Título: Programas esportivos de mesa redonda: a questão da autoridade em pauta no gênero televisivo

Tipo: Mestrado
Ano: 2019
Orientador: Marco Roxo
Link para acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15153

Resumo
Esta pesquisa pretende compreender como as mesas redondas conseguiram manter a condição de espaço privilegiado para discussão sobre o esporte desde a chegada da TV no Brasil. Ao assumir como objeto esses programas televisivos – que se dedicam a interpretar o noticiário sobre atletas, clubes e torneios, principalmente de futebol, a partir de comentários –, o intuito é entender como foi o processo até que a televisão se tornasse o principal mediador da experiência esportiva no país. É possível observar que as mesas redondas não são uma exclusividade do jornalismo esportivo nem intrinsecamente brasileiras. Por isso, acompanhar de que forma ocorreram atravessamentos da identidade nacional e proximidades e distanciamentos com o campo jornalístico é necessário. Para lançar um olhar sobre a trajetória das mesas redondas esportivas nas grades de programação, a opção será por tratá-las como um gênero televisivo. O objetivo é analisar, por meio dos eixos diacrônico e sincrônico, de que forma seus participantes mantiveram-se autorizados a falar acerca do tema e, por conseguinte, como isso teve desdobramentos para o próprio status do gênero.