E-mail: trotta.felipe@gmail.com

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226357022961460

Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: MusiLab – Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Música e Cultura

Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1629895009106886

 

CV resumido (português)

Doutor em Comunicação e Mestre em Musicologia, tem se dedicado ao estudo da música na sociedade, com destaque para questões de valor, gênero e periferia. É pesquisador do CNPq e da Faperj, foi editor da revista E-Compós (2009-2013) e vice-presidente da Seção Latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL).

INTERESSES DE ORIENTAÇÃO: Música, cultura e valor; Relações de gênero através da música; Música, cultura popular e assimetrias sociais; Música e desgosto, rechaço e incômodo.

CV resumido (inglês)

PhD in Communication and Master in Musicology, his research topics are related to music and society, mainly issues of value, gender and social inequalities. He is researcher of National Council of Research (CNPq) and FAPERJ, and was vice-presidente os Latin Amercia Brach of IASPM.

Interesses de orientação (português)

– Música, cultura e valor
– Relações de gênero através da música
– Música, cultura popular e assimetrias sociais
– Música e desgosto, rechaço e incômodo

Interesses de orientacão (inglês)

– Music, culture and value
– Gender relations through music
– Music, Popular Culture and social inequalities
– Music, disgust and rejection

 

Projeto de pesquisa (português)

Nos últimos anos, podemos observar a emergência midiática de práticas musicais associadas ao universo da “periferia”. Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma as músicas periféricas de massa constroem e tensionam um imaginário compartilhado sobre o universo “popular”. A hipótese principal é de que as músicas periféricas de massa tem atravessado fronteiras sociais mas ainda estão permeadas por estereótipos que localizam o popular num plano inferior de valoração.

 

Projeto de pesquisa (inglês)

In recent years, we can observe the emergence of musical practices associated with the universe of the ” periphery.” This research aims to investigate how the mass peripheral music build a shared imaginary about the ” popular”. The main hypothesis is that the mass peripheral music has crossed social boundaries but are still permeated by stereotypes that track popular on a lower level of evaluation .

 

Publicacões

Artigos em periódicos:

 

TROTTA, Felipe C.; OLIVEIRA, Luciana X. . O subúrbio feliz do pagode carioca. Intercom (São Paulo. Online), v. 38, p. 99-118, 2015.

http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/viewArticle/2283

 

TROTTA, Felipe C.; ROXO, Marco A. . O gosto musical do Neymar: pagode, funk, sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1/6-12, 2014.

https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1788

 

TROTTA, Felipe C.. Entre o Borralho e o Divino: a emergência musical da periferia. Galáxia (São Paulo. Online), v. 13, p. 161-173, 2013.

http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14698

 

TROTTA, Felipe C.. Fugidinha: gêneros musicais, periferias e ambiguidades. Boitatá, v. 16, p. 28-42, 2013.

http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.com.br/site/arquivos/revistas/1/N16_ARTIGO_2.pdf

 

TROTTA, Felipe C.; SANTOS, Kywza F. . Respeitem meus cabelos brancos: música, política e identidade negra. Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 225-248, 2012.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/11350

 

TROTTA, Felipe C.. Som de cabra macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidades no forró. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 151-172, 2012.

http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/349

 

TROTTA, Felipe C.. Sexualidad, moral y humor en la telenovela brasileña actual: casamiento, traición, seducción y simpatía. Trans (Barcelona), v. 15, p. 28, 2011.

http://www.sibetrans.com/trans/articulo/374/sexualidad-moral-y-humor-en-la-telenovela-brasilena-actual-casamiento-traicion-seduccion-y-simpatia

 

 Livros:

ULHÔA, Martha T (Org.) ; AZEVEDO, Claudia (Org.) ; TROTTA, Felipe C. (Org.) . Made in Brazil: Studies in Popular Music. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 249p .

 

TROTTA, Felipe C.No Ceará não tem disso não: nordestinidade e macheza no forró contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2014. v. 1. 166p .

http://foliodigital.com.br/loja/produto/no-ceara-nao-tem-disso-nao-pdf/

 

TROTTA, Felipe C.O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. v. 1. 284p .

 

Orientações em andamento

Daniel Domingues Barbosa. Doutorado: “Made in Brazil: Música Independente para Exportação”. (2017)

Schneider Ferreira Reis de Souza. Doutorado: “Música dos jogos eletrônicos na internet: uma pesquisa sobre o circuito on line de fãs de game music”. (2015)

Julia Silveira de Araújo. Doutorado: “A mulher como Outro nas representações de feminilidades: dominação, negociações e disputas de gênero na música popular massiva brasileira”. (2014)

Henrique Ramos Reichelt. Doutorado: “Novas formas de mediação dos gêneros musicais: a indústria da música ao vivo e as cenas de Tchê Music para além do regional”. (2013).

André Bourgeois. Doutorado: “L??uvre-performance-improvisée comme expression de ?zones évolutives d?entente?”. (2013)