Título PARA ONDE VAI O HERÓI CÔMICO?: Estratégias de Construção da Trajetória do Herói no Serial Cômico Televisivo

Tipo Doutorado
Ano 2018
Orientador José Benjamim Picado Sousa e Silva

Resumo Este trabalho é o resultado de uma longa trajetória de pesquisa que visa entender as particularidades da relação entre o humor e os processos de serialização, relação esta que denominamos de serialização cômica. Após tentar decifrar as aspectos gerais da serialização cômica no universo das comic strips na dissertação que antecede esta tese, damos continuidade a esta pesquisa buscando agora compreender de que maneira é construída a trajetória do herói cômico em séries de humor não episódicas – formato ao qual podemos nos referir mais especificamente como serials cômicos televisivos – e como esta construção influencia na organização estrutural das séries. Nossa trajetória de pesquisa cruza então neste momento com as particularidades de um meio com o qual até então não tínhamos trabalhado a fundo: a televisão. A escolha pela análise de séries televisivas nesta nova etapa da pesquisa sobre as particularidades da serialização cômica se dão em função da riqueza de espécimes de ficções seriadas do gênero cômico neste meio e que não pode ser comparada em número ou variedade a outros – não ao menos no contexto de produção com o qual estamos trabalhando, o norte-americano. Este encontro com as particularidades da produção televisiva nos conduziu a um aprofundamento das peculiaridades da produção de séries televisivas atuais no contexto norte-americano com a declarada decadência das tradicionais comédias de situação episódicas – as populares sitcoms – em detrimento de novas séries cômicas com variados estilos de exploração do humor e tendências de serialização. Neste contexto, escolhemos a construção de personagens em séries cômicas mais serializadas – serials cômicos – como centro de nosso problema de pesquisa por acreditarmos que aqui reside uma ampla variedade de espécimes e classificações ainda pouco exploradas academicamente e que tem muito a oferecer ao enriquecimento da própria noção de serialização cômica. Para reconfigurar esta noção a partir de diferentes construções do herói cômico e de sua trajetória, propomos então uma extensa revisão bibliográfica sobre humor, narrativa cômica, serialização televisiva e construção de personagens ao longo de nossa trabalho, que pretende assim propor uma metodologia de análise capaz de dar conta da compreensão de aspectos estruturais dos chamados serials cômicos.