Grade e estrutura curricular

Os cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense possuem grade curricular formada por disciplinas de Núcleo Comum e também distribuídas em 2 linhas de pesquisa. Soma-se a isso as atividades de orientação e os alunos bolsistas complementam seu currículo com uma disciplina de Estágio Docência. 

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno deverá cursar 5 (cinco) disciplinas, sendo recomendada a inscrição em 3 (três) no primeiro semestre e 2 (duas) no segundo. O discente pode, no entanto, inverter esta ordem, cursando 2 (duas) no primeiro e 3 (três) no segundo semestre. O discente deve cursar:

  • A disciplina Metodologia de Pesquisa, ofertada no primeiro período do curso. Essa é a única disciplina obrigatória aos discentes de Mestrado;
  • Ao menos mais uma disciplina do Núcleo Comum ou da Linha de Pesquisa à qual está vinculado o seu projeto;
  • Duas disciplinas escolhidas livremente entre a oferta do PPGCOM/UFF;
  • Uma disciplina de livre escolha, que pode ser cursada no PPGCOM/UFF ou em qualquer outro Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES.

Além das disciplinas, o aluno deverá desenvolver atividades de orientação referidas ao desenvolvimento de sua dissertação. Os alunos bolsistas complementam seu currículo com uma disciplina de Estágio Docência obrigatória, a ser ministrada na graduação.

O exame de qualificação deverá ser efetuado após 12 meses de permanência no curso, e antes do 18° mês.

Procura-se assegurar que o aluno possa cumprir todas as atividades necessárias à obtenção do seu título de mestre no prazo determinado pela CAPES, isto é, 24 meses, sendo que a duração mínima do curso é de 12 meses. Se o orientador o considerar pertinente, é possível solicitar uma extensão de até seis meses para a defesa da dissertação, que deverá ocorrer necessariamente até um limite máximo de 30 meses após o início do mestrado.

Para que tais prazos possam ser cumpridos, os orientadores deverão ser definidos até o final do primeiro semestre.

Total de créditos: 52

 

Estágio Docência

Esta atividade é obrigatória, pelo menos uma vez ao longo de todo o curso de pós-graduação no PPGCOM-UFF, durante um semestre, para todos os bolsistas de mestrado. Além disso, a atividade é muito recomendada para todos os demais alunos (inclusive os mestrandos não bolsistas), com a possibilidade de ser desenvolvida mais de uma vez ao longo do curso. Tanto o planejamento como a realização do estágio docente devem ser feitos sob a supervisão do orientador, e essa atividade constará no histórico escolar do aluno.

 

Composição das bancas de Mestrado

Qualificação: orientador e mais dois membros, sendo que pelo menos um deles deve ser interno ao PPGCOM-UFF

Defesa: orientador e mais dois outros membros, um externo e um interno à UFF; este último pode ser do PPGCOM ou não. Além disso, é preciso indicar dois membros suplentes, um externo e outro interno à UFF.

Em todos os casos, trata-se da configuração básica das bancas, podendo ser convidados outros professores (internos ou externos) além desses, sempre que os requisitos mínimos sejam cumpridos. Por último, lembramos que todos os membros das bancas devem ter titulação de doutorado, e que o PPGCOM não financia passagens para membros de bancas de qualificação, então a preferência nessa instância deve ser por professores residentes no Rio de Janeiro e arredores.

 

Agendamento da banca de defesa

Para pré-agendar sua banca de defesa, o aluno deve enviar, com até 15 dias de antecedência, o título da dissertação e o nome completo de cada membro da banca (com sua respectiva instituição) ao email da Secretaria do PPGCOM, além do dia e horário pretendidos para realização da defesa.

Para confirmar o agendamento, o orientando deve enviar, até dois dias antes da data escolhida, o cadastro de defesa já preenchido com os dados dos membros externos e a versão mais atual da dissertação em arquivo PDF.

Na data marcada para a realização da banca, o orientando deve comparecer à secretaria do PPGCOM com pelo menos 30 minutos de antecedência para receber a ata de defesa, que deve ser devolvida à secretaria após o fim da banca, com a assinatura de todos os membros. Após a defesa, o orientando deve dar abertura ao processo de diploma no Protocolo Seotiral do Gragoatá e, por fim, enviar à Secretaria a versão final de sua dissertação em arquivo PDF, já com a ficha catalográfica.

Durante o período em que estiver matriculado, o aluno deverá cursar 5 (cinco) disciplinas, sendo no mínimo 1 (uma) por semestre. As disciplinas serão distribuídas do seguinte modo:

  • Duas disciplinas do Núcleo Comum ou da Linha de Pesquisa à qual está vinculado o seu projeto;
  • Uma disciplina escolhida livremente entre a oferta do PPGCOM-UFF;
  • Uma disciplina de livre escolha, que pode ser cursada no PPGCOM/UFF ou em qualquer outro Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES;
  • Seminário de Doutorado, disciplina exclusiva e obrigatória para doutorandos que deve sempre ser realizada no quarto semestre do curso de doutorado.

Além das disciplinas, o aluno deverá desenvolver atividades de orientação referidas ao desenvolvimento de sua tese. Complementa o currículo uma disciplina de Estágio Docência obrigatória, a ser ministrada na graduação, bem como Atividades Extracurriculares, tais como a participação na organização de seminários internos e externos.

O exame de qualificação deverá ser efetuado após 24 meses de permanência no curso, e antes do 36° mês.

Procura-se assegurar que o aluno possa cumprir todas as atividades necessárias à obtenção do seu título de doutor nos prazos determinados pela CAPES, isto é, 48 meses, sendo que a duração mínima do curso é de 24 meses. Se o orientador o considerar pertinente, é possível solicitar uma extensão de até dois meses para a defesa da tese, que deverá ocorrer necessariamente até um limite máximo de 50 meses após o início do doutorado.

Para que tais prazos possam ser cumpridos, os orientadores deverão ser definidos até o final do primeiro semestre.

Total de créditos: 83

 

Estágio Docência

Esta atividade é obrigatória, pelo menos uma vez ao longo de todo o curso de pós-graduação no PPGCOM-UFF, durante um semestre, para todos os alunos de doutorado.

Tanto o planejamento como a realização do estágio docente devem ser feitos sob a supervisão do orientador, e essa atividade constará no histórico escolar do aluno.

 

Composição das bancas de Doutorado

Qualificação: orientador e mais dois membros, um interno ao PPGCOM-UFF e um externo à UFF.

Defesa: orientador e mais quatro membros, sendo no mínimo dois externos à UFF.

Em todos os casos, trata-se da configuração básica das bancas, podendo ser convidados outros professores (internos ou externos) além desses, sempre que os requisitos mínimos sejam cumpridos. Por último, lembramos que todos os membros das bancas devem ter titulação de doutorado, e que o PPGCOM não financia passagens para membros de bancas de qualificação, então a preferência nessa instância deve ser por professores residentes no Rio de Janeiro e arredores.

 

Agendamento da banca de defesa

Para pré-agendar sua banca de defesa, o aluno deve enviar, com até 15 dias de antecedência, o título da tese e o nome completo de cada membro da banca (com sua respectiva instituição) ao email da Secretaria do PPGCOM, além do dia e horário pretendidos para realização da defesa.

Para confirmar o agendamento, o orientando deve enviar, até dois dias antes da data escolhida, o cadastro de defesa já preenchido com os dados dos membros externos e a versão mais atual da tese ou dissertação em arquivo PDF.

Na data marcada para a realização da banca, o orientando deve comparecer à secretaria do PPGCOM com pelo menos 30 minutos de antecedência para receber a ata de defesa, que deve ser devolvida à secretaria após o fim da banca, com a assinatura de todos os membros. Após a defesa, o orientando deve dar abertura ao processo de diploma no Protocolo Seotiral do Gragoatá e, por fim, enviar à Secretaria a versão final de sua tese em arquivo PDF, já com a ficha catalográfica.

Skip to content