Tipo Doutorado
Ano 2013
Orientador PROF.º DR.º AFONSO DE ALBUQUERQUE
Título SMELLS LIKE TEEN SPIRIT: A consolidação do videoclipe como gênero áudio-visual
Resumo Partindo da perspectiva de que o videoclipe é um produto complexo, formado pela
apropriação e ressignificação de elementos das culturas audiovisual e da música popular
massiva, o objetivo deste trabalho é entender o surgimento e a consolidação do
videoclipe como gênero cultural. Para tanto, a tese tem em vista três eixos de análise: 1)
a formação do estado da arte do videoclipe, que o percebe apenas do ponto de vista
comercial – o videoclipe “venderia” músicas e a imagem de artistas – e do ponto de vista
da ruptura – o videoclipe representaria uma antítese audiovisual e seria um sintoma do
pós-moderno; 2) a consolidação do videoclipe a partir da criação da MTV nos Estados
Unidos, em 1981, que surgiu no contexto da ascensão da televisão por assinatura e, em
função disso, pôde concentrar-se em um público segmentado – o jovem – e em um
conteúdo específico, que estava ainda em processo de consolidação; 3) o
desenvolvimento das convenções estruturais do videoclipe, considerando que estas só se
instauraram inseridas em contextos socioculturais determinados. Esses fenômenos são
percebidos à luz de uma revisão crítica da bibliografia de referência existente sobre
videoclipe aliada a uma nova proposta de observação do objeto, pautada em um olhar
que considera simultaneamente as culturas musical e audiovisual. Para construção desse
novo olhar foi feita uma pesquisa empírica centrada em três objetos de estudo: todas as
matérias da revista Variety que tematizam o videoclipe publicadas entre 1981 e 1986; a
primeira programação da história da MTV, veiculada na madrugada de 1º de agosto de
1981; e todas as edições do Video Music Awards, o VMA, realizadas desde que o
prêmio foi criado, em 1984, até 2012, ano final de escrita desta tese. A pesquisa
concluiu que, longe de constituir um audiovisual de ruptura que visa exclusivamente à
venda, o videoclipe consolidou-se a partir de uma continuidade histórica marcada por
reconfigurações tecnológicas nos campos musical e audiovisual. Ele não apenas foi
resultado dessas mudanças como ajudou a solucionar diversos problemas enfrentados
por várias instâncias culturais nesse contexto, especialmente a indústria fonográfica, as
rádios FM, as jukeboxes e o vídeo doméstico.