Título O COMPORTAMENTO MULTITELA NA TV SOCIAL: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil

Tipo Doutorado
Ano 2018
Orientador Bruno Roberto Campanella

Resumo Esta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social – forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e , com alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.

Visualizar anexo