
E-mail: trotta.felipe@gmail.com
Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226357022961460
Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;
Grupo de pesquisa: MusiLab – Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Música e Cultura
Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1629895009106886
CV resumido (português)
Doutor em Comunicação e Mestre em Musicologia, tem se dedicado ao estudo da música na sociedade, com destaque para questões de valor, gênero e periferia. É pesquisador do CNPq e da Faperj, foi editor da revista E-Compós (2009-2013) e vice-presidente da Seção Latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL).
INTERESSES DE ORIENTAÇÃO: Música, cultura e valor; Relações de gênero através da música; Música, cultura popular e assimetrias sociais; Música e desgosto, rechaço e incômodo.
CV resumido (inglês)
PhD in Communication and Master in Musicology, his research topics are related to music and society, mainly issues of value, gender and social inequalities. He is researcher of National Council of Research (CNPq) and FAPERJ, and was vice-presidente os Latin Amercia Brach of IASPM.
Interesses de orientação (português)
– Música, cultura e valor
– Relações de gênero através da música
– Música, cultura popular e assimetrias sociais
– Música e desgosto, rechaço e incômodo
Interesses de orientacão (inglês)
– Music, culture and value
– Gender relations through music
– Music, Popular Culture and social inequalities
– Music, disgust and rejection
Projeto de pesquisa (português)
Nos últimos anos, podemos observar a emergência midiática de práticas musicais associadas ao universo da “periferia”. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma as músicas periféricas de massa constroem e tensionam um imaginário compartilhado sobre o universo “popular”. A hipótese principal é de que as músicas periféricas de massa tem atravessado fronteiras sociais mas ainda estão permeadas por estereótipos que localizam o popular num plano inferior de valoração.
Projeto de pesquisa (inglês)
In recent years, we can observe the emergence of musical practices associated with the universe of the ” periphery.” This research aims to investigate how the mass peripheral music build a shared imaginary about the ” popular”. The main hypothesis is that the mass peripheral music has crossed social boundaries but are still permeated by stereotypes that track popular on a lower level of evaluation .
Publicacões
Artigos em periódicos:
TROTTA, Felipe C.; OLIVEIRA, Luciana X. . O subúrbio feliz do pagode carioca. Intercom (São Paulo. Online), v. 38, p. 99-118, 2015.
http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewArticle/2283
TROTTA, Felipe C.; ROXO, Marco A. . O gosto musical do Neymar: pagode, funk, sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1/6-12, 2014.
https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1788
TROTTA, Felipe C.. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da periferia. Galáxia (São Paulo. Online), v. 13, p. 161-173, 2013.
http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14698
TROTTA, Felipe C.. Fugidinha: gêneros musicais, periferias e ambiguidades. Boitatá, v. 16, p. 28-42, 2013.
http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.com.br/site/arquivos/revistas/1/N16_ARTIGO_2.pdf
TROTTA, Felipe C.; SANTOS, Kywza F. . Respeitem meus cabelos brancos: música, política e identidade negra. Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 225-248, 2012.
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/11350
TROTTA, Felipe C.. Som de cabra macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidades no forró. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 151-172, 2012.
http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/349
TROTTA, Felipe C.. Sexualidad, moral y humor en la telenovela brasileña actual: casamiento, traición, seducción y simpatía. Trans (Barcelona), v. 15, p. 28, 2011.
Livros:
ULHÔA, Martha T (Org.) ; AZEVEDO, Claudia (Org.) ; TROTTA, Felipe C. (Org.) . Made in Brazil: Studies in Popular Music. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 249p .
TROTTA, Felipe C.. No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2014. v. 1. 166p .
http://foliodigital.com.br/loja/produto/no-ceara-nao-tem-disso-nao-pdf/
TROTTA, Felipe C.. O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. v. 1. 284p .
Orientações em andamento
Andreson Henrique da Silva. Mestrado. “Original Olinda Style: A construção de um território simbólico afetivo pela cena musical olindense”. (2018)
Daniel Domingues Barbosa. Doutorado. “Made in Brazil: Música Independente para Exportação”. (2017)
Larissa Carvalho Florentino. Mestrado. “Tiroteio de rima e tráfico de poesia”: Territorialidades e identidades do Slam Poesia Carioca. (2020)
Ledson de Oliveira Chagas. Doutorado. “Estudo sobre os sentidos elaborados acerca da corporeidade expressa em dois gêneros musicais erótico-dançantes, periféricos, juvenis e afro-dispóricos da América Latina contemporânea”. (2018)
Leonardo Souza Pinheiro do Nascimento. Mestrado. “Negro é lindo, é amigo e também é filho de deus: códigos de afirmação do negro por Jorge Ben durante as décadas de 60 e 70”. (2019)
William Oliveira Da Silva De Abreu. Mestrado. “130 bpm incomodam muita gente, 150 bpm incomodam muito mais: concepção de gênero musical na cultura digital e o incômodo do funk carioca”. (2020)