Processo Seletivo

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação em 2024 foi finalizado.

O próximo processo seletivo, para ingresso em 2025, deve ter o edital publicado entre junho e julho de 2024.

Perguntas Frequentes - Seleção 2024
  • Pergunta: O programa tem um modelo de projeto de pesquisa?
  • Resposta: Não temos nenhum modelo para o projeto. O formato do projeto está especificado no item 2.3.3 do edital e todas as orientações devem ser seguidas.
  • P: Preciso enviar comprovantes para as atividades e publicações relatadas no Currículo Lattes?
  • R:Nesta etapa da seleção, não é necessário enviar os comprovantes das atividades do Lattes. O programa pode, no entanto, exigir a apresentação de comprovantes na convocação para a matrícula, então só mantenha no Lattes atividades que possam ser comprovadas.
  • P: Minha identidade já possui o número do CPF. Ainda assim preciso enviar o próprio CPF?
  • R: Não. Nos casos em que o documento de identidade apresentar o número do CPF, a identidade será suficiente.
  • P:Quais documentos de identificação são válidos para processo seletivo?
  • R: Os documentos válidos são identidade, carteira de trabalho, CNH ou passaporte.
  • P:Posso fazer a foto 3×4 em casa?
  • R: Sim. As exigências quanto à foto são apenas que seja colorida, esteja em fundo neutro, mostre claramente o rosto do candidato e esteja em formato proporcional ao 3×4 (3 na horizontal, 4 na vertical). Existem sites e aplicativos gratuitos para transformar fotos em 3×4, mas este procedimento pode ser feito até mesmo por editores de texto como o Microsoft Word.
  • P: Ainda não possuo diploma. Posso enviar a ata de defesa para substituí-lo?
  • R: Não. Conforme edital, os únicos documentos que podem substituir o envio do diploma são a certidão de conclusão ou a declaração de previsão de formatura. Estes documentos normalmente são emitidos pela coordenação, departamento ou secretaria do curso.
  • P: Meu histórico ou certificado de conclusão não tem assinatura. Ele é válido?
  • R: Para que os documentos sejam válidos, eles precisam ter algum tipo de certificação. Na ausência de assinatura, é necessário que tenha um certificado digital de autenticidade. Não serão aceitos documentos sem certificação ou assinatura.
  • P: Escaneei meu documento de cabeça para baixo ou de lado. Ele será aceito?
  • R: Não. Para que seu documento seja aceito, ele precisa estar na orientação correta e ser imediatamente legível. Existem sites e aplicativos gratuitos que giram documentos em PDF.
  • P: Posso pagar a GRU por algum aplicativo de banco ou é necessário ir até uma agência?
  • R: A GRU precisa ser paga no Banco do Brasil. Para corrrentistas do banco, existe a possibilidade de pagar via aplicativo. Para quem não é cliente, é necessário ir até uma agência para fazer o pagamento.
  • P: Meu parente/amigo/conhecido é corentista do Banco do Brasil, mas eu não sou. Ele pode pagar a minha GRU pelo aplicativo, para evitar que eu precise ir até a agência?
  • R: Sim, o pagamento da GRU pode ser feito por terceiros, desde que eles não sejam candidatos neste mesmo processo seletivo. Além disso, a GRU precisa ser gerada com o CPF e nome do candidato, mesmo que ela vá ser paga por outra pessoa.
  • P: O formulário de autodeclaração precisa ser impresso e assinado fisicamente?
  • R: Não, o formulário pode ser preenchido e assinado virtualmente, desde que o candidato consiga inserir uma assinatura digital idêntica à assinatura física. Caso não tenha uma assinatura digital, ela pode ser criada em poucos minutos com o seguinte procedimento:
    1. Assine um papel em branco;
    2. Escaneie ou fotografe sua assinatura;
    3. Remova o fundo da imagem com a assinatura. Existem aplicativos e sites gratuitos para realizar facilmente este procedimento na internet.
    4. Insira no formulário a imagem da sua assinatura, já com o fundo removido.

Para perguntas frequentes sobre o PPGCOM, clique aqui.

Skip to content