Grupos de Pesquisa

AnimaMídia - Grupo de Pesquisa em Desenhos Animados

Coordenação: Ariane Holzbach

AnimaMídia reúne docentes e discentes interessados em entender/contextualizar/problematizar o universo dos desenhos animados em suas mais variadas formas de exibição e circulação. Nossa proposta é inserir esse produto midiático em relação ao consumo adulto e infantil, sem no entanto limitá-lo a uma leitura unidirecional de seu circuito comunicativo. Interessa-nos desenhos animados do mundo todo, com ênfase nos desenhos brasileiros em diálogo com produções estrangeiras, sobretudo considerando o complexo cenário globalizado contemporâneo, no qual produções de regiões tidas como “periféricas” dialogam e muitas vezes se fortalecem frente aos desenhos animados “centrais”. Nossos olhares têm em vista aspectos históricos, socioculturais e técnicos que possibilitem entender os desenhos animados como elementos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo.

CiteLab - Laboratório de investigação em ciência, inovação, tecnologia e educação

Coordenação: Thaiane Oliveira

O Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CiteLab) tem como objetivo de desenvolver pesquisas voltadas para o entendimento acerca da circulação da comunicação e das disputas de informação sobre ciência, tecnologia e inovação do Sul Global, com foco em proposições estratégicas voltadas para as políticas públicas, educação e comunicação científicas. Entendendo a Ciência como área estratégica para a soberania nacional, e atualmente como centro de disputas políticas e ideológicas, este Laboratório busca entender como  esses conflitos sobre a informação científica circulam nos sites de redes sociais, na mídia e na sociedade. Entende-se a comunicação da ciência como central para as discussões que se desdobram sobre impacto social da ciência e a necessidade de mecanismos de avaliação esses modos de circulação da produção científica. Partindo do princípio de que cada área possui um modo de circulação diferente de suas produções, com critérios de avaliação próprios, e a existência de circuitos hegemônicos e alternativos que se consolidam no cenário global da Ciência, Tecnologia e Inovação, nossa proposta é  compreender como estas produções se inserem neste espaço de circulação da ciência em um cenário mundial.  Entendendo a importância de estreitar o diálogo com a sociedade, a proposta do CiteLab consiste em desenvolver pesquisas, estratégias e metodologias que busquem a ampliar o impacto social da ciência, da tecnologia e da inovação, oferecendo reflexões multidimensionais sobre como a comunicação e a educação podem ser importantes recursos para a circulação da informação junto à sociedade.

Link para o site
Site:  http://citelab.sites.uff.br
Linha de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido
coLAB (Laboratório de Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração)
Ementa
coLAB é um grupo de pesquisa orientado aos estudos sobre comunicação e culturas políticas. Seus pesquisadores têm concentrado atenção às investigações sobre a relação entre comportamento político e tecnologias da comunicação, economia política e circulação da informação, estratégias da comunicação e dinâmicas de sociabilização e letramento político. As linhas de pesquisa contemplam estudos sobre comunicação política e opinião pública, culturas políticas e ação coletiva, e humor e discussão política.

Coordenação

Viktor Chagas

Website

http://www.colab.uff.br

Mais informações
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8743613284400394

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Financiamento
CNPq Universal

FAPERJ APQ1
CNPq Pós-Doutorado Jr.
Capes PAEP
CNPq Bolsas de Mestrado
Capes Bolsas de Mestrado e Doutorado
CNPq PIBIC Bolsas de Iniciação Científica
CNPq PIBITI Bolsas de Inovação Tecnológica
Genealogias – Grupo de Pesquisa e Rede Internacional de Pesquisa

O grupo desenvolve uma metodologia de base genealógica com o fim de investigar certas transformações históricas que vêm afetando as subjetividades, em contato cada vez mais intenso com as tecnologias digitais de comunicação e informação. As pesquisas abrangem variados campos de conhecimento, partilhando um esforço de problematização conceitual com sustentação teórico-filosófica. Entre os focos priorizados, destacam-se os estudos genealógicos das construções corporais e subjetivas; a influência das artes e das mídias na produção de subjetividades; as transformações históricas nas imagens corporais, nos valores e crenças, nos modos de viver e de sofrer.

Site
http://www.paulasibilia.com/mal-estar

Link para o CNPq
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9939247477482434

Linha de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Integrantes
Coordenadoras:

Paula Sibilia (PPGCOM/UFF), Marianna Ferreira Jorge (PPGCOM/UFF)

Pesquisadores:
Paulo Vaz (ECO/UFRJ), Cláudia Linhares Sanz (PPGCOM/UnB), Christian Ferrer (UBA, Argentina)

Estudantes:
Ana Paula Oliveira Barros (PPGCOM/UFF, doutoranda), Angélica Fonsêca de Freitas (PPGCOM/UFF, doutoranda), Antoine D’Artemare (PPGCOM/UFF, doutorando), Camila Silvestre (PPGCOM/UFF, doutoranda), Lucas Bragança (PPGCOM/UFF, doutorando), Manuela Arruda Galindo (PPGCOM/UFF, doutoranda), Mariah Rafaela Silva (PPGCOM/UFF, doutoranda), Natacha Ferreira Moreira (PIBIC-PD/UFF), Rachel Vahia (PIBIC/UFF)

Financiamento
CNPq Universal
CNPq Bolsas de Produtividade em Pesquisa
FAPERJ Programa Cientista do Nosso Estado
FAPERJ Programa Pós-Doutorado Nota 10
CAPES Bolsas de Doutorado
CNPq PIBIC Bolsas de Iniciação Científica

Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia e das Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI)

Coordenação: Benjamim Picado

O GRAFO/NAVI se dedica ao estudo continuado dos regimes discursivos (e suas matrizes estéticas, semióticas e narratológicas) permeando o universo das imagens na cultura mediática, em vários níveis (as discursividades do acontecimento no fotojornalismo e os fundamentos da narratividade na arte dos quadrinhos. Encontramo-nos associados à linha de “Estéticas e Tecnologias da Comunicação” do PPGCOM/UFF, propondo quadros teórico-metodológicos para a interpretação dos produtos mediáticos, com especial ênfase na análise dos materiais da cultura visual.
A repercussão das ações deste grupo se fazem notar especialmente no plano da produção intelectual individual e coletiva de seus membros, assim como na orientação acadêmica de estudos e pesquisa, desde a graduação e PIBIC até o Pós-Doutorado, e na articulação das várias instituições envolvidas nos seus programas de ações continuadas e eventuais (UFF, UFRJ, UFS, UFOP, UNEB, UTP).

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1640120768623941

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Integrantes
Coordenadores:
Benjamim Picado (PPGCOM/UFF), Greice Schneider (PPGCOM/UFS)
Professores:
Ana Carolina Lima Santos (UFOP), André Luiz Souza da Silva (UNEB), Angie Gomes Biondi (UTP), Consuelo da Luz Lins (UFRJ), Emmanoel Martins Ferreira (UFF), Mauricio Lissovsky (UFRJ), Thaiane Moreira de Oliveira (UFF)
Estudantes:
Douglas Feitosa Romão (UFF), Dunya Pinto Azevedo (UFMG), Jonathas Miranda de Araujo (UFF), João Senna Teixeira (UFBa), Jéssica Neri dos Reis Neves (UFF), Julio Landim Mano (KU Leuven), Marcelo Leite Barbalho (UFRJ), Wanderley Anchieta (UFF)

Financiamento
CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa, bolsas de estudos de Mestrado, Doutorado e PIBIC e recursos de editais variados);
CAPES (Bolsas de estágio Pós-Doc e e Estágio Sênior; bolsas de estudos de Mestrado e Doutorado);
FAPERJ (Bolsas de Iniciação Científica, Apoios a participação em eventos, apoios para editoração de livros)

LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação

Coordenação: Simone Pereira de Sá

O grupo reúne pesquisas que enfocam as tecnologias da comunicação articuladas a aspectos da vida social contemporânea, contribuindo para a compreensão do computador como ambiente comunicacional, a partir de dois eixos articulados: musicult e cibercult. O eixo musicult privilegia a temática da experiência estética de produção-circulação-consumo da música, articulada às tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias. De forma ampla, a repercussão do trabalho se traduz enquanto contribuição ao entendimento da história da música massiva, das formas de escuta na modernidade e o papel das tecnologias neste processo.
No eixo cibercult, trabalhos sobre games, narrativas hipertextuais e análises do espaço urbano como ambiente para as tecnologias da comunicação na modernidade contribuem para a reflexão sobre a história das tecnologias da comunicação e a cibercultura.

Link para o site
https://www.facebook.com/LabCultUFF/

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1629895009106886

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Financiamento
Edital PROCAD

Laboratório de Pesquisa sobre Intrigas Mediáticas (Media_Müthos)
O Laboratório de Estudos sobre Intrigas Mediáticas (Media_Müthos) nasceu em 2017, em um contexto de reuniões periódicas de grupos de pesquisa situados nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFF (Grafo_Navi), da UFBa (Laboratório de Análise da Teleficção, A-Tevê) e da Universidade de Lausanne (Groupe de Recherche sur la Bande Dessinée, GReBD): seu principal centro de interesse é definido pelo exame de formatos de mídia e de seus regimes narrativos (especialmente aqueles mais associados com a produção do sentido de “intriga” ou “plotagem”), seja em matrizes fictícias ou factuais ou variados regimes de materialidade (gráfica, visual e audiovisual). O exame desses materiais (que abrangem uma extensão empírica que vai da fotografia, aos quadrinhos, indo até os universos seriais de ficção televisiva, dentre outros) compreende um horizonte heurístico de análise derivado da narratologia (clássica e pós-clássica) e de certas correntes de poéticas audiovisuais (especialmente aquelas mais relacionadas com paradigmas cognitivistas de análise).
 
Link para o CNPq

Linha de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Integrantes
Coordenadores:
Benjamim Picado (PPGCOM/UFF), Greice Schneider (PPGCOM/UFS)
Professores:
Maria Carmem Jacob de Souza (UFBa), João Senna Teixeira (UFBa), Cristiano Figueira Canguçu (UESB) e Raphaël Barnoni (UNIL).
Estudantes:
Priscila Mana Vaz (UFF), Pedro Barata Gomes (UFF), Pedro Drumond (UFF), Luá Octaviano de Oliveira (UFF) e Victória de Lima Regis (UFF

Financiamento
CAPES (Bolsas de estágio Pós-Doc e e Estágio Sênior; bolsas de estudos de Mestrado e Doutorado).

LAN - Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia

Coordenação: Fernando Resende

Grupo/laboratório de produção de conteúdos e pesquisa de narrativas que visa tanto à fomentação de questões teóricas consideradas relevantes para o exercício da reflexão acerca da estética e da cultura das mídias, como à experimentação e proposição de narrativas. Ele traz como indagação fundante o caráter legitimador de certos discursos e narrativas, por exemplo os chamados discursos jornalísticos, ao mesmo tempo em que trabalha comparativamente com outras produções midiáticas, como documentários, jogos etc.

Linhas de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Financiamento
CNPq Bolsas de Produtividade em Pesquisa
FAPERJ Programa Jovem Cientista do Nosso Estado
CAPES Bolsas de Mestrado e Doutorado
CNPq PIBIC Bolsas de Iniciação Científica

medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade

Coordenação: Emmanoel Ferreira

O medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade, dedica-se ao estudo dos fenômenos contemporâneos que ocorrem em torno das mídias digitais em suas mais diferentes e variadas instâncias, com interesse particular na investigação dos aspectos lúdicos presentes nessas mídias.
Através de suas duas linhas de pesquisa, a saber: i) Arqueologia das Mídias Digitais; ii) Mídias Digitais, Experiência e Ludicidade, reúne pesquisadores docentes e discentes em variados graus de formação acadêmica, que vão desde bolsistas de iniciação científica (PIBIC) e de iniciação à inovação (PIBINOVA), até mestrandos e doutorandos, em torno dos seguintes objetos/fenômenos/áreas de pesquisa: game studies, videogames, boardgames, chipmusic, internet, mídias locativas, artes digitais, convergência midiática, entre outros.

Link para o site
http://www.medialudens.com.br

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/370031

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea

O MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea – reúne pesquisadores interessados em explorar questões relativas ao desenvolvimento da mídia no contexto dos países asiáticos e seu impacto global. Em um cenário em que a cultura midiática internacional assume, crescentemente, feições multipolares, a Ásia, com sua enorme diversidade social e cultural, oferece um terreno fértil e inexplorado para a investigação. A partir de análises e discussões sobre os fluxos da cultura midiática contemporânea dos países asiáticos, o MidiÁsia tem como objetivo central a construção de referenciais teórico-metodológicos que possam dar conta do atual contexto de reconfiguração da arena midiática global.

Coordenação: Afonso de Albuquerque e Krystal Urbano

Link para o site: https://www.midiasia.com.br/

Link para o facebook: https://www.facebook.com/midiasiauff/

Linha de Pesquisa:
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Integrantes: Afonso de Albuquerque (PPGCOM/UFF), Krystal Urbano (Pós-Doutoranda – PPGCOM/UFF), Daniela Mazur (Doutoranda – PPGCOM/UFF), Mayara Araujo (Doutoranda – PPGCOM/UFF), Edylene Severiano (Doutoranda – PPGCOM/UFF), Mateus Nascimento (Mestre – PPGHS/UFF) e Alessandra Scangarelli (Mestre – PPGEEI/UFRGS).

MiDICom - Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Identidade e Comunicação

Coordenação: Beatriz Polivanov

O grupo de pesquisa MiDICom – Mídias Digitais, Identidade e Comunicação – tem como objetivo refletir sobre dinâmicas de construção identitária, performance de si e interações sociotécnicas que se dão através de mídias digitais diversas a partir de abordagens metodológicas primordialmente qualitativas. O grupo possui atualmente duas linhas de pesquisa: 1) Dinâmicas identitárias e interações sociotécnicas em mídias digitais e 2) Performances em cenas musicais mediadas pela cultura digital.
O primeiro visa investigar, em diferentes ambientes midiáticos digitais como sites de redes sociais, aplicativos de relacionamento, dentre outros, dinâmicas de construção identitária e interações sociotécnicas, a partir de perspectivas simbólicas e materiais, levando em conta as especificidades das mediações tecnológicas.
O segundo, por sua vez, se destina a problematizar o conceito de “performance” a partir de diferentes enfoques teóricos e investigar performances identitárias de artistas, fãs e outros agentes envolvidos com cenas musicais contemporâneas que sejam mediadas pela cultura digital. Busca-se atentar, em ambas as linhas, não apenas para as intencionalidades comunicativas dos atores que se cumprem como esperado, mas também para as rupturas, desencaixes e ‘gestos involuntários’ que podem ocorrer e afetar ideais de coerência expressiva.

Link para o CNPq
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9084929879181465

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

Integrantes
Beatriz Polivanov, Carla Barros, Ana Luiza de Figueiredo Souza, Beatriz Azevedo Medeiros, Deborah Rodríguez Santos, Jonas Boschetti Pilz, Leandro Aguiar Severino dos Santos, Paulo Alan Deslandes Fragoso

Mídia, Democracia e Instituições Políticas - Lamide

Coordenação: Afonso de Albuquerque e Marco Roxo

O objetivo fundamental deste grupo é analisar como práticas comunicativas, como jornalismo e a propaganda política, se realizam em diferentes plataformas (rádio, televisão, internet) e o modos como elas relacionam entre si e com outras instituições políticas da política brasileira, como partidos políticos, Estado, movimentos sociais etc.

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0205355057813473

Linhas de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Financiamento
Bolsa Produtividade em Pesquisa – CNPQ
Edital Ciências Sociais Aplicadas – CNPQ
Bolsas Mestrado e Doutorado – CAPES

MusiLab - Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Música e Cultura

Coordenação: Felipe Trotta

O objetivo do grupo é reunir pesquisas e pesquisadores em torno da temática da circulação musical na sociedade. Os temas privilegiados articulam debates e negociações sobre classe, raça, gênero e política, em perspectiva interdisciplinar. A partir de uma aproximação dos Estudos Culturais com a Musicologia e a Etnomusicologia, as pesquisas são direcionadas para questões de valor cultural, identidades e violência, pensando a música e o sonoro não apenas como vetores de encontros e consensos, mas também de embates, conflitos, disputas e incômodos.

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0430523652522456

Linhas de pesquisa
Estéticas e Tecnologias da Comunicação

NEMACS - Núcleo de Estudos em Mídias Digitais e Consumo

Coordenação: Carla Barros e Bruno Campanella

O NEMACS desenvolve atividades de pesquisa no campo da comunicação, consumo e cultura contemporânea. As principais áreas de interesse são:
i) etnografia midiática e estudos de audiência;
ii) produção de sentido na cultura de massa;
iii) midiatização e novas relações de poder na sociedade contemporânea;
iv) novas configurações econômicas da indústria cultural;
v) estudos de televisão;
vi) o fenômeno da celebridade e da cultura fã;
vii) mídia, consumo e cultura material

Link para o CNPq
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9327111871030687

Linhas de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Financiamento
Edital Universal do CNPQ, chamada CNPQ 14/2014
Edital Faperj Jovem Cientista do Nosso Estado 06/2015
CAPES Bolsas de Mestrado e Doutorado

NEPSEM - Núcleo de Estudos em Poder, Subjetividade e Mídia

O Núcleo de Estudos em Poder, Subjetividade e Mídia tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre a chamada “cultura terapêutica”, marcada pela disseminação de um imaginário que coloca a emoção e a subjetividade como elementos primordiais à compreensão de questões relativas a todos os aspectos da vida humana. O foco das investigações está na relação entre esse tema e a mídia, a partir de um olhar para os processos comunicativos que põem em primeiro plano a relação entre uma cultura “psicologizante” (marcada pelo prestígio das explicações oriundas das ciências psi) e as diferentes problemáticas e demandas do nosso tempo, sobretudo aquelas relativas às díspares relações de poder em nossa sociedade.

Dentre os tópicos de discussão que emergem desse debate teórico e que estão no campo de interesses do grupo, temos:

1) A cultura da autoajuda:  suas específicas formulações sobre sucesso e felicidade, vistos no espraiamento não só dos livros de aconselhamento como na prática do “coaching” e em demais manifestações midiáticas de ênfase à performance e ao empreendedorismo;

2) O campo psi: a presença de especialistas oriundos do campo das ciências psi em diversos programas televisivos, em canais de YouTube, plataformas de redes sociais, promovendo explicações e enquadramentos de questões sociais como desigualdades de raça, classe e gênero pelo prisma da cultura terapêutica e a ênfase em pautas como autoestima, superação e autenticidade;

3) A representação da cultura terapêutica: a inclusão de temas como trauma, depressão, bullying e demais doenças/condições mentais e psicológicas como casos recorrentes na ficção seriada televisiva e, também, na construção de biografias de celebridades, youtubers e demais pessoas públicas;

4) Sociologia das Emoções, Gênero e Relações de Poder: a influência do imaginário disseminado pela cultura do aprimoramento do “self” em âmbitos dos mais variados; os processos históricos que a sociedade ocidental passou para chegarmos ao regime de sentimentos da contemporaneidade. As questões de gênero analisadas a partir desse prisma.

5) O ethos neoliberal: a relação entre a cultura terapêutica e questões como o individualismo, a responsabilização dos sujeitos por seus destinos, a figura do self-made man, discursos sobre meritocracia, sucesso, fracasso etc.

Integrantes: Mayka Castellano (coordenadora)
Alunos: Vinícius Machado Miguel, Daniel Rios, Lucas Priori, Alexis Parrot, Natália Ayrosa

 

Núcleo de Estudos de Violência e Comunicação - NevCom

Coordenação: Kléber Mendonça

Linhas de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Financiamento
Edital Humanidades CNPq (2014)
Edital Humanidades Faperj (2013)
Bolsa Jovem Cientista de Nosso Estado Faperj (2015-2017)
APQ1 Faperj (2013)

Televisões - Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias

Coordenação: Ariane Holzbach e Mayka Castellano

O Televisões – Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias reúne pesquisadores e discentes interessados em compreender a relação entre a televisão, entendida como tecnologia e como forma cultural, e os conflitos instituídos a partir do atual contexto midiático, marcado pela efervescente reconfiguração audiovisual acarretada sobretudo pela popularização da cultura digital. Entre outros objetivos, o Televisões pretende construir modelos teórico-metodológicos que permitam a compreensão da dinâmica cultural e social da televisão e das novas mídias audiovisuais, com ênfase na reconfiguração da linguagem, no circuito comunicativo dos produtos televisivos, na produção de sentido e na relação travada entre esses produtos, as empresas midiáticas e o público.

Linhas de pesquisa
Mídia, Cultura e Produção de Sentido

Integrantes
Ariane Diniz Holzbach, Mayka Catellano e Caio Melo da Silva

 

Skip to content