E-mail: marcos-roxo@uol.com.br

Grupo de pesquisa: Mídia, Democracia e Instituições Políticas – Lamide

Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0205355057813473

CV resumido (português)

Graduado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre (2003), Doutor (2007) pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFF. Bolsista Recém Doutor FAPERJ ECO/UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

INTERESSES DE ORIENTAÇÃO: Mídia e Esporte; Televisão e Nacionalidade; Cultura Popular e Celebridades Esportivas; Jornalismo e Política; Autoridade e Identidade Jornalística.

CV resumido (inglês)

Graduated in Communication at the Universidade Federal Fluminense (UFF). He has both master (2003) and PhD (2007) in Communications (UFF). New scholarship FAPERJ of post-doctoral research at the ECO/UFRJ (2008). He edited the books: História da Televisão no Brasil, Televisão, História e Gêneros (both with Ana Paula Goulart Ribeiro and Igor Sacramento) and Intelectuais Partidos: Os Comunistas e as Mídias no Brasil (with Igor Sacramento).

Interesses de orientação (português)

1) Mídia e Esporte
2) Televisão e Nacionalidade
3) Cultura Popular e Celebridades Esportivas
4) Jornalismo e Política
5) Autoridade e Identidade Jornalística

Interesses de orientacão (inglês)

1) Media and Sport
2) Television and Nationality
3) Popular Culture and Sports Celebrities
4) Journalism and Politics
5) Authority and Identity Journalistic

Projeto de pesquisa (português)

Telejornalismo, Esporte e Nacionalidade

O objetivo central do projeto gira em torno das estratégias comunicativas e dos formatos narrativos usados pelo telejornalismo para se afirmar entre o público de massa como uma comunidade interpretativa responsável por reconfigurar os elos entre nacionalismo, política e esporte em meio à globalização econômica e cultural em curso.

Projeto de pesquisa (inglês)

Television News, Sports and Nationality

the more general question of the project revolves around the communication strategies and narrative formats used by television news to be said between the mass public as an interpretive community responsible for reconfiguring the links between nationalism, politics and sport amid the economic and cultural globalization course

Publicacões

1 – ROXO, Marco, SACRAMENTO, Igor. Intelectuais Partidos. Os Comunistas e as Mídias no Brasil. Rio de Janeiro, Epapers/FAPERJ, 2012.

2 – ROXO, Marco. Companheiros em Luta: A Greve dos Jornalistas de 1979. Niterói, Eduff, 2013.  ISBN: 978-85-228-0803-8 (impresso); 978-85-228-0802-1 (e-book).

3 – RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014. ISBN: 978-85-8273-897-9.

4 – ROXO, Marco e MOURÃO, Mônica. Jornalismo, Memória e Clientelismo: O pacto entre comunistas e Imprensa Conservadora no Brasil. In NAPOLITANO, Marcos, CZAJKA, Rodrigo e MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Comunistas Brasileiros: Cultura Política e Produção Cultural.Editora UFMG, Belo Horizonte, 2013, pp. 251-270. ISBN: 978-85-7041-998-9

5 – ROXO, Marco. O Diabo e o Diploma: Como a Difamação do Passado pode ajudar no jornalismo do presente. In SACRAMENTO, Igor e MATHEUS, Letícia Cantarela. História da Comunicação: Experiências e Perspectivas. Rio de Janeiro, Mauad X, 2014, pp. 197-223. ISBN: 978-85-7478-599-8.

6 – ROXO, Marco. Além do Newsmaking: um olhar panorâmico para as pesquisas em jornalismo. In LERNER, Kátia e SACRAMENTO, Igor. Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2014, pp. 61-84. ISBN: 978-85-7541-454-5.

7 – ROXO, Marco. Bunda de malandro velho não se ajeita em calça Lee: o seriado Plantão de Polícia, a malandragem e a modernização dos jornais. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart, SACRAMENTO, Igor e ROXO, Marco (orgs).  Televisão, História e Gêneros. Rio de Janeiro, Editora Multifoco, 2014, 236-270. ISBN: 978-85-8273-897-9.

8 – TROTTA, Felipe e ROXO, Marco. O gosto musical de Neymar: pagode, funk e sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós, v. 17, nº 3, 2014, pp. 1-12.

9 – ROXO, Marco. O jornalismo como etnia de graduados Profissionalismo, Sindicatos e ditaduras. Lumina, Vol.8 • n 2, 2014.

10 – ALBUQUERQUE, Afonso, ROXO, Marco. As Diretrizes Curriculares de Jornalismo e o modelo cartorial de ensino universitário. Questões Transversais, v. 3, nº 5, jan-jun/2015, p. 27-34.

Orientações em andamento

Helcio Herbert Moreira Da Silva Neto. Mestrado: “Programas esportivos de mesa redonda: os problemas da autoridade jornalística e da brasilidade em pauta”. (2017)

Caio Bruno De Oliveira Barbosa. Mestrado: “O futebol (não) será televisionado: a estatização das transmissões de futebol no Brasil e na Argentina. (2017)

Rosana Berjaga Méndez. Mestrado: “Telejornalismo no Brasil entre o futebol, a memória e a identidade nacional”. (2016)