Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4073806576367509

CV resumido
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do “Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab)”. É membro pesquisadora do INCT em Administração de Conflitos (Ineac), da Cátedra Unesco de Multilinguismo e coordenadora do Fórum de Comunicação Científica da UFF. Tem pesquisado desinformação relacionada à ciência, disputas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e tecnológico para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais.

Interesses de orientação
Desinformação científica, disputa sobre a informação e comunicação da ciência na era digital, comunicação estratégica e divulgação científica, circuitos e circulação global do conhecimento, indicadores de avaliação das políticas científicas, métodos digitais e metodologias participativas para pesquisa, desenvolvimento e inovação social. 

Projetos de pesquisa

Projeto 1 e principal:

Mapeamento da circulação de desinformação científica em ambientes digitais e disputas sobre a credibilidade científica em tempos de crise epistêmica

A desinformação digital – também chamada de ‘notícias falsas’, ‘fatos alternativos’ ou ‘pós-verdade’, entre outros – tem sido amplamente discutida em debates públicos e políticos recentemente. Também recebeu atenção acadêmica, com pesquisadores analisando como a desinformação opera on-line. Diante do crescimento de movimentos anticiência em vários países, a proposta desta pesquisa é compreender as disputas relacionadas à legitimidade da informação científica circulam em redes sociais, buscando desenvolver estratégias para o enfrentamento à desinformação científica nesses espaços digitais.

Apoio: CNPq e Faperj

Projeto 2:

Conflitos e Diálogos na Escola: Educação Científica e Letramento Midiático no Estado do Rio de Janeiro

A proposta deste projeto consiste na organização de feira científica, buscando trabalhar a educação científica a partir de temas relacionados à administração de conflitos em ambientes escolares, a partir de temas relacionados às suas próprias realidades. Através de estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológicos, reflexão midiática e produção de mídia como forma de expressão, os alunos terão contato com diferentes áreas do conhecimento, e serão desafiados a pensar maneiras criativas de abordar os temas relacionados às suas vivências, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. A proposta é que os alunos tenham contato com a educação científica através de uma perspectiva multidisciplinar, a partir de temas relacionados às suas experiências cotidianas e demandas sociais, e que possam utilizar as mídias como espaço de reflexão, produção e expressão de seus direitos. Este projeto buscará atuar em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Queimados, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Três Rios, entre outros.

Apoio: CNPq

Parceiro: INCT Ineac

 

Projeto 3

Geopolítica, circulação da ciência e políticas científicas avaliativas no Sul Global

A proposta deste projeto é compreender como circulam as produções científicas dos países do Sul Global e como estes circuitos são fundamentais para proposições políticas científicas estratégicas buscando ampliar o impacto e o alcance da Ciência nestes países. Partindo do princípio de que cada área e cada país possuem modos de circulação diferentes de suas produções, com critérios de avaliação próprios, e a existência de circuitos hegemônicos e alternativos que se consolidam no cenário global da Ciência, Tecnologia e Inovação, nossa proposta é compreender como estas produções se inserem neste espaço de circulação da Ciência em um cenário mundial, tendo como foco propor estratégicas voltadas para as políticas científicas organizacionais, buscando fomentar o impacto social e científico da produção científica no Sul Global.

Informação de fomento: Capes (Print)

 

Publicações:
ALBUQUERQUE, S. ; OLIVEIRA, Thaiane . Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a consolidação do Fórum de Editores e Comunicação Científica da UFF. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM REVISTA, v. 7, p. 23-31, 2020.
OLIVEIRA, Thaiane; QUINAN, R. ; TOTH, J. P. . Antivacina, fosfoetanolamina e Mineral Miracle Solution (MMS): mapeamento de fake sciences ligadas à saúde no Facebook. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 14, p. 90-111, 2020.
ALBUQUERQUE, A. ; OLIVEIRA, Thaiane ; ALVES, M. ; ALBUQUERQUE, S. . Structural Limits to the De-Westernization of the Communication Field: The Editorial Board in Clarivate’s JCR System. Communication, Culture and Critique, v. tcaa015, p. sn, 2020.
OLIVEIRA, T.. As políticas científicas na era do conhecimento: uma análise de conjuntura sobre o ecossistema científico global. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 24, p. 191-215, 2019.
SOUZA, L. ; OLIVEIRA, T. . O fazer científico da pesquisa-ação: mapeando o conceito de engajamento em uma perspectiva multidimensional. REVISTA LATINOAMERICANA DE METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN SOCIAL, v. 17, p. 69-85, 2019.
OLIVEIRA, T.. As Métricas Alternativas e Ciência Aberta na América Latina: desafios para a democratização do conhecimento. Transinformacao, v. 31, p. 1-7, 2019.
OLIVEIRA, T.; GROHMANN, R. ; ROSSINI, M. ; SACRAMENTO, I. . Transformações na comunicação científica. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 22, p. 1, 2019.
OLIVEIRA, T.; HENRIQUE FILHO, J. ; PARREIRA, C. ; PANTOJA, R. . Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE), v. 48, p. 285-293, 2019.

Orientações em andamento:

MESTRADO
Ana Carollina Campos Leitão. Estratégias de conteúdo no YouTube: visibilidade como recurso para enfrentar a desinformação científica (2021).
Fernando Henrique Schuenck de Souza. Divulgação científica na podosfera brasileira: análise das estruturas da circulação da temática científica a partir do Portal Deviante (2021).
Marcelle Chagas do Monte.
Infodemia no Complexo do Alemão: o papel do veículo comunitário na divulgação científica durante a pandemia (2021).
Ralph Rocha Holzmann Nader. “Gestão de afetos”: uma análise da comunicação oficial do Governo Federal sobre o enfrentamento à pandemia de COVID-19 (2021).

DOUTORADO
Alex Sandro Beckhauser. Política e Planejamento Linguistico na na ciência e na educação superior: o consumo da ciência em português e espanhol  – Cátedra Unesco de Políticas para o multilinguismo (2017).
Aline Goneli de Lacerda.
A circulação de informação e desinformação sobre câncer no YouTube em tempos de crise epistêmica (2021).
Lumárya Souza de Sousa. Educação midiática na escola: a construção de um instrumento de gestão para processos e avaliação das mídias na educação formal (2019).
Mariana Tavares Ayres: Appropriation de la résistance par le discours narratif de la publicité  – Sorbonne Université (2018).
Marcus Vinicius de Jesus Bomfim. Assimetrias racializadas da informação científica: circulação, midiatização, redes e sociabilidades da produção científica de pesquisadores negros brasileiros (2021).
Reynaldo José Gonçalves Junior.
As redes anticiência ligadas à extrema-direita na web: seu papel na disseminação de notícias falsas e na construção do negacionismo científico no Brasil e EUA (2021).

Skip to content