Tipo Doutorado
Ano 2016
Orientador PROF.º DR.º MARCO ANTÔNIO ROXO DA SILVA
Título AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO DO PT COMO DISPOSITIVOS SIMBÓLICOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
Resumo O objetivo desta tese é investigar como a comunicação produzida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) constrói e monitora, simbolicamente, a sua representação política. O estudo analisa o sistema de mídias cruzadas da legenda, revelando suas políticas de comunicação, que podem ser importantes indicativos de como o Partido tornou-se uma das principais forças políticas do país, apesar dos desgates verificados nos últimos anos. Como recorte temporal de análise escolhemos o ano eleitoral de 2014, quando o PT conseguiu acionar todo o seu sistema de comunicação, em um momento único, investindo no contra-fluxo informativo para que suas perspectivas políticas enfrentassem as pautas negativas, produzidas por grandes conglomerados de comunicação e grupos oposicionistas, dividindo a opinião pública. A hipótese é o surgimento de um modelo de comunicação partidária, potencializado pelas inovações tecnológicas de informação, como um dispositivo para consolidar a identificação dos partidos, tecer laços de pertencimento com a sociedade civil, amenizar crises e escândalos políticos, construir e desconstruir imagens, dentre outros objetivos, que tornam o PT emblemático nestes estudos. Neste contexto, a sigla consegue antecipar um processo representativo, por meio de seu sistema de mídias cruzadas, estabelecendo e mantendo vínculos com filiados, militantes, movimentos sociais e setores representativos importantes da sociedade civil. Com isso, a legenda reitera um novo sentido de representação política, que não se baseia nas tradicionais discussões sobre autorização, delegação e accontabilitiy, mas na conquista subjetiva de afinidades, de forma paulatina e monitorada, através de seus diferentes canais de comunicação, que legitimam o Partido frente às demandas dos segmentos que diz representar, consolidando sua base partidária.