Tipo Doutorado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º FERNANDO ANTÔNIO RESENDE
Título Das Aproximações e Distanciamentos Entre Participação e Autoria na Narrativa Audiovisual Factual
Resumo Este trabalho pretende investigar de que forma a participação do produtor amador ou
semiprofissional, por meio da apropriação das tecnologias digitais em narrativas audiovisuais
jornalísticas e documentais, pode gerar mudanças na configuração da autoria e se estas variações
podem afetar o próprio processo participativo em si. Em uma época na qual, no senso comum, as
mídias digitais são celebradas pelo potencial participativo dos consumidores, possivelmente
influenciando mídias tradicionais no desenho de diferentes estratégias de engajamento do
público, o conceito de participação nas narrativas audiovisuais pode ser pensado tendo-se em
vista um procedimento diferenciado de produção. Essa nova narrativa, que envolve diversos
atores sociais – tanto indivíduos, como instituições –, reflete uma convergência em direção a um
consenso de produção de sentido admitido por todos os envolvidos. Uma suposta coautoria seria
um dos aspectos mais importantes na caracterização desse modo de criação e produção
audiovisual. Mas como essa coautoria, caso exista, se configuraria nos discursos audiovisuais
participativos presentes em certos objetos de estudo veiculados na mídia eletrônica? Onde e de
que forma a interação ocorreria entre as equipes de produção e membros da sociedade civil?
Essas perguntas nos movem criticamente em direção a possíveis transformações na paisagem
midiática, nos fazendo refletir sobre a faceta participativa das organizações da mídia audiovisual
em distintos suportes eletrônicos, cada vez mais usados simultaneamente. Esta tese pretende
verificar se a reconfiguração do lugar da autoria nos discursos audiovisuais multimidiáticos de
fato altera o processo de participação e produção de conteúdos audiovisuais.

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