O Interdisciplinary Centre for Global South Studies (ICGSS), da Universidade de Tübingen (UT), Alemanha, realiza entre os dias 29 de junho e 09 de julho o International Forum on Global South Studies 2021. A Universidade Federal Fluminense (UFF), com o PPGCOM e o TRAVESSIA – Centro de Estudos e Pesquisas do Sul Global, parceiros do ICGSS, atua como coorganizadora do evento que pelo segundo ano consecutivo será em formato virtual.

A programação é organizada em torno de 22 painéis que discutem as dinâmicas globais de poder, relações culturais, midiáticas, estéticas e políticas experimentadas no contemporâneo a partir das complexidades do Sul Global. Serão debatidos temas como processos e práticas comunicativas no Sul Global; migrações transnacionais; natureza, colonialidade e extrativismo na América Latina; tessitura de redes antirracistas na África, Brasil e Portugal; desafios às línguas indígenas, e outros.

O evento acontece também no âmbito dos projetos “Conflito, Mídia e Território no Sul Global” (CAPES/PRINT) e “Discomforting Territories: narratives, images and objects of the Global South” (PROBRAL DAAD/CAPES), ambos projetos da UFF em parceria com a Universidade de Tübingen.

Abertura

A abertura do Fórum será no dia 29 de junho, a partir das 11h15, com as palavras de boas-vindas da diretora do Interdisciplinary Centre for Global South Studies, prof. Susanne Goumegou; do vice-diretor, prof. Sebastian Thies; e de Russell West-Pavlov, que também integra o comitê diretivo do ICGSS.

O painel inaugural do Fórum – “Améfrica Ladina y decolonialidades: una perspectiva crítica” – começa às 11h30 e tem o coordenador do TRAVESSIA e professor do PPGCOM/UFF, Fernando Resende, como um dos painelistas. Também participam as professoras Flávia Rios (UFF) e Mara Viveros-Vigoya (Universidade Nacional da Colômbia). O professor Sebastian Thies (UT) será o mediador do debate.

O segundo painel – “Modes of being South: Panel on bibliographic production around Global South” (13h30) – tem como debatedores o pós-doutorando Roberto Robalinho (Universidade de Tübingen/UFF); Diego Amaral (UFF); Amina ElHalawani (Universidade de Alexandria) e Armando Armando Velázques (Universidade Autônoma do México). Russell West-Pavlov (UT) media o debate.

Programação e inscrições

Ao longo de oito dias de programação do International Forum on Global South Studies, professores (as) e pesquisadores (as) dos programas de pós-graduação em Comunicação, Antropologia e Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) participam como painelistas e/ou mediadores (as).

A programação completa e as orientações para inscrição estão disponíveis no site da Universidade de Tübingen.

http://www.uni-tuebingen.de/global-south

*Imagem ilustrativa: Copyright pxfuel

Skip to content