Tipo Mestrado
Ano 2018
Orientador SIMONE MARIA ANDRADE PEREIRA DE SÁ
Título O CROWDFUNDING A PARTIR DAS PERSPECTIVAS SOBRE A CULTURA MATERIAL – O PROCESSO COMUNICACIONAL DO PROJETO MOLA STRUCTURAL KIT –
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar os processos sociais estabelecidos dentro de um projeto
de financiamento coletivo. O Mola Structural kit foi um projeto de financiamento coletivo
que arrecadou uma quantia de 1206% a mais do valor solicitado, no ano de 2014. Sendo ainda
um dos projetos de maior arrecadação na história do crowdfunding brasileiro, a sua proposta
era a construção de um kit composto por molas e imãs para estudar o comportamento das
estruturas arquitetônicas. O modelo de financiamento coletivo, que promove muitas ideias a
partir de uma rede de colaboração já pré-definida, como uma rede de fãs, apresenta também
projetos que não tem a base de fãs como meio de consolidar a arrecadação, como é o caso do
Mola. Mediante esse panorama, e sem querer apresentar fórmulas de sucesso sobre, visa-se
entender, por outra ótica, o processo das práticas sociais travadas por esse projeto. Dessa
forma, e com o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate sobre o
crowdfunding, através da perspectiva comunicacional, este estudo traçou uma análise sobre as
construções das redes sociotécnicas que sustentaram o projeto Mola. Sob o aporte da
metodologia qualitativa, junto com a cultura material e tendo como base teórico-metodológica
a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012), essa pesquisa coletou dados empíricos que auxiliaram
na observação dos atores da rede, destacando a importância de estabelecer os fluxos sociais de
uma rede social – prezando tanto os atores humanos, quanto os não-humanos – de forma que
tais interações possam ser revertidas em apoios que levam ao financiamento do projeto em
questão.

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