Tipo Doutorado
Ano 2011
Orientador PROF.ª DR.ª ANA LUCIA SILVA ENNE
Título À sombra da floresta’: os sujeitos amazônicos entre estereótipo, invisibilidade e colonialidade no telejornalismo da Rede Globo
Resumo Este trabalho aborda a relação entre Amazônia e Brasil, entre os sujeitos de uma região e o país no qual esta região está inserida. A partir da análise dos telejornais exibidos nacionalmente pela Rede Globo de Televisão, observa-se o modo como jornalistas concentrados no Sudeste do país constroem a imagem da Amazônia. Tendo o texto televisivo como foco da análise, buscam-se as marcas de identidade e alteridade na representação do ‘outro’amazõnico e na re-produção de formações ideológicas construídas desde a conquista da América. Observa-se a visão de mundo dos jornalistas e o modo como ofertam a visibilidade e se apropriam da região, da floresta e dos sujeitos no contexto da nacionalidade, por meio da análise do discurso verbal e imagético das reportagens. Os sujeitos e a região, enquanto personagens do mundo do texto, são ofertados como inferiores, fracassados e apagados diante da importância da floresta para o país e para o mundo. As narrativas reafirmam, na fixidez das representações, a presença de estereótipos que retomam relações históricas de colonialidade, onde a Amazônia se faz como selvagem em oposição ao Sudeste civilizado. Desta forma, confirma-se nos textos a produção da ‘diferença cultural’ e as marcas da inferioridade e da subalternidade na representação do ‘outro’ amazônico, enraizadas em relações de poder e saber produzidas histórica e culturalmente.

Visualizar anexo