Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9607381850711569
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0205355057813473

CV resumido
Formado en Comunicación por la Universidad Federal Fluminense (UFF). Magíster (2003), Doctor (2007) en el Programa de Posgrado en Comunicación de la UFF. Becario Recién Doctor FAPERJ ECO/UFRJ. Profesor del Departamento de Estudios Culturales y Medios.

Intereses de tutoría
1) Medios y deporte
2) Televisión y Nacionalidad
3) Cultura popular y celebridades deportivas
4) Periodismo y política
5) Autoridad e identidad periodística

Proyecto de investigación

Periodismo televisivo, deporte y nacionalidad
El objetivo central del proyecto está relacionado con las estrategias comunicativas y los formatos narrativos utilizados por los informativos televisivos para afirmarse entre el público de masas como una comunidad interpretativa responsable de reconfigurar los vínculos entre nacionalismo, política y deporte en medio de la globalización económica y cultural en curso.

Publicaciones

1 – ROXO, Marco, SACRAMENTO, Igor. Intelectuais Partidos. Os Comunistas e as Mídias no Brasil. Rio de Janeiro, Epapers/FAPERJ, 2012.

2 – ROXO, Marco. Companheiros em Luta: A Greve dos Jornalistas de 1979. Niterói, Eduff, 2013.  ISBN: 978-85-228-0803-8 (impresso); 978-85-228-0802-1 (e-book).

3 – RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014. ISBN: 978-85-8273-897-9.

4 – ROXO, Marco e MOURÃO, Mônica. Jornalismo, Memória e Clientelismo: O pacto entre comunistas e Imprensa Conservadora no Brasil. In NAPOLITANO, Marcos, CZAJKA, Rodrigo e MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Comunistas Brasileiros: Cultura Política e Produção Cultural.Editora UFMG, Belo Horizonte, 2013, pp. 251-270. ISBN: 978-85-7041-998-9

5 – ROXO, Marco. O Diabo e o Diploma: Como a Difamação do Passado pode ajudar no jornalismo do presente. In SACRAMENTO, Igor e MATHEUS, Letícia Cantarela. História da Comunicação: Experiências e Perspectivas. Rio de Janeiro, Mauad X, 2014, pp. 197-223. ISBN: 978-85-7478-599-8.

6 – ROXO, Marco. Além do Newsmaking: um olhar panorâmico para as pesquisas em jornalismo. In LERNER, Kátia e SACRAMENTO, Igor. Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2014, pp. 61-84. ISBN: 978-85-7541-454-5.

7 – ROXO, Marco. Bunda de malandro velho não se ajeita em calça Lee: o seriado Plantão de Polícia, a malandragem e a modernização dos jornais. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014, 236-270. ISBN: 978-85-8273-897-9.

8 – TROTTA, Felipe e ROXO, Marco. O gosto musical de Neymar: pagode, funk e sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós, v. 17, nº 3, 2014, pp. 1-12.

9 – ROXO, Marco. O jornalismo como etnia de graduados Profissionalismo, Sindicatos e ditaduras. Lumina, Vol.8 • n 2, 2014.

10 – ALBUQUERQUE, Afonso, ROXO, Marco. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Transversais, v. 3, nº 5, jan-jun/2015, p. 27-34.

Orientações em andamento

Helcio Herbert Moreira Da Silva Neto. Mestrado: “Programas esportivos de mesa redonda: os problemas da autoridade jornalística e da brasilidade em pauta”. (2017)

Caio Bruno De Oliveira Barbosa. Mestrado: “O futebol (não) será televisionado: a estatização das transmissões de futebol no Brasil e na Argentina. (2017)

Rosana Berjaga Méndez. Mestrado: “Telejornalismo no Brasil entre o futebol, a memória e a identidade nacional”. (2016)

Aline Grupillo Chagas Reis. Mestrado: “O problema da apuração telejornalística na convergência com a internet: um estudo sobre a utilização do ?amador? no SBT Rio”. (2016)

Seane Alves Melo. Doutorado: “O oculto revelado: construção social do jornalismo investigativo no Brasil”. (2017)

Tatiana Zuardi Ushinohama. Doutorado: “Esporte na televisão v.2.0: modo de transmissão televisiva ‘ao vivo’ e direta na era digital”. (2017)

Icaro Joathan De Sousa. Doutorado: “O futebol como fonte de campanha permanente: uma análise do uso das mídias sociais pelos congressistas ligados à ?Bancada da Bola”. (2016)

Clara Bezerril Câmara. Doutorado: “Personalismo e a Imagem Partidária na reestruturação dos debates políticos construídos pela Imprensa nos Governos FHC e LULA (1999-2006)”. (2015)

André Bonsanto Dias. Doutorado: “A ?revolução? não será comemorada: Comissão da Verdade, 50 anos do golpe e os usos e abusos da memória midiatizada”. (2014)

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