Processo Seletivo

Os editais do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação em 2023 foram publicados e a seleção está em andamento. O resultado da Etapa I (Avaliação dos projetos de pesquisa) foi publicado.

Perguntas frequentes - Seleção 2023

Envio do projeto e inscrição definitiva (segunda fase)

  • Pergunta: O programa tem um modelo de projeto de pesquisa?
  • Resposta: Não temos nenhum modelo para o projeto. O formato do projeto está especificado no item 2.3.3 do edital e todas as orientações devem ser seguidas.
  • P: Marquei uma linha de pesquisa no formulário de pré-inscrição, mas quero mudar para a outra linha. É possível?
  • R: Sim, é possível trocar a linha de pesquisa escolhida. Para realizar a troca, basta assinalar a nova linha de pesquisa na inscrição definitiva e avisar sobre a troca no e-mail de encaminhamento do formulário.
  • P: Preciso enviar comprovantes para as atividades e publicações relatadas no Currículo Lattes?
  • R:Nesta etapa da seleção, não é necessário enviar os comprovantes das atividades do Lattes. O programa pode, no entanto, exigir a apresentação de comprovantes na convocação para a matrícula, então só mantenha no Lattes atividades que possam ser comprovadas.
  • P: Minha identidade já possui o número do CPF. Ainda assim preciso enviar o próprio CPF?
  • R: Não. Nos casos em que o documento de identidade apresentar o número do CPF, a identidade será suficiente.
  • P:Quais documentos de identificação são válidos para processo seletivo?
  • R: Os documentos válidos são identidade, CNH ou passaporte.
  • P: Meu arquivo não está sendo aceito pelo formulário de inscrição definitiva. O que eu faço?
  • R: Os arquivos serão rejeitados pelo formulário quando não estiverem no formato exigido pelo edital ou quando ultrapassarem 10MB. Certifique-se de que seu arquivo cumpre as exigências. Para resolver eventual incompatibilidade, existem sites e aplicativos gratuitos na internet que realizam a conversão de arquivos para PDF e a redução do tamanho desses arquivos.
  • P:Posso fazer a foto 3×4 em casa?
  • R: Sim. As exigências quanto à foto são apenas que seja colorida, esteja em fundo neutro, mostre claramente o rosto do candidato e esteja em formato proporcional ao 3×4 (3 na horizontal, 4 na vertical). Existem sites e aplicativos gratuitos para transformar fotos em 3×4, mas este procedimento pode ser feito até mesmo por editores de texto como o Microsoft Word.
  • P: Ainda não possuo diploma. Posso enviar a ata de defesa para substituí-lo?
  • R: Não. Conforme edital, os únicos documentos que podem substituir o envio do diploma são a certidão de conclusão ou a declaração de previsão de formatura. Estes documentos normalmente são emitidos pela coordenação, departamento ou secretaria do curso.
  • P: Meu histórico ou certificado de conclusão não tem assinatura. Ele é válido?
  • R: Para que os documentos sejam válidos, eles precisam ter algum tipo de certificação. Na ausência de assinatura, é necessário que tenha um certificado digital de autenticidade. Não serão aceitos documentos sem certificação ou assinatura.
  • P: Escaneei meu documento de cabeça para baixo ou de lado. Ele será aceito?
  • R: Não. Para que seu documento seja aceito, ele precisa estar na orientação correta e ser imediatamente legível. Existem sites e aplicativos gratuitos que giram documentos em PDF.
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