Segunda Edição do Novembro Negro discute os avanços e desafios das ações afirmativas na Universidade Pública
O evento é promovido por discentes do Coletivo Negro Marcos Romão/CNMR do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
Em 2022 a lei de Ações Afirmativas completou 10 anos de aplicação e tem passado por constantes ameaças. Conhecida como Lei de Cotas, a lei nº 12.711 foi sancionada em 29 de agosto de 2012, prevê a reserva de 50% das vagas de instituições de ensino superior a estudantes de escolas públicas.
Nessa reserva, estão inclusas regras para destinar vagas a alunos de baixa renda, pessoas com deficiência, negros/as (conforme categoria do IBGE) e indígenas (povos originários). Como previsto no próprio texto, após esse período, a lei deve ser submetida à reavaliação, com expectativa de aprimoramento dos critérios estabelecidos e passa um processo de grande discussão sobre sua efetividade. De acordo com a Comissão Organizadora do Evento o momento atual é necessário para se debater o tema.
“Pretendemos fomentar a discussão sobre esse marco tão importante no que diz respeito às Ações Afirmativas. Entendemos que essa temática se faz totalmente necessária dentro de um cenário político de cortes e ainda sem um posicionamento em relação à renovação da lei. Por isso acreditamos que o evento, assim como celebrará o Dia e Mês da Consciência Negra, também demonstrará a importância dessa discussão dentro dos Programas de Pós-Graduação e principalmente das Universidades Públicas”, ressaltam.
Com o apoio Institucional da própria Universidade Federal Fluminense, o Novembro Negro ampliará o debate e discutirá, na prática, os resultados positivos dessa Ação Afirmativa. O evento presencial contará com uma programação especial, iniciando com Professores e Pesquisadores que debaterão o tema: AVANÇOS E DESAFIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS GRADUAÇÃO, finalizando com exibição de 3 Curtas e debate com o cineasta Clementino Junior, que dirigiu o filme ROMÃO, o intelectual que dá nome ao coletivo dos discentes, com os cineastas Delanir Cerqueira e Dom Filó, cujos filmes, respectivamente, BALEIRO BALA e MARIELLE PRESENTE: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS, serão transmitidos e, convidados.
As pesquisas realizadas pelos alunos do CNMR e de outros Coletivos/Programas também ganharão espaço para divulgação e visibilidade, na Gira de Saberes, bem como suas publicações / exposições e lançamentos de livros.
Com emissão de certificados.
Programação / Cronograma
Data: 18/11/2022 (sexta-feira)
Local: Cine Arte UFF (Reitoria UFF) – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Horário: 15h às 21h
15h – Mesa de Abertura (Sala de Fotografia)
– Professor Dr. Felipe Trotta: Doutor em Comunicação e Mestre em Musicologia, tem se dedicado ao estudo da música na sociedade, com destaque para questões de valor, gênero e periferia. É pesquisador do CNPq e da Faperj, foi editor da revista E-Compós (2009-2013) e vice-presidente da Seção Latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL). Coordenador do PPGCOM UFF.
– M.a Rosane Romão: Psicóloga. Pesquisadora do CNMR, LIDD, MIDICOM – PPGCOM. M.a em Administração/UFF. Membra da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) /ANPSINEP. Atuou como Consultora do SOS Racismo Brasil.
_____________________________________________________________________________
15h30 – Mesa: AVANÇOS E DESAFIOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS GRADUAÇÃO.
(Sala de Fotografia)
– M.a Nalui Mahin: Mestra em comunicação. Membra fundadora do Coletivo de Estudantes Negros da UFF e do Coletivo Negro Marcos Romão.
– Irapoan Nogueira Filho: Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social Pós-Doc. em Psicologia Social do Trabalho Membro da ANPSINEP, do Leafro/UFRRJ e da Mensa Internacional.
– Professora Dra. Zilda Martins: Dra. e Mestre em Comunicação e Cultura Pós-doc. EHESS. Doutorado sobre a cobertura midiática sobre as Ações Afirmativas nas Universidades Públicas. Fundadora e coordenadora do GEMS-LECC
– Professora Dra. Janaína Damasceno: Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós -graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Uma das fundadoras do Fórum Itinerante do Cinema Negro é, ainda, coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: estética e política da imagem negra.
– Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão.
17h – Gira de Saberes dos Pesquisadores (Sala de Fotografia)
– Pesquisadores do CNMR e de outros Coletivos/ Programas
– Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão.
19h – Exibição e Debate dos Curtas (Sala de Cinema)
– BALEIRO BALA, direção de Delanir Cerqueira.
– MARIELLLE PRESENTE: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS, direção de Dom Filó.
– ROMÃO, direção de Clementino Júnior.
Delanir Cerqueira: Diretor Cinematográfico. Ass. de Cenografia, Contrarregra chefe – Property Master.
– Dom Filó: Produtor cultural. Documentarista. Jornalista. Engenheiro. Pós-graduado em Marketing e MBA em Gestão e Planejamento. Co-fundador do Cultne.
– Clementino Junior: Cineasta, educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação, pesquisador do GEASur e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro e CineGEASur.
– Dra. Lia Vieira: Doutora em Educação. Economista. Escritora. Curadora na Academia Brasileira de Letras e Artes Pretas e Originárias – ABL PRETAS.
– Profa. Cláudia Nascimento: Escritora. Formada em Letras – UERJ e Produção Cultural – UFF. Pós-graduada em Literatura Brasileira, Leitura e Produção de Textos, Literatura Infantil e Juvenil, todos pela UFF. Professora da rede estadual de educação do RJ. Foi uma das vencedoras do Prêmio Paulo Freire da Assembleia Legislativa do RJ (2019) e do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra (2022).
– Matheus Pericao: Discente de Biblioteconomia – UNIRIO. Iniciou como Produtor de vídeos na Rádio Mamaterra e atualmente produz Streamings na Produtora Cajamanga. Exposição no Centro de Artes Calouste. Vídeo clipe na Spetaculu. Atua no Projeto Conexão Favela & Arte.
– Mediação: Coletivo Negro Marcos Romão.
21h – Encerramento.
Acompanhe maiores informações pelo:
https://www.instagram.com/cnmarcosromao/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D