Tipo Doutorado
Ano 2015
Orientador PROF.º DR.º AFONSO DE ALBUQUERQUE
Título MÍDIA REGIONAL BRASILEIRA: Características dos subsistemas midiáticos das regiões Norte e Sul
Resumo Esta tese considera a mídia regional um elemento essencial do sistema midiático brasileiro, pela capacidade de ilustrar as variações existentes no país continental e de expor os vínculos entre mídia e política. Usamos a comunicação e a geografia para propor uma metodologia capaz de valorizar a diversidade regional nos estudos de comunicação, segmentando cada mercado em supraestaduais, estaduais e subestaduais. O trabalho foi dividido em cinco capítulos nos quais foram empreendidas análises teóricas e uma pesquisa nos mercados das regiões Norte e Sul. Mapeamos as mídias comerciais de 29 cidades da região Norte, na qual localizamos 392 veículos pertencentes a 40 grupos e identificamos 34 políticos donos de mídias. No Sul foram pesquisadas 58 cidades, com 824 veículos pertencentes a 29 grupos midiáticos. Localizamos 56 políticos donos de outorgas de radiodifusão e jornais. O estudo comparado desses mercados estimulou a superação de antagonismos, pois destacou as semelhanças e as diferenças existentes na mídia, e apontou uma extensa agenda de estudos para compreender a dimensão regional da mídia no Brasil

Visualizar anexo

Skip to content