E-mailfernanda.carrera@eco.ufrj.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9858189664859918
Línea de investigación: Estéticas y Tecnologías de la Comunicación
Grupo de investigación: LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ)

CV resumido
Profesor de la Facultad de Comunicación de la UFRJ. Doctor en Comunicación en la Universidad Federal Fluminense (UFF). Magíster en Comunicación y Cultura Contemporánea en la Universidad Federal de Bahía (UFBA) y graduado en Publicidad y Propaganda en la Universidad Católica de Salvador (UCSAL). Investiga raza, género y cultura digital.

Intereses de tutoría
– Raza, género y representación en el entorno digital;
– Algoritmos y sesgos interseccionales.
– Tecnologías digitales e impactos sociales
– Cultura digital, identidades e interacción
– Comunicación de marca, consumo y sociabilidad en redes sociales

Proyecto de investigación
Con el objetivo de comprender las relaciones entre tecnología, estructuras sociales y representaciones de subjetividades, el proyecto pretende mapear los modos de hiperritualización de género y raza manifestados en los bancos de imágenes digitales contemporáneos y sus relaciones con los principios de colonialidad algorítmica, que fundamentan las herramientas tecnológicas en inteligencia artificial, machine learning y chatbots.

Publicaciones 

ARTÍCULOS
CARRERA, F. A. S.; CARVALHO, D. . Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 99-114, 2020.

CARRERA, F. A. S.. Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. Eptic On-Line (UFS), v. 22, p. 6-28, 2020.

CARRERA, F. A. S.; TORQUATO, C. . Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 17, p. 84-107, 2020.

KRUGER, P. ; CARRERA, F. A. S. . Publicidade Inteligente: convergências entre os chatbots e as marcas.. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, p. 27-41, 2020.

CARAVINA, H. ; CARRERA, F. A. S. . O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de ?A Hora de Lembrar?. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 5, p. 274-290, 2020.

CARRERA, F. A. S.; POLIVANOV, B. . Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. InTexto, p. 74-98, 2019.

CARRERA, F.. Ciberpublicidade, gênero e Goffman: hiper-ritualizações no contexto digital. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-18, 2019.

VIANA, G. ; CARRERA, F. A. S. . A (in)visibilidade da mulher negra youtuber. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 707-724, 2019.

CARRERA, F. A. S.. Expansão do self, Congruência, Verificação: outros caminhos teórico- metodológicos para a compreensão do papel da marca e da publicidade na produção identitária do consumidor. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 55-70, 2017.

CARRERA, Fernanda; BERNARDAZZI, Rafaela ; XAVIER, A. ; BEATRIZ, H. ; OLIVEIRA, L. . Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. Revista Teknokultura, v. 14, p. 339-350, 2017.

CARRERA, F. A. S.. Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras. Tabuleiro de Letras, v. 9, p. 50-67, 2016.

CARRERA, F. A. S.. A Ciberpublicidade: Reflexão Contextual para o Mapeamento das Reconfigurações Publicitárias na Contemporaneidade. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE), v. 38, p. 177-207, 2016.

CARRERA, F. A. S.. O discurso da ciberpublicidade: perspectivas conceituais para o estudo das estratégias discursivas da publicidade contemporânea. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 4, p. 37-45, 2016.

CARRERA, F. A. S.. Identidade da marca e ambiente digital: Personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade. RIZOMA, v. 4, p. 221, 2016.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. Trama (Universidade Estácio de Sá), v. 01, p. 01-17, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A habilidade social da marca: uma reflexão sobre interação marcaindivíduo no ambiente digital. Tríade, v. 3, p. 91-107, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 22, p. 54-70, 2015.

CARRERA, F. A. S.. O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Eptic On-Line (UFS), v. 1, p. 33-44, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Mais do que um simples apertar de botão: uma reflexão sobre regimes de espectatorialidade e imersão na publicidade pervasiva. CUADERNOS.INFO, v. 34, p. 47-59, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In Texto (UFRGS. Online), v. 30, p. 184-201, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . -Cabelo de Bombril-? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. NOVOS OLHARES, v. 2, p. 67, 2013.

CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 239-262, 2012.

CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e contrução de subjetividade em sites de redes sociais. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 11, p. 1-18, 2012.

 

CAPÍTULOS DE LIBROS
CARRERA, F. A. S.. Racismo e sexismo em bancos de imagens digitais: análise de resultados de busca e atribuição de relevância na dimensão financeira/profissional. In: Tarcízio Silva. (Org.). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos. 1ed.São Paulo: LiteraRua, 2020, v. 1, p. 147-163.

MARTINS, V. ; CARRERA, F. . Empoderamento como elemento chave na publicidade feminista. In: Eduardo Dieb. (Org.). Quais são as mulheres na publicidade: identidade, papéis, gênero, estereótipo, LGBTI+ e profissão. 1ed.São Paulo: Árvore Digital, 2020, v. 1, p. 145-171.

CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, Ethos e Gerenciamento de Impressões de Redes Sociais Temáticas: o caso Skoob.. In: José Carlos Ribeiro; Thais Miranda; Ana Terse Soares. (Org.). Práticas Interacionais em Rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 71-87.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In: Guilherme Nery Atem; Thaiane Moreira de Oliveira; Sandro Tôrres de Azevedo. (Org.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 67-82.

 

LIBROS
CARRERA, F. A. S.. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 323p .

TORQUATO, C. (Org.) ; CARRERA, F. A. S. (Org.) . Mídia e Diversidade: Caminhos para Reflexão e Resistência. 1. ed. João Pessoa: Xeroca, 2018. v. 1. 534p

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