E-mail: sibonei.sa@gmail.com

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/6382966782640472

Linhas de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação;

Grupo de pesquisa: LabCult – Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação

Link no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1629895009106886

 

CV resumido

Graduada em Ciências Sociais, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora visitante (pós-doc) na McGill University, Canadá (2008) e no King’s College, U.K. (2015/2016).
Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase na sub-área temática de som, música e cultura digital. É pesquisadora PQ do CNPq desde 2000.

 

Interesses de orientação

Música e cultura pop em cenários locais e globais
Som, Música e cultura digital
Materialidades e afetos das práticas musicais
Gêneros e cenas musicais de periferia
Disputas de valor e gosto nos fandoms musicais

Projeto de pesquisa

Materialidades, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais

Partindo da premissa de que as cenas musicais podem ser entendidas como redes associativas híbridas e heterogêneas, formadas por atores humanos e não-humanos, interessa-nos investigar aspectos estéticos e identitários das redes constituída por celulares, YouTube e cenas musicais brasileiras “de periferia”, em diálogo com aspectos da Teoria das Materialidades, da Teoria Ator- Rede, dos Estudos de Som  e da Sociologia da Música, tendo em vista as suas implicações para a revisão e proposição de teorias e metodologias no campo de Estudos de Som e Música.

 

Publicacões

PEREIRA DE SÁ, S.POLIVANOV, B. B. . DJ Jesus Luz?!Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica.. Famecos, v. 23, p. 1-18, 2016.

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/20971

PEREIRA DE SÁ,  S. Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia. Revista Fronteiras (Online), v. 16, p. 28-37, 2014.

http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.161.04

 

PEREIRA DE SÁ, S.. The Numa Numa Dance e Gangnam Style: videos musicais no Youtube em múltiplas mediações. Galáxia (São Paulo. Online), v. 28, p. 159-172, 2014.

http://www.scielo.br/pdf/gal/v14n28/v14n28a14.pdf

PEREIRA DE SÁ, S.CUNHA, S. E. . Controvérsias do funk no YouTube: o caso do Passinho do Volante. Revista Eco-Pós (Online), v. 17, p. 1-14, 2014.

https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1401

PEREIRA DE SÁ, S. Contribuições Da Teoria Ator-Rede Para A Ecologia Midiática Da Música // Contributions Of Actor-Network Theory To The Media Ecology Of Music. Contemporanea (UFBA. Online), v. 12, p. 537-555, 2014.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/12402

SÁ, SIMONEMIRANDA, GABRIELA. Brazilian Popular Music Economy Aspects: The Baile Funk Circuit. IASPM Journal (Journal of the International Association for the Study of Popular music), v. 3, p. 9-18, 2013.

http://www.iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/article/view/596/pdf_2

PEREIRA DE SÁ, S. Ando meio (des)ligado? Mobilidade e mediação sonora no espaço urbano. E-Compós (Brasília), v. 14, p. 1-20, 2011.

http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/666/524

PEREIRA DE SÁ, S. Funk carioca: música eletrônica popular brasileira?!. E-Compós (Brasília), v. 10, p. 3, 2007.

http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/195/196

LIVROS:

PEREIRA DE SÁ, S; CARREIRO, R.; FERRARAZ, R. (orgs.)

Cultura Pop – Salvador, EDUFBA/COMPÓS, 2015

http://www.compos.org.br/data/Cultura_pop_repositorio.pdf

PEREIRA DE SÁ, S.- Baiana Internacional – As mediações culturais de Carmen Miranda. RJ, MIS/FAPERJ, 2002

 

Orientações em andamento

Leandro Stoffels. Mestrado, 2020.

Leonam Casagrande Dalla Vecchia. Doutorado, 2020.

Luana Inocêncio. Doutorado, 2017.

Marcos Vinicius de Araujo da Silva. Mestrado, 2021.

Pauline Alves Saretto. Mestrado, 2019.

Régis Wendel Rabelo Luccas. Mestrado, 2019.

Rodolfo Viana de Paulo. Doutorado, 2018.

Romulo Vieira da Silva. Doutorado, 2019.

Thiago Alberto Pereira. Doutorado, 2017.

Skip to content