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Linhas de pesquisa: Mídia, Cultura e Produção de Sentido;

Grupo de pesquisa: CiteLab – Laboratório de investigação em ciência, inovação, tecnologia e educação

CV resumido (português)

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permante do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do “Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab)”, em que se desdobra nos grupos de Pesquisa “Laboratório de Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência” e “Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas”. É membro pesquisadora do INCT em Administração de Conflitos (Ineac), coordenadora do Fórum de Comunicação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF e editora das revistas Contracampo e E-compós. Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas, as disputas sobre a informação e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e a administração de conflitos informacionais.

CV resumido (inglês)

PhD in Communication from Universidade Federal Fluminense and permanent professor of the Graduate Program in Communication at UFF. Coordinator of the “Research Laboratory in Science, Innovation, Technology and Education (Cite-Lab)”. She is a research member of the INCT in Conflict Management (Ineac), of the Unesco Chair in Multilingualism and coordinator of the UFF Scientific Communication Forum. She has been researching disinformation related to science, disputes over scientific information and interactional processes in the production of knowledge, from a perspective focused on the strategic development of communication and technology to face disinformation, with a focus on informational conflict management.

Interesses de orientação

Desinformação científica, disputa sobre a informação na era digital e letramento midiático e Informacional, comunicação estratégica e divulgação científica, circuitos e circulação do conhecimento, indicadores de avaliação das políticas científicas e metodologias participativas para pesquisa, desenvolvimento e inovação social.  

Projetos de pesquisa

Projeto 1 e principal:

Mapeamento da circulação de desinformação científica em ambientes digitais e disputas sobre a credibilidade científica em tempos de crise epistêmica

A desinformação digital – também chamada de ‘notícias falsas’, ‘fatos alternativos’ ou ‘pós-verdade’, entre outros – tem sido amplamente discutida em debates públicos e políticos recentemente. Também recebeu atenção acadêmica, com pesquisadores analisando como a desinformação opera on-line. Diante do crescimento de movimentos anticiência em vários países, a proposta desta pesquisa é compreender as disputas relacionadas à legitimidade da informação científica circulam em redes sociais, buscando desenvolver estratégias para o enfrentamento à desinformação científica nesses espaços digitais.

Apoio: CNPq e Faperj

Mapping the circulation of scientific misinformation in digital environments and disputes over scientific credibility in times of epistemic crisis

Digital misinformation and disinformation – also called ‘fake news’, ‘alternative facts’ or ‘post-truth’, among others – has been widely discussed in public and political debates recently. It has also received academic attention, with researchers analyzing how disinformation operates online. In view of the growth of anti-science movements in several countries, the purpose of this research is to understand the disputes related to the legitimacy of scientific information circulating on social networks, seeking to develop strategies to face scientific misinformation in these digital spaces.

Funding: CNPq and Faperj

Projeto 2:

Conflitos e Diálogos na Escola: Educação Científica e Letramento Midiático no Estado do Rio de Janeiro

A proposta deste projeto consiste na organização de feira científica, buscando trabalhar a educação científica a partir de temas relacionados à administração de conflitos em ambientes escolares, a partir de temas relacionados às suas próprias realidades. Através de estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológicos, reflexão midiática e produção de mídia como forma de expressão, os alunos terão contato com diferentes áreas do conhecimento, e serão desafiados a pensar maneiras criativas de abordar os temas relacionados às suas vivências, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. A proposta é que os alunos tenham contato com a educação científica através de uma perspectiva multidisciplinar, a partir de temas relacionados às suas experiências cotidianas e demandas sociais, e que possam utilizar as mídias como espaço de reflexão, produção e expressão de seus direitos. Este projeto buscará atuar em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Queimados, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Três Rios, entre outros.

Apoio: CNPq

Parceiro: INCT Ineac

Conflicts and Dialogues at School: Science Education and Media Literacy in the State of Rio de Janeiro

The purpose of this project is to organize activities related to science education, based on themes related to conflict management in school environments, on themes related to their own realities. Through stimulating technological innovation and development, media reflection and media production as a form of expression, students will have contact with different fields of knowledge and will be challenged to think of creative ways to approach themes related to their experiences, from a multidisciplinary perspective. The proposal is that students have contact with science education through a multidisciplinary perspective, based on themes related to their daily experiences and social demands, and that they can use the media as a space for reflection, production and expression of their rights. This project will seek to operate in ten municipalities in the State of Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Queimados, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Três Rios, among others.

Finding: CNPq

Partnership: INCT Ineac


Projeto 3

Geopolítica, circulação da ciência e políticas científicas avaliativas no Sul Global

A proposta deste projeto é compreender como circulam as produções científicas dos países do Sul Global e como estes circuitos são fundamentais para proposições políticas científicas estratégicas buscando ampliar o impacto e o alcance da Ciência nestes países. Partindo do princípio de que cada área e cada país possuem modos de circulação diferentes de suas produções, com critérios de avaliação próprios, e a existência de circuitos hegemônicos e alternativos que se consolidam no cenário global da Ciência, Tecnologia e Inovação, nossa proposta é compreender como estas produções se inserem neste espaço de circulação da Ciência em um cenário mundial, tendo como foco propor estratégicas voltadas para as políticas científicas organizacionais, buscando fomentar o impacto social e científico da produção científica no Sul Global.

Geopolitics, science circulation and scientific evaluative policies in the Global South

The purpose of this project is to understand how the scientific productions of the countries of the Global South circulate and how these circuits are fundamental for strategic scientific political propositions seeking to expand the impact and scope of science in these countries. Assuming that each area and each country have different modes of circulation of their productions, with their own evaluation criteria, and the existence of hegemonic and alternative circuits that are consolidated in the global scenario of Science, Technology and Innovation, our proposal is to understand how these productions fit into this space of circulation of Science in a world scenario, focusing on proposing strategies aimed at organizational scientific policies, seeking to foster the social and scientific impact of scientific production in the Global South.


Publicações:

ALBUQUERQUE, S. ; OLIVEIRA, Thaiane . Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a consolidação do Fórum de Editores e Comunicação Científica da UFF. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM REVISTA, v. 7, p. 23-31, 2020.

OLIVEIRA, Thaiane; QUINAN, R. ; TOTH, J. P. . Antivacina, fosfoetanolamina e Mineral Miracle Solution (MMS): mapeamento de fake sciences ligadas à saúde no Facebook. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 90-111, 2020.

ALBUQUERQUE, A. ; OLIVEIRA, Thaiane ; ALVES, M. ; ALBUQUERQUE, S. . Structural Limits to the De-Westernization of the Communication Field: The Editorial Board in Clarivate’s JCR System. Communication, Culture and Critique, v. tcaa015, p. sn, 2020.

OLIVEIRA, T.. As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 24, p. 191-215, 2019.

SOUZA, L. ; OLIVEIRA, T. . O fazer científico da pesquisa-ação: mapeando o conceito de engajamento em uma perspectiva multidimensional. REVISTA LATINOAMERICANA DE METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOCIAL, v. 17, p. 69-85, 2019.

OLIVEIRA, T.. As Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina: desafios para a democratização do conhecimento. Transinformacao, v. 31, p. 1-7, 2019.

OLIVEIRA, T.; GROHMANN, R. ; ROSSINI, M. ; SACRAMENTO, I. . Transformações na comunicação científica. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 22, p. 1, 2019.

OLIVEIRA, T.; HENRIQUE FILHO, J. ; PARREIRA, C. ; PANTOJA, R. . Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE), v. 48, p. 285-293, 2019.

Orientações em andamento:

Lumárya Souza de Sousa: O letramento midiático e informacional no Sul Global (2018) – Universidade Federal Fluminense

Alex Sandro Beckhauser: Política e Planejamento Linguistico na na ciência e na educação superior: o consumo da ciência em português e espanhol (2017) – Cátedra Unesco de Políticas para o multilinguismo

Mariana Tavares Ayres: Appropriation de la résistance par le discours narratif de la publicité  – Sorbonne Université