Título: A cultura da game music: consumo e produção de fãs em momentos além-jogo

Tipo: Doutorado
Ano: 2019
Orientador: Felipe Trotta
Link para acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16337

Resumo
Esta tese tem como objetivo apresentar uma análise sobre as práticas de consumo e produção de game music desenvolvidas por fãs que ocorrem fora do momento de jogo. Para realizar essa análise, foi produzido um estudo de caso de práticas de produção e consumo de game music que ocorrem em contextos ao vivo, com os shows da Video Games Live e das bandas MegaDriver e Gameboys, e online, em canais de game music no YouTube. Diante disso, o conceito de performance é central para as descrições e análises do objeto produzidas nesta tese, pois é no acontecimento musical que se expressam as sociabilidades diversas, expondo, assim, o tipo de relação dialógica existente entre os fãs dessa música e as características da cultura da game music. Os dados produzidos na pesquisa demonstraram que a game music é um tipo de música/conceito pelo qual os fãs produzem experiências diversas, muitas vezes remetendo aos momentos que vivenciaram nos jogos. Contudo, outras práticas culturais se associam à game music e constróem uma experiência em que podem ser projetadas subjetividades diversas em meio aos fluxos sociais coletivos. As performances musicais de game music, em vídeo ou ao vivo, tornam-se o momento em que os atores exploram os limites da experiência para produzir expressões identitárias de si, de fã da cultura dos games ou relacionada a algum outro tipo de música. Nesse sentido, a game music não se destaca, portanto, por ser um tipo de música de regras rígidas. Pelo contrário, é na sua imprecisão conceitual que são produzidos os movimentos apropriativos dos fãs. Eles encontram formas de entender e se relacionar com outros fãs por meio dessa música de forma consonante, ao imaginar certo senso de pertencimento à cultura dos games. Desse modo, criam suas próprias experiências a nível subjetivo sem se desvincular dos jogos e dos elementos da cultura dos games.

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