Tipo Mestrado
Ano 2017
Orientador JOSÉ BENJAMIM PICADO SOUSA E SILVA
Título Colorindo as sombras: indagações sobre o papel da cor no cinema narrativo
Resumo A dissertação procura entender qual o papel da cor, ou seja, sua importância e/ou função,
dentro do sistema narrativo clássico do cinema/audiovisual. Para esse fim estabelece um
corpus de produtos audiovisuais prioritariamente advindos dos EUA, país cujo sistema
clássico narrativo tomou, desde seu estabelecimento com Griffith, a maior parte da
produção local. Se parte, então, para um breve relato histórico das primeiras técnicas de
colorização do cinema, ressaltando as resistências sofridas. Por exemplo, os diretores de
1930 temiam que a cor não pudesse ser integrada à narrativa visto que a mesma se tornaria
um elemento distrativo da ação na tela. Em um segundo momento, o trabalho se volta para
o detalhamento das teorias narrativas em sua conjunção com as teorias estéticas
apropriadas. Por fim, a dissertação procura estabelecer as topologias da cor no cinema
narrativo contemporâneo, tendo formatado cinco: a cor ausente; a cor contundente; a cor
impossível; a cor ultrassensível; a cor factível. Todos esses modos trabalham de forma
diferente a atenção do espectador e sua disposição estética. Ademais, todas as topologias,
em maior ou menor grau, trabalham a favor da narrativa, lhe provendo maior densidade de
elementos e enriquecendo a experiência do espectador através de sensibilidade e
informação colorida.

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