Tipo Doutorado
Ano 2014
Orientador ANTÔNIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
Título A TELONA E A TELINHA: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE CINEMA E TELEVISÃO NO BRASIL
Resumo O trabalho investiga os encontros e desencontros entre cinema e televisão no Brasil
atentado para as disputas, tensões, negociações, sincronias e potencialidades entre os
meios. O fio condutor que conduz a investigação é a hipótese que os anos 2000 houve
uma reinvenção do espaço audiovisual brasileiro, baseada na articulação entre cinema e
televisão, para conformação de um projeto integrado de indústria audiovisual nacional.
Contudo, é importante destacar que o processo de formação do cinema e da televisão no
Brasil é herdeiro da circularidade cultural e artística, no qual circulavam referências e
repertórios da cultura erudita e cultura popular desde seus primórdios. O marco da
segregação na forma de distinção cultural – atribuindo ao cinema questões artísticas e
relegando à televisão a função de entreter – são os anos 1960/70, momento de
especialização diante da ampliação do mercado de bens culturais no país. A tradição
discursiva de separação entre cinema e televisão se perpetuou até os anos 1990 nas
instancias da crítica, das falas de legitimação, nos tratamentos institucionais de políticas
públicas, nos modos próprios de fazer, produzir, distribuir e exibir. Os anos 2000
sinalizam uma transição política no espaço audiovisual que exige repensar as
concepções historicamente estabelecidas. As experiências de circularidade entre cinema
e televisão evidenciam o processo de deslocamento, interface e alargamento de
fronteiras como estratégia de sobrevivência diante da cultura do consumo e da
convergência. Mais do que um projeto resolvido e acabado, a convergência brasileira se
evidencia, principalmente, em três dimensões interdependentes: o trânsito de
profissionais, hoje, assumido e positivado; as cadeias e circuitos produtivos e as novas
políticas públicas de integração entre os meios. Existe uma transição em curso que nos
confronta com a necessidade de repensar concepções historicamente estabelecidas
acerca do audiovisual no Brasil.

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