Tipo Mestrado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º FELIPE TROTTA DA COSTA
Título A MÚSICA INSTRUMENTAL DO MACACO BONG: ROCK SEM PALAVRAS E INDÚSTRIA DA MÚSICA EM DISPUTA
Resumo O cenário de música independente no Brasil do século XXI vem desenvolvendo características
particulares de produção, circulação e consumo que revelam interessantes disputas simbólicas.
Nesta dissertação, analisaremos a relação entre algumas das estratégias empregadas neste
cenário, a partir da banda Macaco Bong. O grupo, aliado ao Circuito Fora do Eixo – circuito de
artistas independentes – trabalhou sob a égide de banda-programa, conceito interessante para
analisarmos novas práticas e apropriações de processos comunicacionais utilizados por
produtores independentes, em busca de trazer à luz algumas disputas por diferenciação e
legitimidade tanto do circuito independente quanto do mainstream fonográfico no Brasil.
Observaremos de que modo as composições musicais, aliadas a tecnologias de gravação,
apresentação e distribuição, acionam determinados tipos de militância digital e autonomia
artística; mas, ao mesmo tempo, entendendo que as mesmas, ainda que percorrendo um espaço
paralelo ao mainstream, não podem ser alijadas de um diálogo minimamente próximo ao
mercado surgido em meio à indústria da música.

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