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CV resumido
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), coordena o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e de Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI), o Laboratório de Estudos sobre Intrigas Mediáticas (Media_Müthos) e a Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia (Rede_GRAFO). Autor de O Olho Suspenso do Novecento: plasticidade e discursividade visual no fotojornalismo moderno (Rio: Azougue, 2014), conduz projetos de análise dos materiais expressivos da cultura mediática, a partir de modelos semióticos, estéticos, poéticos e narratológicos da análise da cultura visual e audiovisual, pelo viés heurístico do « estilo da intriga » que atravessa os produtos desse universo (fotojornalismo, quadrinhos e narrativas gráficas e ficção seriada televisiva).

Interesses de orientação 
Análise e Teorias da Fotografia;
Estudos sobre Narrativas Gráficas;
Teorias da Narrativa Visual;
Abordagens Estéticas da Comunicação;
Poéticas da Serialidade na Cultura Mediática

Projeto de Pesquisa em Curso

Mutações do Riso: plasticidade visual e modulações narrativas da incongruência cômica na arte de Laerte Coutinho (dos Piratas do Tietê até o Manual do Minotauro)
 
Resumo: No triênio a seguir deste projeto de pesquisa (2022/2025, pretendocontinuar esse exame do fenômeno das novas inflexões que ocorrem em determinados aspectos da organização plástica e textual da produção do humor, no contexto específico deste dispositivo das tirinhas diárias de jornais: no triênio anterior, mapeamos um espectro mais abrangente de casos eleitos como universo empírico preferencial (com especial atenção sobre o trabalho da artista Laerte Coutinho), no interior dos quais notam-se algumas das variáveis desta alegada “mutação do riso”, no contexto das tirinhas ou de formatos a ela assemelhados .Os aspectos através dos quais esta outra inflexão dos gêneros cômicos encontra sua expressão no humor gráfico são evidentemente variados e cobrem uma extensão dos elementos constituintes da arte dos quadrinhos que merece cuidado de minhaparte: sobretudo, não se deve supor que esta transformação altere por completo o caráter mais “sintético” como qual a estrutura episódica deste gênero consolidou sua relação com o público leitor, em termos de uma valorização do sentido mais abreviadodos eventos narrados e da valorização das economias actanciais próprias da comicidade, com seu desenho de caráter baseado nas clássicas idéias de “inferioridade” de seus personagens, assim como de um “mundo das ações” calcado em situações ordinárias e mecânicas da vida comum.

 

Publicacões

« (Des) Aventuras do Índice nas Teorias da Fotografia ». Interin (UTP), v. 25, p. 9-26, 2020. (http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2020.Vol25.N2.pp9-26).

« Encenação e Aspecto : inflexões estilísticas na mise en scène da obra seriada televisiva de Aaron Sorkin ». ANIKI: REVISTA PORTUGUESA DA IMAGEM EM MOVIMENTO, v. 6, p. 81-105, 2019. (http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v6n1.453)

(com João Senna Teixeira e Raphaël Baroni). « O Fazedor de Relógios: sistemas da temporalidade narrativa em Watchmen ». Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 21, p. 140-166, 2019.

« Disjonction, itération, sérialisation, curiosité : l’unité épisodique du gag visuel dans l’humour graphique ». Cahiers de Narratologie, p. 1-17, 2018. (http://dx.doi.org/10.4000/narratologie.8970)

(com Maria Carmem Jacob Souza). « Dimensões da autoria e do estilo na ficção seriada televisiva ». MATRIZES (ONLINE), v. 12, p. 53-77, 2018. (http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p53-77)

(com Consuelo Lins). « Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães. Significação-Revista de Cultura Audiovisual » v. 44, p. 278-297, 2017. (http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125787)

« Fotografia: teoria, interrompida? ». GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 59-71, 2017. (http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554233808)

« Beyond the fixity of drawing: aspectuality and narrative virtualities of depiction in caricature ». Journal of Graphic Novels and Comics, v. 7, p. 334-347, 2016. (http://dx.doi.org/10.1080/21504857.2016.1152988).

« Disjunção, Iteração, Serialização: a gag como unidade episódica no humor gráfico ». ESFERAS, v. 9, p. 91-100, 2016.

“The Pace of a Visual Joke : narrative rhythm in daily strip comics”. In: Fictions: studi sulla narratività, v. XXI, p. 89-105, 2022;
(com Wanderley Anchieta). “Mecanismos da Disparidade Cognitiva em Narrativas Seriadas Televisivas”. In: E-COMPÓS, v. 24, p. 1-21, 2021, https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2027;
(com Greice Schneider e João Senna Teixeira). “Comics, Non-Narrativity, Non-Eventfulness: three examples from Brasil”. In: Closure: Kieler e-Journal für Comicforschung, v. 8, p. 99-112, 2021; 
(com Greice Schneider). “O princípio iterativo na arte dos quadrinhos: aproximações narratológicas a uma poética da repetição”. In: REVISTA FAMECOS, v. 27, p. 1-18, 2020. https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistafamecos/article/view/34008;
“Dois Dogmas da Poética do Storytelling Televisual: transcedência culturalista e imanência mediática em Jason Mittell”. In: Contemporanea, v. 18, p. 25-46, 2020. https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/32462

Orientações em andamento

Douglas Feitosa Romão. Doutorado: « Por uma Poética da Transparência na Fotografia Documental do Entre-Guerras na Europa ». (2018)

Josenilma Aranha Dantas. Doutorado: « Montar Imagens em Ruína: as poéticas contemporâneas que dão ‘forma ao resto ». (2022).

Luá Octaviano de Oliveira. Mestrado : « Realidades possíveis: construção de mundos nos jogos de realidade alternativa do seriado Mr. Robot » (2020).

Nataly Costa Fernandes Alves. Doutorado: « Quadrinizadas – as mulheres e o “desenho de si” nas histórias em quadrinhos » (2022).

Pedro Barata Gomes. Mestrado: « Padrões formais da encenação e a atmosfera do canal Hallmark – uma análise dos seriados “When Calls the Heart” e “Chesapeake Shores” » (2019)

Pedro Pereira Drumond. Doutorado: « A ruína do sensível e a comunicação sobrevivente: estéticas e retóricas do mau funcionamento das mídias no contemporâneo » (2019).

Priscila Mana Vaz. Doutorado: « Por Uma Poética da Serialização de Contos de Fadas na Cultura Audiovisual Contemporânea » (2018).

Renata Tavares Benia. « Absorto na cena: considerações sobre fotojornalismo e espectatorialidade » (2022).

Victoria de Lima Regis. Mestrado : « Então essa é a fábrica de sonhos: O fazer novelístico infantil e construção da identidade do Sistema Brasileiro de Televisão ». (2020).

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