Tipo Mestrado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º FELIPE DA COSTA TROTTA
Título A GERAÇÃO DO “SAMBA SEM SOBRENOME” PÓS 1990: Discursos e atravessamentos étnicos e sociais em um grupo sonoro carioca
Resumo O presente trabalho busca contribuir para o debate acadêmico sobre música popular,
analisando mais especificamente o circuito do samba de raiz que tem se consolidado no
boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, desde o fim da década de 1990. Frequentada
principalmente por jovens brancos e de classe média, essa cena revela importantes
atravessamentos étnicos e de classe e é caracterizada tanto pela conservação de uma tradição e
uma memória coletiva ligadas ao universo do samba quanto por novas articulações entre o
gênero e o mercado musical carioca. A partir de uma revisão bibliográfica que busca
problematizar tensões, negociações e representações de pobreza e negritude no universo do
samba, faz-se um estudo de caso de artistas que compõe o grupo sonoro pesquisado: Grupo
Semente e Teresa Cristina, Moyseis Marques, grupo Casuarina e Roberta Sá. Através da
análise dos discursos e conteúdos, delineia-se um perfil dessa geração, buscando compreender
questões ideológicas e demandas simbólicas do segmento. Por fim, propõe-se um debate
sobre usos políticos da música popular, realizando um paralelo entre o consumo de samba e
funk em uma favela carioca. Mais do que analisar a formação de um novo circuito musical no
Rio de Janeiro, esta pesquisa visa compreender a forma pela qual um segmento da sociedade
carioca se define e forma a percepção do que é – ou gostaria de ser.

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