 1ed.São Paulo: LiteraRua, 2020, v. 1, p. 147-163.

MARTINS, V. ; CARRERA, F. . Empoderamento como elemento chave na publicidade feminista. In: Eduardo Dieb. (Org.). Quais são as mulheres na publicidade: identidade, papéis, gênero, estereótipo, LGBTI+ e profissão. 1ed.São Paulo: Árvore Digital, 2020, v. 1, p. 145-171.

CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, Ethos e Gerenciamento de Impressões de Redes Sociais Temáticas: o caso Skoob.. In: José Carlos Ribeiro; Thais Miranda; Ana Terse Soares. (Org.). Práticas Interacionais em Rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 71-87.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In: Guilherme Nery Atem; Thaiane Moreira de Oliveira; Sandro Tôrres de Azevedo. (Org.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 67-82.

LIVROS 

CARRERA, F. A. S.. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 323p .

TORQUATO, C. (Org.) ; CARRERA, F. A. S. (Org.) . Mídia e Diversidade: Caminhos para Reflexão e Resistência. 1. ed. João Pessoa: Xeroca, 2018. v. 1. 534p

 

Orientações em andamento 

Mestrado
George Ferreira
Vírnia Martins (PPgEM/UFRN)