Tipo Mestrado
Ano 2011
Orientador PROF.ª DRª SIMONE MARIA ANDRADE PEREIRA DE SÁ
Título Da venda de discos à monetarização das mediações musicais
Resumo No decorrer do século XX, as gravadoras progressivamente ocuparam o papel de principal mediador entre artistas e público. O modelo de negócios utilizado pela indústria musical, centrado na produção de discos, estruturou a experiência musical de modo que todas as outras mediações – shows, venda de camisetas, radiodifusão… – eram encaradas como ferramentas de promoção do disco. No século XXI, as transformações organizacionais oriundas dos fenômenos da globalização, da digitalização dos conteúdos e da ampliação dos processos de convergência midiática impuseram a reconfiguração, não só do setor da indústria fonográfica, como de todos os ramos do entretenimento, que se diversificaram e entrelaçaram seus campos de atuação. Como conseqüência surgem novos mediadores e novos modelos e estratégias de negócios, que competem diretamente com as gravadoras, ameaçando a centralidade desempenhada por elas. O objetivo deste trabalho é analisar a reconfiguração do papel de mediador musical e investigar como as gravadoras estão se adaptando a esta realidade. A hipótese é que mesmo abandonando a tradicional cadeia de produção de discos e redirecionando suas estratégias e modelos de negócios para outras mídias e mediações, as empresas mantêm a mediação discográfica como principal ponto de acesso à obra, enquanto que o show tende a ser a mediação mais valorizada da experiência musical. Como estudo de caso para a discussão, utiliza-se a gravadora Trama, empresa que se destaca pela composição de seu modelo de negócios, pela utilização de diversas novas estratégias e pelo forte posicionamento independente frente ao campo fonográfico.

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