E-mailfernanda.carrera@eco.ufrj.br
Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/9858189664859918
Concentration: Communication Aesthetics and Technologies
Research group: LIDD – Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ)

Short CV:
Professor at the School of Communication at UFRJ. PhD in Communication from Universidade Federal Fluminense (UFF). Master in Communication and Contemporary Culture from the Federal University of Bahia (UFBA) and graduated in Advertising from the Catholic University of Salvador (UCSAL). Research on race, gender and intersectionalities in digital culture  and communication.

Advising Interests
– Race, gender, and representation in digital environments;
– Algorithms and intersectional biases
– Digital technologies and social impact
– Digital culture, identities, and interaction
– Brand communication, consumption, and sociability in social media platforms.

Research project
The project aims to understand the intersections between race, gender and intersectionalities in digital culture, recognizing the relevance of performative devices, authenticity and sociability in online environments. In this sense, it analyzes the modes of interaction and construction of the self in contemporary platforms and technologies, seeking to know the procedures and narratives of raciality imbricated in the practices, apparatus and sociocultural negotiations in these environments.

Publications

ARTICLES

CARRERA, F. A. S.; CARVALHO, D. . Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), p. 99-114, 2020.

CARRERA, F. A. S.. Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. Eptic On-Line (UFS), v. 22, p. 6-28, 2020.

CARRERA, F. A. S.; TORQUATO, C. . Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 17, p. 84-107, 2020.

KRUGER, P. ; CARRERA, F. A. S. . Publicidade Inteligente: convergências entre os chatbots e as marcas.. SIGNOS DO CONSUMO, v. 12, p. 27-41, 2020.

CARAVINA, H. ; CARRERA, F. A. S. . O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de ?A Hora de Lembrar?. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 5, p. 274-290, 2020.

CARRERA, F. A. S.; POLIVANOV, B. . Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. InTexto, p. 74-98, 2019.

CARRERA, F.. Ciberpublicidade, gênero e Goffman: hiper-ritualizações no contexto digital. REVISTA CONTRACAMPO, v. 39, p. 1-18, 2019.

VIANA, G. ; CARRERA, F. A. S. . A (in)visibilidade da mulher negra youtuber. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 707-724, 2019.

CARRERA, F. A. S.. Expansão do self, Congruência, Verificação: outros caminhos teórico- metodológicos para a compreensão do papel da marca e da publicidade na produção identitária do consumidor. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE), v. 12, p. 55-70, 2017.

CARRERA, Fernanda; BERNARDAZZI, Rafaela ; XAVIER, A. ; BEATRIZ, H. ; OLIVEIRA, L. . Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder. Revista Teknokultura, v. 14, p. 339-350, 2017.

CARRERA, F. A. S.. Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras. Tabuleiro de Letras, v. 9, p. 50-67, 2016.

CARRERA, F. A. S.. A Ciberpublicidade: Reflexão Contextual para o Mapeamento das Reconfigurações Publicitárias na Contemporaneidade. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE), v. 38, p. 177-207, 2016.

CARRERA, F. A. S.. O discurso da ciberpublicidade: perspectivas conceituais para o estudo das estratégias discursivas da publicidade contemporânea. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 4, p. 37-45, 2016.

CARRERA, F. A. S.. Identidade da marca e ambiente digital: Personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade. RIZOMA, v. 4, p. 221, 2016.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia. Trama (Universidade Estácio de Sá), v. 01, p. 01-17, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A habilidade social da marca: uma reflexão sobre interação marcaindivíduo no ambiente digital. Tríade, v. 3, p. 91-107, 2015.

CARRERA, F. A. S.. A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 22, p. 54-70, 2015.

CARRERA, F. A. S.. O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas. Eptic On-Line (UFS), v. 1, p. 33-44, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Mais do que um simples apertar de botão: uma reflexão sobre regimes de espectatorialidade e imersão na publicidade pervasiva. CUADERNOS.INFO, v. 34, p. 47-59, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In Texto (UFRGS. Online), v. 30, p. 184-201, 2014.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, L. X. . -Cabelo de Bombril-? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais. NOVOS OLHARES, v. 2, p. 67, 2013.

CARRERA, F. A. S.. Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 239-262, 2012.

CARRERA, F. A. S.. Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e contrução de subjetividade em sites de redes sociais. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 11, p. 1-18, 2012.

BOOK CHAPTERS

CARRERA, F. A. S.. Racismo e sexismo em bancos de imagens digitais: análise de resultados de busca e atribuição de relevância na dimensão financeira/profissional. In: Tarcízio Silva. (Org.). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos. 1ed.São Paulo: LiteraRua, 2020, v. 1, p. 147-163.

MARTINS, V. ; CARRERA, F. . Empoderamento como elemento chave na publicidade feminista. In: Eduardo Dieb. (Org.). Quais são as mulheres na publicidade: identidade, papéis, gênero, estereótipo, LGBTI+ e profissão. 1ed.São Paulo: Árvore Digital, 2020, v. 1, p. 145-171.

CARRERA, F. A. S.; PAZ, M. S. D. . Capital Social, Ethos e Gerenciamento de Impressões de Redes Sociais Temáticas: o caso Skoob.. In: José Carlos Ribeiro; Thais Miranda; Ana Terse Soares. (Org.). Práticas Interacionais em Rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 71-87.

CARRERA, F. A. S.; OLIVEIRA, T. M. . Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites. In: Guilherme Nery Atem; Thaiane Moreira de Oliveira; Sandro Tôrres de Azevedo. (Org.). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2014, v. 1, p. 67-82.

BOOKS

CARRERA, F. A. S.. Marcas humanizadas e suas interações sociais com consumidores no ambiente digital. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. v. 1. 323p .

TORQUATO, C. (Org.) ; CARRERA, F. A. S. (Org.) . Mídia e Diversidade: Caminhos para Reflexão e Resistência. 1. ed. João Pessoa: Xeroca, 2018. v. 1. 534p

Skip to content