Tipo Doutorado
Ano 2015
Orientador PROF.º DR.º JOSE BENJAMIM PICADO SOUSA E SILVA
Título AS PREMISSAS DA PUBLICIDADE PERVASIVA: apropriações das lógicas dos jogos pervasivos no consumo da experiência
Resumo A proposta desta tese é a de identificar as aproximações e os distanciamentos entre os jogos pervasivos e uma modalidade específica de publicidade, da qual viemos chamando de pervasiva, por utilizar estéticas e gramáticas do gênero de jogo em questão, como a apropriação dos espaços urbanos a fim de oferecer experiências lúdicas aos seus consumidores. Para tanto, pretendemos realizar uma análise de campanhas publicitárias que possuem características pertinentes a esta modalidade de produção, a partir das seguintes premissas que perpassam tanto o jogo quanto à publicidade: o primeiro diz respeito a uma expansão social que se concretiza a partir de convocação de performances, que se relacionam diretamente com o engajamento do interator e do espectador. Há também a instauração de um acordo ficcional que se estabelece a partir da fluidez de fronteiras entre a realidade e a ficcionalidade, propiciando expansões espaçotemporais para além do espaço e tempo cotidianos. Ocorrem também novas experiências sobre o corpo performado, provocando, assim, um envolvimento totalizante dos sujeitos como parte da interação. Esse processo de engajar-se, de transitar entre fronteiras reais e ficcionais, de envolver-se e adentrar-se em ambientes construídos, permitem que ocorram micro-suspensões involuntárias da descrença no sentido de que, por alguns segundos, as noções limitadoras do que é real perdem seus alicerces. Mais do que apontar como uma tendência publicitária, pretendemos, através desta tese, compreender um fenômeno específico de produção, buscando analisá-los por suas características intrínsecas deste gênero publicitário

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