Tipo Doutorado
Ano 2014
Orientador Cezar Avila Migliorin
Título A REALIDADE BRASILEIRA NO CINEMA: AS TEORIAS DOS CINEASTAS BRASILEIROS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO REAL.
Resumo Nosso trabalho consiste em um mapeamento das grandes linhas de discussão da “questão realista” no Cinema Brasileiro; porém, do ponto de vista dos cineastas que, a nosso ver, chegaram a consolidar teorias próprias a respeito. Tendo em vista existirem vários realismos, disputados ao longo do desenvolvimento da técnica e da linguagem do cinema mundial, levantamos a seguinte questão: Por que, na tradição cinematográfica brasileira, o realismo é sempre um discurso de mudança? Nossa tese comprova que, no caso brasileiro, novas reivindicações de realismo correspondem a afirmação de diferentes modos de produção cinematográfica associados a diversos padrões de verossimilhança cinematográfica, que vêm tentar se impor frente aos anteriores. Nossa tese se baseia em uma análise das práticas discursivas dos diretores de cinema de ficção que, em momentos-chave da História dessa arte no Brasil, estiveram disputando a noção de realismo: em seus discursos, em seus escritos, em seus embates institucionais, e até na formação de seus grupos de amigos e de aliados. A comprovação da hipótese se baseia em um levantamento da produção teórica ou jornalística (manifestos, entrevistas, textos diversos) de diretores de longa-metragens de ficção, na qual o debate sobre a questão realista se fez presente como principal tópico, ao longo da história do Cinema Brasileiro. Propomos assim uma História da Discussão Realista no nosso Cinema, contribuindo para uma História das Idéias no Brasil.

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