barros.carla@uol.com.br
Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/2826493667924064
Mídia, Cultura e Produção de Sentido;
NEMACS – Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9327111871030687
CV resumido
Fez graduação em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Antropologia Social no Museu Nacional (UFRJ), extensão universitária em Antropologia na University College London (UCL), doutorado em Administração no Instituto COPPEAD (UFRJ) e pós-doutorado na University College London.
Interesses de orientação
2 – Análises de consumo, mobilidade e diferença social na “nova classe média” brasileira e em segmentos sociais emergentes nos BRICS.
3 – Estudos de cultura material, incluindo ambientes digitais.
4 – Análises etnográficas de produção, circulação e recepção de conteúdos midiáticos.
5 – Estudos de práticas comunicacionais e de consumo em grupos de baixa renda.
Projeto de pesquisa
“Mobilidade social, consumo e comunicação em países com viés hierarquizante”
O projeto consiste em um desdobramento da pesquisa de pós-doutoramento realizada nos anos de 2017 e 2018 na University College London (UCL), com apoio da Bolsa de Estágio Sênior da CAPES. O objetivo geral deste estudo é o de compreender de que modo mudanças atreladas à diminuição das desigualdades sócio-econômicas em países com viés hierarquizante como Brasil e Índia podem ser relacionadas a transformações de práticas midiáticas e de consumo junto a grupos “emergentes” das camadas pobres. Através de pesquisa de cunho etnográfico, pretende-se analisar de que modo construções identitárias vão se reconfigurando nesse contexto de mobilidade social em que a atenção também se desloca para aspectos como afiliação religiosa e usos de mídias digitais.
Publicacões
Da produção ao consumo: diversidade cultural nos usos coletivos de tecnologia entre grupos populares.
Revista Comunicação, Mídia e Consumo, v.12, n. 35, set-dez 2015, p. 129-148.
http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/1052/504
Adonay Ferreira Guerra. Mestrado. “O fenômeno das churchs: comunicação, consumo e elitismo no evangelicalismo carioca” (2020)
Aline Vieira da Silva. Mestrado. “Signos e construção de identidade através dos discursos de brasilidade das marcas de moda”. (2021)
Aline Mendes da Silva. Mestrado. “A difusão internacional da cultura pop japonesa por meio dos produtos audiovisuais e sua influência nas percepções sobre o país no século XXI”. (2022)
Ana Clara Dias Gualda Pereira. Mestrado. “Interseções entre ficção seriada e turismo: o consumo da experiência a partir dos universos das séries”. (2021)
Ana Clara Moreira e Vieira. Doutorado. “Mais mulheres loucas: a inclusão de mulheres na produção publicitária a partir de iniciativas de profissionais”. (2022)
Fernanda Cristina Cardoso Guedes. Doutorado: “#MuseuNacionalVive: memória, consumo e afetos mediados por um desastre patrimonial” (2020)
Nayara Amaral Araújo. Mestrado. “O sujeito indígena no ambiente virtual: um estudo da construção identitária indígena no Facebook” (2019)
Tadeu Carvão Ribeiro. Doutorado: “Essa marca me representa?”: uma análise do discurso publicitário e recepção de marcas ativistas na comunidade LGBTQA+’”. (2018)