Diálogos transatlânticos

O PPGCOM-UFF celebra o início das aulas do segundo semestre de 2020 com uma mesa de debates intitulada “Virtual Transatlantic Dialogue – The Contested Heritage of Slavery and the Historic Slave Trade Site”. A mesa integra o projeto de parceria do PPGCOM com a Universidade de Tübingen (Alemanha) no âmbito do projeto Probral (CAPES/DAAD) intitulado “Territórios desconfortáveis: imagens, narrativas e objetos do Sul Global”. 

Esse evento, promovido pelo Interdisciplinary Centre for Global South Studies (ICGSS) da Universidade de Tübingen, em parceria com o PPGCOM/UFF, tem como objetivo propor um diálogo transatlântico sobre patrimônio cultural e sítios históricos relacionados com o comércio e trânsito de escravizados. Com base na historiografia crítica da escravidão em ambos os lados do Atlântico, a proposta é rever as estruturas do Projeto Rota do Escravo, lançado em 1994 pela UNESCO e que foi concebido para “quebrar o silêncio sobre o tráfico de escravos e a escravidão” e “destacar as transformações globais e as interações culturais decorrentes desta história”. 

Pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Alemanha, México, Senegal e Suíça vão compartilhar experiências sobre patrimônio cultural e práticas museológicas a partir de suas pesquisas acadêmicas e vivências institucionais. Ao mesmo tempo, será analisado o estado atual dos programas institucionais sobre patrimônio cultural, memória e políticas culturais. 

Participam do debate o historiador Ibrahima Seck (UCAD/Senegal); a professora Simone Vassallo (UFF/Brasil); o antropólogo e pesquisador Milton Guran (UFF/Brasil); a pesquisadora Maria Elisa Vezásquez (INAH/México), além de Roberto Zaugg (Universidade de Zurique/Suíça).

Inscrições

O debate será realizado em formato virtual na segunda-feira, 9 de novembro, a partir das 14h15, horário de Brasília. Os interessados em assistir ao evento devem entrar em contato pelo e-mail: hiwi.goumegou@romanistik.uni-tuebingen.de

Skip to content