Tipo Doutorado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.] FELIPE DA COSTA TROTTA
Título A CENA MUSICAL DA BLACK RIO: Mediações e políticas de estilo nos bailes soul dos subúrbios cariocas dos anos 1970
Resumo O Movimento Black Rio se tornou um fenômeno de massa no Rio de Janeiro nos anos 1970, particularmente entre uma juventude negra dos subúrbios da Zona Norte, chegando a outras áreas populares da região metropolitana. Milhares de jovens compareciam, todos os finais de semana, aos bailes black para dançar ao som de discos de soul americanos tocados por celebrados DJs e equipes de som, que se tornavam grandes empreendimentos lucrativos, ingressando no mercado fonográfico e estabelecendo um novo segmento musical. A Black Rio chamou a atenção da imprensa e da ditadura militar, despertando críticas, e se desenvolveu em convergência com a mobilização de novas organizações negras brasileiras, mas propondo maneiras alternativas de oposição ao racismo. A cena musical black ganhou destaque por seu caráter de afirmação de uma identidade negra por meio do consumo cultural e da configuração de uma série de políticas de estilo, que se opunham à retórica do mito da democracia racial por meio da produção de novas representações identitárias. Nesta tese de doutorado, aprofundamos a discussão em torno de possibilidades de mobilização política cultural e de demandas por novas formas de cidadania através do estabelecimento de redes de consumo, lazer e entretenimento popular. Para dar conta desse contexto, utilizamos como ferramenta conceitual a noção de cena musical, ampliando essa reflexão para abarcar discussões a respeito da diferença e de fluxos comunicacionais globais. Ao estabelecer alianças afetivas e novos atos de consumo, a cena soul se desenvolveu a partir de estruturas mais flexíveis, ancoradas em uma reflexividade da vida cotidiana e mediações comunicativas transnacionais. No trânsito de produtos e bens simbólicos pelo território dos subúrbios cariocas, a cena musical da Black Rio configurou-se como um novo projeto identitário em torno da música popular massiva, dotado de um potencial político alternativo e potente, pautado pelo estilo e por novas formas de mediações comunicativas da cultura.

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