E-mail: sibonei.sa@gmail.com

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/6382966782640472

Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação

Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1629895009106886

 

CV resumido (português)

Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora visitante (pós-doc) na McGill University, Canadá (2008) e no King’s College, U.K. (2015/2016).
Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase na sub-área temática de som, música e cultura digital. É pesquisadora PQ do CNPq desde 2000.


CV resumido (inglês)

She graduated in Social Sciences and has a Master Degree and PHD in Communication and Culture Studies at Federal do Rio de Janeiro University.
She has been visitor researcher at McGill University (2008); and at King’s College. U.K.(2015/2016)
She is a professor and researcher on the field of Communication, Culture and Technologies focusing on sound, music and digital culture studies.
Her work has been supported by CNPq since 2000.

Interesses de orientação (português)

Música e cultura pop em cenários locais e globais
Som, Música e cultura digital
Materialidades e afetos das práticas musicais
Gêneros e cenas musicais de periferia
Disputas de valor e gosto nos fandoms musicais

Interesses de orientacão (inglês)

Music and pop culture in local and global scenarios
Sound, Music and digital culture
Materialities and affects of music practices
“Peripherical” Genres and musical scenes
Fandoms, Value and Taste disputes

 

Projeto de pesquisa (português)

Materialidades, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais

Partindo da premissa de que as cenas musicais podem ser entendidas como redes associativas híbridas e heterogêneas, formadas por atores humanos e não-humanos, interessa-nos investigar aspectos estéticos e identitários das redes constituída por celulares, YouTube e cenas musicais brasileiras “de periferia”, em diálogo com aspectos da Teoria das Materialidades, da Teoria Ator- Rede, dos Estudos de Som  e da Sociologia da Música, tendo em vista as suas implicações para a revisão e proposição de teorias e metodologias no campo de Estudos de Som e Música.

 

Projeto de pesquisa (inglês)

Materialities, ties and performances of Brazilian musical scenes on digital platforms

Starting from the bet that musical scenes can be understood as hybrid and heterogeneous associative networks, comprised of human and non- human actors, we aim to investigate aesthetic and identity aspects of networks composed of mobile phones, YouTube and Brazilian popular music scenes. Aspects of the Theory of Materialities, Actor-Network Theory, Sound Studies and Sociology of Music are the main references, in view of its implications for the review of theories and methodologies in the field of Sound and Music Studies.

 

Publicacões

PEREIRA DE SÁ, S.POLIVANOV, B. B. . DJ Jesus Luz?!Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica.. Famecos, v. 23, p. 1-18, 2016.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20971

PEREIRA DE SÁ,  S. Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia. Revista Fronteiras (Online), v. 16, p. 28-37, 2014.

http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.161.04

 

PEREIRA DE SÁ, S.. The Numa Numa Dance e Gangnam Style: videos musicais no Youtube em múltiplas mediações. Galáxia (São Paulo. Online), v. 28, p. 159-172, 2014.

http://www.scielo.br/pdf/gal/v14n28/v14n28a14.pdf

PEREIRA DE SÁ, S.CUNHA, S. E. . Controvérsias do funk no YouTube: o caso do Passinho do Volante. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1-14, 2014.

https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1401

PEREIRA DE SÁ, S. Contribuições Da Teoria Ator-Rede Para A Ecologia Midiática Da Música // Contributions Of Actor-Network Theory To The Media Ecology Of Music. Contemporanea (UFBA. Online), v. 12, p. 537-555, 2014.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/12402

SÁ, SIMONEMIRANDA, GABRIELA. Brazilian Popular Music Economy Aspects: The Baile Funk Circuit. IASPM Journal (Journal of the International Association for the Study of Popular music), v. 3, p. 9-18, 2013.

http://www.iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/article/view/596/pdf_2

PEREIRA DE SÁ, S. Ando meio (des)ligado? Mobilidade e mediação sonora no espaço urbano. E-Compós (Brasília), v. 14, p. 1-20, 2011.

http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/666/524

PEREIRA DE SÁ, S. Funk carioca: música eletrônica popular brasileira?!. E-Compós (Brasília), v. 10, p. 3, 2007.

http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/195/196

LIVROS:

PEREIRA DE SÁ, S; CARREIRO, R.; FERRARAZ, R. (orgs.)

Cultura Pop – Salvador, EDUFBA/COMPÓS, 2015

http://www.compos.org.br/data/Cultura_pop_repositorio.pdf

PEREIRA DE SÁ, S.- Baiana Internacional – As mediações culturais de Carmen Miranda. RJ, MIS/FAPERJ, 2002

Orientações em andamento

Romulo Vieira da Silva. Mestrado: “Disputas na disseminação no hip hop através das redes sociais”. (2017)

Natalia dos Santos Dias. Mestrado: “Crowdfunding”. (2016)

Natalia Ribeiro da Silva. Mestrado: “Saravá Metal ? Santo de casa também faz milagre: Gangrena Gasosa e a mistura de metal com macumba”. (2015)

Thiago Alberto Pereira. Doutorado: “Youtube, memória e fandom da banda The Smiths”. (2017)

Luana Inocêncio
. Doutorado: “LET PASSINHO HAPPEN: Videomemes, cenas musicais e performances de gosto em torno do indie e funk”. (2017)

Simone Evangelista Cunha. Doutorado: “Controvérsias latino-americanas em sites de redes sociais:uma análise em tono dos afetos e disputas simbólicas em torno do funk, da cumbia villera e tuki na rede”. (2015)

Luiza Alves Bittencourt Coelho. Doutorado: “Cenas Musicais luso-brasileiras:consumo musical e circulacão de arstistas brasileiros em Portugal”. (2015)

Melina Aparecida dos Santos Silva. Doutorado: “Death Metal em Angola”. (2014)