Tipo Doutorado
Ano 2013
Orientador PROF.º DR.º JOÃO LUIZ VIEIRA
Título CARNAVALIZAÇÃO E ANTROPOFAGIA NO METACINEMA DE CARLOS REICHENBACH
Resumo Essa pesquisa analisa a carnavalização e a antropofagia na filmografia de Carlos
Reichenbach, em seus filmes do final dos anos 1960 até 1983, produzidos na Boca do
Lixo em São Paulo. O trabalho também estuda metalinguagem, anti-ilusionismo e
hipertextualidade como principais características de sua obra única e proeminente no
cinema brasileiro. Essa tese trabalha com campos conceituais e teóricos específicos para
analisar onze de seus longasmetragens, inclusive três em episódios. Os principais
autores utilizados como referências foram Roberto DaMatta, Mikhail Bakhtin, Oswald
de Andrade, Gérard Genette, Robert Stam, Margaret A. Rose, Tzvetan Todorov, Jairo
Ferreira e o próprio Carlos Reichenbach. O método empregado foi a revisão
bibliográfica, pesquisa de críticas, de documentos como press-releases, entrevistas,
materiais visuais como stills e publicidade encontrados em arquivos principalmente nos
setores de documentação e pesquisa da Cinemateca do MAM e Cinemateca Brasileira.
Revisando a fortuna crítica sobre Carlos Reichenbach e através da análise dos
paratextos fílmicos, essa tese tem com objetivo trazer novas luzes e hipóteses acerca do
trabalho desse influente cineasta.

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