E-mail: marcos-roxo@uol.com.br

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/9607381850711569

Linhas de pesquisa: Mídia, Cultura e Produção de Sentido;

Grupo de pesquisa: Mídia, Democracia e Instituições Políticas – Lamide

Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0205355057813473

 

CV resumido

Graduado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre (2003), Doutor (2007) pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFF. Bolsista Recém Doutor FAPERJ ECO/UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

Interesses de orientação

1) Mídia e Esporte
2) Televisão e Nacionalidade
3) Cultura Popular e Celebridades Esportivas
4) Jornalismo e Política
5) Autoridade e Identidade Jornalística

Projeto de pesquisa

Telejornalismo, Esporte e Nacionalidade

O objetivo central do projeto gira em torno das estratégias comunicativas e dos formatos narrativos usados pelo telejornalismo para se afirmar entre o público de massa como uma comunidade interpretativa responsável por reconfigurar os elos entre nacionalismo, política e esporte em meio à globalização econômica e cultural em curso.

Publicacões

1 – ROXO, Marco, SACRAMENTO, Igor. Intelectuais Partidos. Os Comunistas e as Mídias no Brasil. Rio de Janeiro, Epapers/FAPERJ, 2012.

2 – ROXO, Marco. Companheiros em Luta: A Greve dos Jornalistas de 1979. Niterói, Eduff, 2013.  ISBN: 978-85-228-0803-8 (impresso); 978-85-228-0802-1 (e-book).

3 – RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014. ISBN: 978-85-8273-897-9.

4 – ROXO, Marco e MOURÃO, Mônica. Jornalismo, Memória e Clientelismo: O pacto entre comunistas e Imprensa Conservadora no Brasil. In NAPOLITANO, Marcos, CZAJKA, Rodrigo e MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Comunistas Brasileiros: Cultura Política e Produção Cultural.Editora UFMG, Belo Horizonte, 2013, pp. 251-270. ISBN: 978-85-7041-998-9

5 – ROXO, Marco. O Diabo e o Diploma: Como a Difamação do Passado pode ajudar no jornalismo do presente. In SACRAMENTO, Igor e MATHEUS, Letícia Cantarela. História da Comunicação: Experiências e Perspectivas. Rio de Janeiro, Mauad X, 2014, pp. 197-223. ISBN: 978-85-7478-599-8.

6 – ROXO, Marco. Além do Newsmaking: um olhar panorâmico para as pesquisas em jornalismo. In LERNER, Kátia e SACRAMENTO, Igor. Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2014, pp. 61-84. ISBN: 978-85-7541-454-5.

7 – ROXO, Marco. Bunda de malandro velho não se ajeita em calça Lee: o seriado Plantão de Polícia, a malandragem e a modernização dos jornais. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014, 236-270. ISBN: 978-85-8273-897-9.

8 – TROTTA, Felipe e ROXO, Marco. O gosto musical de Neymar: pagode, funk e sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós, v. 17, nº 3, 2014, pp. 1-12.

9 – ROXO, Marco. O jornalismo como etnia de graduados Profissionalismo, Sindicatos e ditaduras. Lumina, Vol.8 • n 2, 2014.

10 – ALBUQUERQUE, Afonso, ROXO, Marco. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Transversais, v. 3, nº 5, jan-jun/2015, p. 27-34.

 

Orientações em andamento

Fabrício Ferreira Medeiros. Mestrado, 2019.

Karina Santos. Mestrado, 2018.

Luciana Fernanda Silva. Mestrado, 2018.

Maria do Socorro de Sousa Cruz. Doutorado, 2021.

Matheus Ribeiro Pereira. Doutorado, 2021.

Rebeka Vaz da Costa Meirelles. Mestrado, 2019.

Rodrigo Nascimento Reis. Doutorado, 2018.

Rosana Berjaga Méndez. Doutorado, 2019.

Seane Alves Melo. Doutorado, 2017.

Tatiana Zuardi Ushinohama. Doutorado, 2017.

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