Processo Seletivo

As seleções para ingresso no Mestrado e no Doutorado em Comunicação para 2022 estão em andamento. Os editais e demais documentos podem ser acessados abaixo.

Seleção de Mestrado para 2022

1. Edital de seleção para ingresso no Mestrado em Comunicação em 2022

Banca avaliadora

2. Documentos para a pré-inscrição no processo seletivo (primeira fase):

3. Instruções para a inscrição definitiva no processo seletivo (segunda fase):

Cada candidata/o deve enviar, até o dia 17 de setembro de 2021, os documentos especificados no item 2.3.2 do edital para o e-mail da seleção: mestrado.ppgcom.uff@gmail.com
O e-mail deve ser intitulado de “Inscrição Definitiva – M028000”, substituindo este número pelo seu código de inscrição, enviado na etapa anterior.
São, ao todo, 6 (seis) arquivos, e é necessário seguir exatamente o que está descrito no edital sobre o formato de cada documento. Qualquer ausência ou erro no envio dos documentos poderá acarretar na eliminação da/o candidata/o. Uma confirmação de recebimento será enviada em até 4 (quatro) dias úteis.

    Seleção de Doutorado para 2022

    1. Edital de seleção para ingresso no Doutorado em Comunicação em 2022

    Banca avaliadora

    2. Documentos para a pré-inscrição no processo seletivo (primeira fase):

    3. Instruções para a inscrição definitiva no processo seletivo (segunda fase):

    Cada candidata/o deve enviar, até o dia 17 de setembro de 2021, os documentos especificados no item 2.3.2 do edital para o e-mail da seleção: doutorado.ppgcom.uff@gmail.com
    O e-mail deve ser intitulado de “Inscrição Definitiva – D026000”, substituindo este número pelo seu código de inscrição, enviado na etapa anterior.
    São, ao todo, 8 (oito) arquivos, e é necessário seguir exatamente o que está descrito no edital sobre o formato de cada documento. Qualquer ausência ou erro no envio dos documentos poderá acarretar na eliminação da/o candidata/o. Uma confirmação de recebimento será enviada em até 4 (quatro) dias úteis.

      Perguntas frequentes - Seleção 2022

      Envio do projeto e inscrição definitiva (segunda fase)

      • Pergunta: O programa tem um modelo de projeto de pesquisa?
      • Resposta: Não temos nenhum modelo para o projeto. O formato do projeto está especificado no item 2.3.3 do edital e todas as orientações devem ser seguidas.
      • P: Marquei uma linha de pesquisa no formulário de pré-inscrição, mas quero mudar para a outra linha. É possível?
      • R: Sim, é possível trocar a linha de pesquisa escolhida. Para realizar a troca, basta informá-la no e-mail da inscrição definitiva (segunda fase da seleção), além de inserir a linha escolhida no projeto de pesquisa.
      • P: Preciso enviar comprovantes para as atividades e publicações relatadas no Currículo Lattes?
      • R:Nesta etapa da seleção, não é necessário enviar os comprovantes das atividades do Lattes. O programa pode, no entanto, exigir a apresentação de comprovantes na convocação para a matrícula, então só mantenha no Lattes atividades que possam ser comprovadas.
      • P: Minha identidade já possui o número do CPF. Ainda assim preciso enviar o CPF separadamente?
      • R: Nos casos em que o documento de identidade apresentar o número do CPF, não é necessário enviar o CPF separadamente. A identidade será suficiente.
      • P:Quais documentos de identificação são válidos para processo seletivo?
      • R: Os documentos válidos são identidade, CNH ou passaporte.
      • P: Não consigo enviar todos os arquivos por e-mail porque eles são muito pesados. Como faço?
      • R: Em primeiro lugar, certifique-se de estar enviando somente os documentos solicitados pelo edital, pois eles não costumam exceder o tamanho limite. Caso excedam, envie uma parte em um e-mail e a outra parte em resposta. Não serão aceitos arquivos compactados (.zip, .rar), enviados por meio de link para o Google Drive ou outras formas de armazenamento em nuvem.
      • P:Posso fazer a foto 3×4 em casa?
      • R: Sim. As exigências quanto à foto são apenas que esteja em fundo neutro, que mostre claramente o rosto do candidato e que esteja em formato proporcional ao 3×4 (3 na horizontal, 4 na vertical). Existem sites e aplicativos gratuitos para transformar fotos em 3×4, mas este procedimento pode ser feito até mesmo por editores de texto como o Microsoft Word.
      • P: Ainda não possuo diploma. Posso enviar a ata de defesa para substituí-lo?
      • R: Não. Conforme edital, os únicos documentos que podem substituir o envio do diploma são a certidão de conclusão ou a declaração de previsão de formatura. Estes documentos normalmente são emitidos pela coordenação, departamento ou secretaria do curso.
      • P: Meu histórico ou certificado de conclusão não tem assinatura. Ele é válido?
      • R: Para que os documentos sejam válidos, eles precisam ter algum tipo de certificação. Na ausência de assinatura, é necessário que tenha um certificado digital de autenticidade. Não serão aceitos documentos sem  certificação ou assinatura.
      Skip to content