Processo Seletivo Teste
Nesta página você encontra informações sobre o processo seletivo e documentos ligados a ele.
Edital de Mestrado para 2021
1. Edital para ingresso no Mestrado em Comunicação em 2021
2. Documentos para a pré-inscrição no processo seletivo (primeira fase):
- Ficha de inscrição
- Formulário de autodeclaração (ações afirmativas étnico-raciais)
- Formulário de autodeclaração (travestis e transexuais)
- Formulário de autodeclaração (ampla concorrência)
- Site para gerar a GRU
3. Instruções para a inscrição definitva no processo seletivo (segunda fase):
Cada candidata/o deve enviar, entre os dias 10 de setembro e 19 de outubro, os documentos especificados no item 2.3.2 do edital para o e-mail da seleção: mestrado.ppgcom.uff@gmail.com
O e-mail deve ser intitulado de “Inscrição Definitiva – M028000”, substituindo este número pelo seu código de inscrição, enviado na etapa anterior.
São, ao todo, seis arquivos, e é necessário seguir exatamente o que está descrito no edital sobre o formato de cada documento. Qualquer ausência ou erro no envio dos documentos poderá acarretar na eliminação da/o candidata/o. Uma confirmação de recebimento será enviada em até 3 (três) dias úteis.
Antes de prosseguir com a inscrição, confira as perguntas frequentes.
Edital de Doutorado para 2021
1. Edital para ingresso no Doutorado em Comunicação em 2021
2. Documentos para a pré-inscrição no processo seletivo:
- Ficha de inscrição
- Formulário de autodeclaração (ações afirmativas étnico-raciais)
- Formulário de autodeclaração (travestis e transexuais)
- Formulário de autodeclaração (ampla concorrência)
- Site para gerar a GRU
3. Instruções para a inscrição definitva no processo seletivo (segunda fase):
Cada candidata/o deve enviar, entre os dias 10 de setembro e 19 de outubro, os documentos especificados no item 2.3.2 do edital para o e-mail da seleção: doutorado.ppgcom.uff@gmail.com
O e-mail deve ser intitulado de “Inscrição Definitiva – D026000”, substituindo este número pelo seu código de inscrição, enviado na etapa anterior.
É necessário seguir exatamente o que está descrito no edital sobre o formato de cada documento. Qualquer ausência ou erro no envio dos documentos poderá acarretar na eliminação da/o candidata/o. Uma confirmação de recebimento será enviada em até 3 (três) dias úteis.
Antes de prosseguir com a inscrição, confira as perguntas frequentes.
Perguntas frequentes - Seleção 2021
1. Envio do projeto e inscrição definitiva (segunda fase)
- Pergunta: O programa tem um modelo de projeto de pesquisa?
- Resposta: Não possuímos nenhum modelo para o projeto. O formato do projeto está especificado no item 2.3.3 do edital e todas as orientações devem ser seguidas.
- P: Marquei uma linha de pesquisa no formulário de pré-inscrição, mas quero mudar para a outra linha. É possível?
- R: Sim, é possível trocar a linha de pesquisa escolhida. Para realizar a troca, basta informá-la no ato da inscrição definitiva (segunda fase da seleção).
- P: Preciso enviar comprovantes para as atividades e publicações relatadas no Currículo Lattes?
- R: Nesta etapa da seleção, não é necessário enviar os comprovantes das atividades do Lattes. O programa pode, no entanto, exigir a apresentação de comprovantes na convocação para a matrícula, então só mantenha no Lattes atividades que possam ser comprovadas.
- P: Minha identidade já possui o número do CPF. Preciso enviar o CPF escaneado mesmo assim?
- R: Nos casos em que o documento de identidade apresentar o número do CPF, não é necessário enviar o CPF separadamente. A identidade será suficiente.
- P: Quais documentos de identificação são válidos para processo seletivo?
- R: Os documentos válidos são identidade, CNH ou passaporte.
- P: Não consigo enviar todos os arquivos por e-mail porque eles são muito pesados. Como faço?
- R: Em primeiro lugar, certifique-se de estar enviando somente os documentos solicitados pelo edital. Caso eles excedam o tamanho aceito pelo e-mail, envie uma parte em um e-mail e a outra parte em resposta. Não serão aceitos arquivos compactados (.zip, .rar) ou enviados por meio de link para o Google Drive.
- P: Posso fazer a foto 3×4 em casa?
- R: Sim. As exigências quanto à foto são apenas que esteja em fundo neutro, que mostre claramente o rosto do candidato e que esteja em formato proporcional ao 3×4 (3 na horizontal, 4 na vertical). Existem sites e aplicativos gratuitos para transformar fotos em 3×4, mas este procedimento pode ser feito até mesmo pelo Microsoft Word.
Editais e documentos anteriores
Banca Avaliadora e Bibliografia
Edital Doutorado – seleção 2020
Edital Mestrado- seleção 2020
Resultado final de doutorado – Ampla concorrência (seleção 2020)
Resultado final de doutorado – Optantes pelo sistema de cotas (seleção 2020)
Resultado final de mestrado – Ampla concorrência (seleção 2020)
Resultado final de mestrado – Optantes pelo sistema de cotas (seleção 2020)