O Institute for Cultural Inquiry (ICI), sediado em Berlim, na Alemanha, realiza nos dias 5 e 6 de maio o simpósio Haunted by Homes, com o objetivo de debater a noção de “lar” desde uma perspectiva mais ampla e complexa, com foco nos sujeitos migrantes. Organizado pela pesquisadora Dra. Amina ElHalawani, do ICI, o evento tem como co-organizadores e parceiros o TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global, o Interdisciplinary Centre for Global South Studies (ICGSS) e o Center for Gender and Diversity Research (ZGD), ambos vinculados à Universidade de Tübingen (Alemanha).

O coordenador do TRAVESSIA e professor do PPGCOM/UFF, Fernando Resende, e o doutorando Daniel de Moura Pinto apresentam o trabalho “Home as Motion, Being Away as Re-existence: Brazilian Black Diaspora in Grace Passô´s film Republic”. O simpósio é gratuito, em formato híbrido, e pode ser acompanhado presencialmente ou por meio de plataforma de videoconferência.

Sobre o Haunted by Homes
Embora a noção de “lar” seja frequentemente teorizada como uma categoria referente ao espaço, quando se leva em conta os sujeitos migrantes ela torna-se mais delicada. Ela traz à tona relações complexas que vão além das dicotomias redutivas de “lar” e “fora”, “local de origem” e “local de residência”, que os estudos pós-coloniais e da diáspora costumam enfatizar. Com o aumento dos movimentos migratórios nos últimos anos, torna-se crucial refletir sobre como definir o “lar” ou o processo de constituição do lar, na tentativa de explorar a experiência de habitar e dos atravessamentos intersubjetivos do viver.
A proposta do simpósio é explorar experiências e narrativas acerca do “lar” abertas a exterioridade das relações subjetivas que constituem o “ser” e “estar” do movimento migratório, a partir dos atravessamentos na literatura, na arte e no cinema. Ao focar na expressão (“lar”) como um processo aberto e contínuo; nas suas dimensões temporais e espaciais; na sua existência como um conjunto de relações com os objetos, as pessoas e o mundo como um todo; e em suas dimensões imaginadas e imaginárias na definição de tais relações, o simpósio aborda questões como o processo de constituição do “lar”, pertencimento, migração, memória, nostalgia e afeto

Inscrições
A programação completa e as instruções de como se inscrever estao disponíveis no site do simpósio (link abaixo). Importante lembrar que como o evento será realizado na Alemanha, o fuso horário é cinco horas adiantado em relação ao horário de Brasília.