Tipo Doutorado
Ano 2014
Orientador PROF.º DR.º ANTÔNIO CARLOS AMANCIO DA SILVA
Título OS FILMES REALIZADOS EM COPRODUÇÃO LIMITES E EXPANSÕES DOS ACORDOS TRANSNACIONAIS
Resumo Este trabalho de pesquisa faz uma analise de quais são as particularidades da realização de
filmes nacionais quando produzidos através de acordos entre produtoras de distintos países,
na chamada coprodução internacional. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são as
novas configurações do espaço audiovisual brasileiro, para tanto propusemos o conceito,
Manejo audiovisual sustentável, ou Bom manejo audiovisual, que remete a necessidade de
criarmos formas de realização que retroalimentem a cadeia cinematográfica. Num primeiro
momento apresentamos que esta modalidade de produção audiovisual é resultado das
mudanças advindas da globalização/mundialização. Apresentaremos como as nações
organizaram suas economias e políticas em consequência dessa abertura dos mercados e do
crescimento do fluxo de capital internacional focando suas consequências na organização
do espaço audiovisual. Investigamos quais as especificidades desses acordos transnacionais
e porque a globalização de capitais será defendida, por profissionais e pesquisadores, como
um dos meios de sustentabilidade da produção e difusão de filmes brasileiros. Por fim,
apresentaremos, a partir da criação de um panorama fílmico, que a arquitetura da
coprodução internacional será estruturada a partir de três eixos: Estatuto legal, apoio
institucional e o estabelecimento de um sistema de relações pessoais.