Tipo Doutorado
Ano 2016
Orientador Prof. Dr. Felipe Trotta
Título VOU FICAR DE ARQUIBANCADA PRA SENTIR MAIS EMOÇÃO: Técnicas sônicas nas dinâmicas de produção de partidas de futebol do Clube Atlético Mineiro
Resumo Este trabalho investiga as técnicas sônicas utilizadas no contexto esportivo do futebol para a
construção de partidas do Clube Atlético Mineiro, de Belo Horizonte, também conhecido
como Galo. A tese busca compreender as formas como as sonoridades emitidas durante o
jogo de futebol, de acordo com o que acontece no gramado, são utilizadas pela torcida a fim
de articular-se e desarticular-se na arquibancada como multidão ou como grupos identitários
diversos em dinâmicas de uníssono e balbúrdia. Esses processos efêmeros viabilizam ao
público incentivar ou desestimular os atletas em campo, abrindo uma possibilidade de
participação dos espectadores na produção do espetáculo futebolístico. A hipótese que norteia
a pesquisa é a de que a torcida, em sua performance sonora nas arquibancadas, manipula os
sons, a partir das possibilidades acústicas que oferecem, contagiando os presentes – outros
torcedores, atletas, arbitragem e os demais atores em campo – com as canções, gritos e
palavras de ordem que emite. Assim, uma dinâmica afetiva se estabelece, por meio da qual os
corpos dos agentes futebolísticos produzem impactos uns sobre os outros, delineando uma
intricada trama que interliga sensibilidades, culturas esportivas, crenças e desejos, bem como
dimensões políticas e econômicas de outros campos da sociedade. Para tanto, foi realizada
uma pesquisa de campo que envolveu o registro de 21 partidas do Galo, a partir de diferentes
pontos da arquibancada, em distintos torneios, entre os anos de 2011 e 2015. A análise se
desenvolve a fim de, primeiramente, delimitar as possibilidades de agir com o som, a partir da
manipulação dos parâmetros intensidade, frequência e espacialidade, para, em seguida,
abordar as disputas em torno do espaço sônico do estádio nas dinâmicas de articulação e
desarticulação da torcida. O som como dimensão auditiva dos afetos em jogo no futebol é
tratado na sequência, sobretudo no que diz respeito à produção de diferentes tipos de amor
esportivo, o que redunda numa produção de sensibilidades torcedoras baseadas em
performances masculinas. Finalmente, lidamos com as formas como as sonoridades modulam
temporalidades e ambiências no futebol, delimitando momentos nas partidas e nos
campeonatos, bem como a sequencialidade da temporada esportiva.

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